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Amizade no trabalho – Pontos positivos e negativos

Por: José Roberto Marques | Blog

G-stockstudio/Shutterstock Conheça os prós e contras de ter amizades no trabalho

 

Ter amigos, com certeza, é uma dádiva em nossa existência. Sua simples presença ameniza, empodera, alegra e conforta. Com eles nos sentimos mais fortes, vencemos nossos medos, cuidamos uns dos outros, rimos, choramos e compartilhamos os melhores momentos de nossa vida. Entretanto, quando o assunto é amizade no trabalho, esse tema ainda divide muito as opiniões.

Para alguns profissionais, é muito importante ter na empresa colegas que também são seus amigos. Porém, para outros, as relações devem ser restritas e, para estes, até mesmo a indicação de amigos, para vagas de empregos, é incabível. E você, qual a sua opinião sobre esse assunto?

Para ajudar você a entender melhor tudo que envolve esta questão, iremos falar sobre os prós e contras da amizade no trabalho. São informações que te ajudarão a formar melhor sua posição em relação a essa discussão, acompanhe!

Pontos positivos da amizade no trabalho

Se as amizades no trabalho forem levadas com seriedade, respeito e leveza é possível obter os benefícios que se pode obter são:

  • Poder contar com pessoas de confiança e leais;
  • Competitividade positiva na realização das tarefas;
  • Melhoria na comunicação e relações interpessoais;
  • Possibilidade de construir uma boa rede de contatos;
  • Ter feedbacks mais realistas em relação ao seu trabalho;
  • Melhoria do ambiente de trabalho, tornando-o mais amistoso.

Pontos negativos da amizade no trabalho

Por outro lado, quando as pessoas envolvidas não conseguem levar as amizades no trabalho de forma equilibrada, os problemas que podem surgir são:

  • Propagação de fofocas e boatos;
  • Excesso de conversas fora de hora;
  • Levar problemas pessoais para a empresa;
  • Encobrir erros e falhas por conta da amizade;
  • Criar “panelinhas” e isolar os demais colegas;
  • Misturar a vida pessoal e profissional no ambiente de trabalho.

Veja que os problemas não são culpa da amizade em si e sim das pessoas envolvidas. Por isso, não podemos dizer que a amizade no trabalho seja ruim, afinal, indivíduos que têm esse tipo de comportamento o terão independentemente de ter amigos no local.

Como encontrar o equilíbrio?

Passamos grande parte do tempo em nosso ambiente de trabalho e, inevitavelmente, todos nós temos que nos relacionar com nossos colegas de empresa. Seja com os profissionais do nosso departamento ou ainda os de outros setores, de uma forma ou de outra, teremos algum contato com eles.

Por isso, quanto melhores forem as relações interpessoais, melhor também será a comunicação, o clima organizacional e os resultados obtidos pelo time. O ideal é sempre buscar manter uma postura profissional e, mesmo que tenha amizades no trabalho, saber separar as coisas.

Você é feliz?

Na prática, isso significa evitar levar problemas pessoais para a empresa e não fazer comentários de foro íntimo nesse ambiente. Ser ético, honesto e imparcial também é muito importante. Por isso, nada de tentar encobrir os erros de seus amigos, seja sempre justo em qualquer situação.

Evite, ainda, fazer comentários sobre assuntos confidenciais e alimentar fofocas e panelinhas. Busque sempre resolver problemas entre vocês, fora da empresa e deixe bem clara sua posição, tanto dentro como fora dela. Lembre-se: é melhor não misturar as coisas!

7 Dicas para manter amizades no trabalho de forma positiva

Ter amigos é muito bom e no trabalho ajudam a deixar a rotina mais leve. Porém, sabemos que amizades acontecem de forma natural, não dá para se tornar amigo de alguém sem que ele queira. De qualquer maneira, é possível manter relacionamentos cordiais que podem vir a se tornarem amizades com o tempo. Confira algumas dicas para conseguir isso.

1. Trate a todos de forma cordial

Antes de mais nada, lembre-se de sempre tratar a todos de forma cordial, seja no trabalho ou em qualquer outro lugar. Faça isso mesmo com aqueles colegas com os quais não tem tanta simpatia, pois essa demonstração de cordialidade da sua parte pode fazer com que eles mudem contigo e a relação se transforme.

2. Jamais leve adiante algum comentário maldoso que ouvir

Em locais onde várias pessoas convivem, é natural que uns façam comentários sobre os outros. Se isso acontecer perto de você, ignore e siga adiante. Mesmo que a pessoa citada seja alguém que goste, não conte a ela. Pense bem, se não for algo que possa prejudicá-la de fato, servirá apenas para que se chateie. Prefira ser aquele que interrompe o caminho da fofoca e não a leva adiante.

3. Seja útil no ambiente de trabalho

Uma boa equipe de trabalho é aquela que se comporta como um verdadeiro time, compartilhando os desafios e as conquistas. Dessa maneira, procure ser útil para os colegas, oferecendo ajuda sempre que possível. Lembrando que a ideia não é ser capacho dos outros e fazer coisas para ser querido e sim ter o prazer de contribuir e ser útil.

4. Demonstre interesse pelas pessoas

Hoje em dia, nem todas as pessoas demonstram interesse umas pelas outras. Várias ficam tão centradas em si mesmas, seu celulares e obrigações que se esquecem de olham além. Evite ser assim e dedique sua atenção para os colegas, ouvindo-os na essência e fazendo perguntas que demonstrem isso.

Por exemplo, um colega disse que estava com um familiar hospitalizado na sexta-feira. Na segunda, ao chegar no trabalho, pergunte como a pessoa está, cite nomes, esses detalhes fazem toda a diferença e ajudam a criar conexões.

5. Identifique pontos em comum com os colegas

As amizades geralmente surgem através de afinidades, mesmo amigos que são muito diferentes possuem certos pontos em comum. Então, se a ideia é estreitar laços, identifique pontos em comum que tem com os seus colegas.

Pode ser um gênero musical ou de filme, um time de futebol, o fato de terem sido criados na mesma região da cidade, entre outros aspectos. Esse é um início interessante para relacionamentos positivos e que tornarão o dia a dia de trabalho mais leve.

6. Reconheça seus erros e peça desculpas

Por mais que tente ser o melhor colega possível, pode acontecer de cometer algum erro. Nesse caso, o melhor que pode fazer é reconhecer, pedir desculpas e se esforçar para resolver ou, pelo menos, reduzir os danos causados.

Faça a sua parte e dê espaço para que a pessoa atingida aceite ou não suas desculpas. Muitos precisam de tempo para digerirem, dependendo do que aconteceu, respeite isso. Lembre-se, também, de evitar ficar se culpando, pois, agindo da forma que sugerimos, já estará fazendo tudo o que está ao seu alcance.

7. Seja uma pessoa positiva

Por fim, seja uma pessoa positiva, do tipo que mantém o foco na solução em vez do problema e que incentiva os colegas em vez de colocá-los para baixo. Assim, será uma boa companhia para os outros e para si mesmo, afinal, a negatividade é extremamente danosa, podendo comprometer o bem-estar e até a saúde.

E aí, qual a sua opinião sobre amizades no trabalho? Tem alguma experiência positiva a compartilhar? Comente abaixo e aproveite para enviar este conteúdo para os seus amigos!

Imagem: Por fizkes

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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