apatia-como-lidar

Como lidar com a apatia na vida pessoal e profissional

Por: José Roberto Marques | Blog | 16 de outubro de 2020

A apatia é um estado de desinteresse, de falta de ânimo e empolgação. Uma pessoa pode se mostrar apática em relação à sua vida pessoal e profissional por diversos motivos diferentes, como ter sofrido uma desilusão, um problema de saúde, a falta de perspectivas, entre outros.

Ao longo deste artigo, falarei mais a respeito da apatia, suas principais causas e atitudes para superá-la. Continue acompanhando e obtenha informações de grande relevância para viver com mais entusiasmo e alegria.

Saiba como cultivar melhores relações pessoais e profissionais!
Baixe agora meu ebook “Tudo Sobre Coaching”! É um Presente!

Apatia na vida pessoal e profissional: quais são as possíveis causas?

Existem muitas situações que podem levar uma pessoa a demonstrar apatia em relação a uma área da sua vida, como a profissional, por exemplo, ou a tudo, como em casos de desânimo generalizado. Isso pode ocorrer por uma falta de perspectiva na carreira, uma decepção, perda, estilo de vida desregrado e questões ligadas à saúde.

Em se tratando especificamente da saúde, a apatia pode surgir como um sintoma da depressão e até de problemas de origem física que podem impactar diretamente a forma como um indivíduo de sente. Distúrbios da tireoide, tuberculose, meningite e Parkinson estão entre as doenças que possuem o desânimo como um de seus sintomas.

Também existem acontecimentos que podem comprometer o entusiasmo de uma pessoa. Ter um projeto profissional recusado, uma demissão, o término de um relacionamento amoroso, a perda de um ente querido estão entre as principais situações capazes de causar a apatia.

Entender o motivo por trás dessa sensação é extremamente importante para saber como lidar com ela. Existem situações em que é necessário buscar ajuda médica e outras em que mudanças de atitude e no estilo de vida são suficientes. De qualquer maneira, é preciso agir logo que perceber que o estado de apatia está se prolongando mais do que o normal.

7 Atitudes para vencer a apatia na vida pessoal e profissional

Independentemente do que esteja gerando o seu estado de apatia, as atitudes a seguir poderão te ajudar a superá-lo. Lembrando que nada substitui o acompanhamento médico nos casos em que o desânimo é causado por alguma condição de saúde.

1 – Descubra contra o que está lutando

Antes de mais nada, é preciso que você entenda contra o que está lutando, ou seja, o que está causando a sua apatia. É a partir desse agente causador que irá direcionar suas ações para resolvê-lo.

Este passo é, também, um exercício de autoconhecimento, pois, embora em muitos casos esteja claro o que está gerando esse sentimento, em outros não há uma causa aparente e é preciso mergulhar profundamente dentro de si mesmo para descobrir.

Você é feliz?

2 – Crie um planejamento para resolver os seus problemas

Depois de saber o que está causando sua apatia, chega o momento de criar um planejamento para resolver as questões que estão te afligindo. Independentemente de ser algo que possa ou não alterar, sempre terá a opção de escolher como irá agir.

Você não pode voltar no tempo e impedir a perda de um ente querido, por exemplo, mas pode encontrar maneiras de lidar com a situação de forma a vivenciar as etapas do luto até chegar à última, que é a aceitação.

3 – Organize a sua rotina

Sem uma rotina organizada, as chances de se deixar levar pela apatia e entrar em um círculo vicioso de desânimo são muito grandes. Nesse sentido, é fundamental que organize a sua agenda, assim, ao cumprir cada compromisso irá se motivar até chegar ao fim da lista. Adotar esse hábito é positivo também para ajudar você a se tornar uma pessoa mais produtiva, o que é ótimo para a carreira.

4 – Tenha sua saúde e bem-estar como prioridades

Corpo e mente estão totalmente conectados, por isso, se alimentar bem, praticar exercícios físicos regularmente, prezar pela qualidade do sono, ter momentos de relaxamento e descanso, também são medidas fundamentais para o bom desempenho profissional.

Tenha a sua saúde como prioridade, se cuide, visite seu médico e faça exames regularmente. Assim, conseguirá identificar rapidamente qualquer questão que possa vir a gerar a apatia, como as citadas anteriormente. Sua saúde é seu maior bem, é a base para a sua felicidade, desenvolvimento e sucesso, portanto, cuide dela.

5 – Faça coisas que sempre gostou de fazer

A apatia faz com que coisas que antes eram prazerosas percam a graça. Entretanto, se você se deixar levar por ela, irá entrar nesse ciclo e se afastar cada vez mais do que gosta. Por isso, evite esperar sentir vontade e faça um esforço para realizar essas atividades. Através desse pequeno empurrão poderá vencer esse obstáculo e voltar a fazer o que sempre gostou.

6 – Defina metas para a vida pessoal e profissional

Ter metas é extremamente motivador, pois permite que saiba exatamente por qual motivo está agindo, se dedicando e se esforçando. Você pode tanto definir metas diárias, incluindo pequenos objetivos, quanto outras mais grandiosas, com prazos mais longos, como semanas, meses ou um ano, por exemplo.

Apenas lembre-se de que essas metas precisam ser possíveis e estarem ligadas a coisas que você deseja realizar, sem pressões externas ou a necessidade de se encaixar em um grupo. Se os objetivos não estiverem relacionados à sua essência, são grandes as chances de que desista no meio do caminho, por isso precisam ser genuínos, porque é daí que virá a sua motivação para continuar.

7 – Cuide dos seus relacionamentos

Por fim, é importante que cuide dos seus relacionamentos, dos laços que possui com seus familiares, amigos, enfim, seus entes mais queridos. Essas pessoas ajudam a dar sentido à sua vida e podem te dar muita força em momentos delicados, atuando como grandes combatentes da apatia.

Tenha sempre em mente que as relações humanas são vivas e, por isso, precisam ser cuidadas e alimentadas. Mesmo que esteja vivendo uma fase mais atribulada da vida, com muito trabalho, encontre um tempo para estar com seus entes queridos e use a tecnologia para manter contato quando isso não for possível.

A melhor forma de lidar com a apatia pode ser encontrada através do autoconhecimento, pois é dentro de você que estão as respostas para superar esse sentimento e recuperar a energia e a alegria de viver.

Se este conteúdo te ajudou de alguma forma, aproveite para levá-lo adiante, compartilhando-o em suas redes sociais!

 

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: