A amizade é um dos sentimentos mais nobres que existem. Consiste em um grande apreço que duas pessoas sentem uma pela outra, mas que é diferente do amor romântico. Os amigos se gostam como se fossem irmãos, querem sempre proteger uns aos outros e dividem alegrias e tristezas, sem considerar o gênero. Contudo, a amizade entre homem e mulher ainda é alvo de preconceito, pois muitos acreditam que seja impossível que pessoas do sexo oposto se relacionem sem se envolver amorosamente.

Você acha que vale a pena limitar as possibilidades de ter amigos que agreguem em sua vida com base em um tabu tão antigo? Através dessa reflexão, te convido a continuar a leitura deste artigo para entender melhor o sentimento de amizade e tirar as suas próprias conclusões.

Construa relações cada vez melhores e mais saudáveis!
Clique aqui e acesse meu desafio “Detox da Mente”!

A Amizade Entre Homem e Mulher é Possível?

Acredito que o tabu que muitas pessoas tenham em relação à amizade entre homem e mulher seja oriundo do passado, em que as meninas eram orientadas, desde cedo, a não se aproximarem dos meninos. A aproximação deveria acontecer apenas quando ambos estivessem em idade de se casar. Com isso, eles não tinham a oportunidades de se conhecerem para desenvolver uma amizade, pois o foco estava no casamento.

Hoje em dia, locais que eram considerados masculinos, como bares, ou femininos, como salões de beleza, se tornaram unissex. A separação de meninas e meninos não existe mais, seja nas escolas ou em qualquer outro ambiente. Então, a amizade ganhou espaço e deixou de ser algo segregado em relação aos gêneros.

Existem conexões que se transformam em amor e dão origem a relacionamentos amorosos, mas essa não é a regra. O amor pode acontecer com qualquer pessoa, em qualquer lugar, assim como a empatia que dá início a uma amizade. São coisas naturais e que fazem parte da vida, uma parte muito agradável e especial, diga-se de passagem. Somos muito mais felizes quando podemos compartilhar momentos com pessoas queridas.

Benefícios da Amizade Entre Homem e Mulher

PSC

Ter amigos verdadeiros, independente do gênero, é sempre muito bom. Entretanto, cada tipo de relação tem suas características especiais e, quando se trata da amizade entre homens e mulheres, os benefícios são muitos.

Uma Visão Diferente Sobre as Coisas

Embora cada indivíduo seja único, as questões biológicas têm certa influência sobre a visão que as pessoas têm sobre diversos assuntos. Em se tratando de relacionamentos, por exemplo, mulheres costumam pensar diferente de homens, não é uma regra, mas é o que costuma acontecer. Com isso, ao ter um amigo do sexo oposto, é possível obter conselhos sob um novo ponto de vista, o que pode ser muito agregador e trazer reflexão.

Intercâmbio no Universo do Sexo Oposto

Homens e mulheres convivem lado a lado, mas é por meio de uma amizade que se torna possível conhecer melhor o universo do sexo oposto. Os passeios e as conversas serão como um verdadeiro intercâmbio, dando a oportunidade de um conhecer melhor as ideias e os costumes do outro. Essa troca de experiências pode ser muito positiva para ser aplicada em um relacionamento amoroso, por exemplo, pois você saberá um pouco mais a respeito do universo feminino ou masculino.

Equilíbrio Para as Ideias

Homens e mulheres podem dar conselhos valiosos para amigos do sexo oposto. Enquanto eles podem proporcionar uma visão mais prática e direta a respeito das coisas, elas podem ajudá-los a enxergar melhor os detalhes, que são tão importantes quanto o todo. Com isso, pode-se dizer que a amizade entre homem e mulher é capaz de proporcionar mais equilíbrio, respeito, compreensão e empatia aos indivíduos, o que é sempre muito positivo.

Amizade Sem Vaidade ou Competição

De uma forma geral, mulheres e homens são bastante competitivos entre si. Entretanto, quando estão com indivíduos do sexo oposto, esses sentimentos caem por terra, já que os homens não se importam tanto com a aparência das amigas e as mulheres não estão interessadas em competir com seus amigos. Essa relação despretensiosa pode ser libertadora para todos os lados, que poderão levar isso para as amizades que possuem com indivíduos do mesmo gênero.

Manter bons relacionamentos é um fator importante para a felicidade
Acesse nosso Termômetro e descubra como anda sua Felicidade!

Cuidados Importantes a Serem Tomado em Relação à Amizade Entre Homem e Mulher

A amizade entre homem e mulher pode ser muito positiva e agregar de forma significativa para a vida de uma pessoa. Contudo, é fundamental que os dois estejam na mesma sintonia, ou seja, tenham apenas a intenção de serem amigos, nada, além disso. Digo isso porque embora devamos estar abertos às possibilidades, quando um indivíduo desenvolve um sentimento amoroso em relação ao amigo (a) e não é correspondido, dificilmente a amizade conseguirá sobreviver.

Se você tem uma amizade com alguém do sexo oposto, aconselho que os dois deixem bem claras quais são as suas intenções, para evitar que alguém se magoe ou crie expectativas que estejam além da realidade. Lembre-se que a sinceridade é o ingrediente principal de uma relação positiva e de parceria. Caso venha a se apaixonar, abra o jogo, pois sufocar seu sentimento apenas servirá para torná-lo mais forte.

Outro ponto importante é que os dois precisam estar preparados para aceitar as diferenças. As mulheres, por exemplo, devem evitar se chatear com a objetividade dos homens, que costumam dizer o que pensam sem fazer rodeios. Eles, por sua vez, precisam entender também a natureza feminina, com seus momentos sensíveis ou de irritação e também sua forma de se comunicar. Então, a compreensão deve ser presença constante na amizade para que seja uma relação saudável.

A Importância de Valorizar a Amizade

Por fim, aproveito para falar a respeito da importância da amizade, independente do gênero. Ter amigos com quem dividir as alegrias, angústias, inseguranças e vitórias é um verdadeiro presente que deve ser valorizado. Mesmo com a correria do cotidiano, procure sempre passar bons momentos com os amigos e, também, apoiá-los nas horas difíceis. Se tiver algum que está distante e não vê há tempos, ligue, envie uma mensagem, sempre é tempo de se reaproximar e estreitar os laços.

Lembre-se sempre que os amigos são seres de luz que tornam a nossa vida mais leve e feliz. Eles nos dão a oportunidade de nos transformarmos em seres humanos melhores e mais preocupados com o próximo. Valorize a dádiva da amizade e seja sempre um bom amigo!

Copyright: 123384016 – https://www.shutterstock.com/pt/g/toranico