O que você conhece sobre Ansiedade e Depressão? Muitas pessoas acreditam que sejam quadros opostos, mas na realidade, são distúrbios psicológicos capazes de coexistir em uma mesma pessoa.
Estudos comprovam que quase metade das pessoas diagnosticadas com Depressão, também acabam sendo diagnosticadas com algum tipo de Transtorno de Ansiedade, e o oposto também pode acontecer. Diagnósticos de Depressão podem passar para um quadro de Ansiedade em 2% dos casos e diagnósticos de Ansiedade podem passar para um quadro de Depressão em 24% dos casos. Como podemos observar, os casos são mais comuns do que se pode imaginar.
Para explicar melhor essa correlação, gostaria de falar rapidamente sobre o que são, e quais os sintomas mais comuns de cada distúrbio.
Ansiedade pode ser descrita como um sentimento causador de desconforto e apreensão (que pode surgir por um perigo real ou imaginário). Ela também impulsiona a pessoa a resolver determinadas situações que surgem no dia a dia, o que aumenta o grau de vigília e capacidade de agir e tomar decisões.
A Ansiedade se torna patológica, quando o indivíduo perde o controle sobre ela, e passa a ser dominado por sensações que trazem prejuízo ao seu bem-estar e desempenho diários. O indivíduo passa por exemplo, a ter dificuldade em lidar com situações que percebe como ameaçadoras.
Pessoas ansiosas geralmente sentem medos exagerados, dificuldade em relaxar, sensação constante de que algo ruim está para acontecer, falta de controle sobre seus pensamentos, fixação por seus problemas, fadiga, dificuldade de concentração, irritabilidade, insônia, entre outros.
Já a Depressão é um distúrbio emocional caracterizado por tristeza profunda e baixa autoestima. Pessoas depressivas apresentam alterações químicas no cérebro, onde a serotonina, noradrenalina e dopamina, substâncias que transmitem impulsos nervosos entre as células, passam a não ser produzidos de forma satisfatória.
Os sintomas da Depressão mais relatados geralmente são: apatia, falta de motivação, medos que antes não existiam, dificuldade de concentração, perda ou aumento de apetite, pessimismo, indecisão, insônia, sensação de vazio, irritabilidade, raciocínio mais lento, esquecimento, ansiedade, angústia, entre outros.
Observando os sintomas dos dois distúrbios, podemos perceber que há similaridade entre vários deles, como por exemplo, medo, irritabilidade, dificuldade de concentração, entre outros.
Podemos observar que há muitos sintomas similares entre a depressão e a ansiedade, como por exemplo, os medos, dificuldade de concentração, insegurança, irritabilidade, entre outros. O que é importante ressaltar é que ambos são doenças e devem ser diagnosticadas e tratadas corretamente por profissionais especializados.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou no ano de 2018, que o Brasil possui cerca de 18 milhões de pessoas com Transtornos de Ansiedade, ou seja, cerca de 9,3% da população sofre com os sintomas descritos anteriormente. Descreveu ainda que cerca de 11,5 milhões de pessoas estão sofrendo com Depressão, isso é um total de 5,8% da população.
Como saber então se fazemos parte dessa parcela da população? Como saber se temos um ou outro tipo de distúrbio, ou os dois?
O primeiro passo é se perceber e observar com que frequência e em quais situações você sente algum desses sintomas se manifestando. Se fizer sentido para você, anote tudo o que sente, no momento em que está sentindo. Pense sobre a sua capacidade de resolver esse problema, ou eliminar esse sentimento por si só. Respire profunda e verdadeiramente, encha seus pulmões de ar, e à medida em que ele vai saindo pelo seu nariz, pense “preciso realmente de ajuda?”. Se a resposta for “sim”, busque um especialista e relate a ele sobre a forma como vem se sentindo.
Existem estudos que mostram que a Ansiedade e a Depressão podem coexistir em uma mesma pessoa, caso a Ansiedade não seja devidamente diagnosticada e/ou tratada. Acredita-se que a Ansiedade precede a Depressão, e estima-se que pelo menos metade dos pacientes com Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG), em algum momento acabará desenvolvendo o Transtorno Depressivo Maior (TDM).
Em alguns casos, o Estresse pode ser o ponto inicial de todo o problema. Por exemplo, uma pessoa estressada, que não se cuida, pode desenvolver uma Ansiedade patológica que pode evoluir para uma Depressão.
Isso acontece porque O Estresse e a Ansiedade são muito mais do que um simples nervosismo ou preocupação. Na grande maioria dos casos, o indivíduo se torna incapaz de fazer a vida “caminhar para frente”. Ele fica estagnado, preso a uma situação que, em sua visão, é extremamente difícil de solucionar, e então os sintomas de Depressão começam a rapidamente se manifestar.
E qual o caminho então para vencer esses transtornos?
O principal tratamento consiste em terapias e soluções medicamentosas que deverão ser recomendados e prescritos por um profissional especializado. Além disso, exercícios podem ajudar tanto no tratamento da Depressão quanto Transtornos de Ansiedade.
Ao se exercitar, o corpo libera substâncias químicas, que fazem com que você se sinta bem e relaxado. 10 minutos de caminhada diariamente já pode ser o suficiente para que uma pessoa estressada, ansiosa ou depressiva se sinta melhor.
Outra forma de tratamento que pode ser aderida por aqueles que não se sentem motivados a praticar exercícios, são técnicas de Relaxamento, como Meditação e prática de Atenção Plena.
Seja qual for o método escolhido, o importante é sempre buscar ajuda profissional. A saúde mental é tão importante quanto a saúde física. Portanto, fique atento aos sinais. Observe principalmente o seu nível de stress diário, que como vimos, pode evoluir para a Ansiedade, a Depressão ou para as duas. Cuide de seu corpo e de sua mente. Eles são seu bem mais valioso.
 
Copyright:  394938358 – https://www.shutterstock.com/pt/g/photographeeeu