Especialistas de todo o mundo têm ressaltado a importância do isolamento social para conter a disseminação do coronavírus (COVID-19). Esse é um desafio muito grande em vários sentidos, especialmente por conta do distanciamento das pessoas com seus familiares e amigos. Contudo, se essa é a única maneira de evitar que o vírus se espalhe, precisamos buscar alternativas para manter os laços fortalecidos durante o período que estamos vivendo.

Distanciamento social não deve ser sinônimo de falta de afeto

O ser humano tem necessidade de afeto, de fazer parte de um grupo, de demonstrar e receber amor. Grande parte das formas de realizar essa troca envolve a presença física, mas isso não significa que seja impossível manter relações à distância, principalmente porque, atualmente, manter-se afastado também é uma forma de cuidar e demonstrar consideração pelos entes queridos.

Dados da COVID pelo mundo mostram que o vírus costuma ser mais severo entre pessoas acima de 60 anos que sejam portadores de doenças crônicas, como diabetes, asma e hipertensão. Então, hoje, ao manter-se afastado fisicamente de pessoas que têm essas características, está cuidando delas. Essa medida também deve ser adotada em relação à indivíduos de todas as idades, pois, quanto menos contato, menores os riscos de contaminação.

Mas, será que é possível se relacionar mesmo com o distanciamento? A resposta é sim, porque somos privilegiados e vivemos em uma época em que a comunicação com qualquer pessoa do mundo está, literalmente, na palma das nossas mãos. Hoje, dá para enviar mensagens de texto e de voz, fazer ligações e videoconferências, tudo isso sem sair de casa, usando apenas um celular, tablet ou computador e uma conexão com a internet.

Em vez de se lamentar por estar longe das pessoas que ama, encontre maneiras de se adaptar à realidade atual. Então, quando tudo isso passar, e vai passar, dará ainda mais valor a um abraço, uma conversa olho no olho, enfim, a todos os momentos que passar ao lado de todos aqueles que são especiais para você.

7 Maneiras de se relacionar durante o período de distanciamento social

Seus relacionamentos não precisam ser deixados de lado apenas porque não pode estar na presença das pessoas que ama. Veja, a seguir, sete formas de manter o contato, fortalecer os laços e demonstrar seu carinho e cuidado à distância.

1 – Fazer happy hour com os amigos à distância

PSC

Se você tinha o hábito de se reunir com os colegas de trabalho às sextas-feiras e ir a um barzinho para relaxar e jogar conversa fora, continue fazendo, mas de maneira diferente. Prepare seu lanche e sua bebida, sente-se à mesa e faça uma chamada de vídeo com eles. É fato que a experiência será bem diferente do que costumava ser, porém, também pode ser muito agradável. Vocês irão conversar, rir, se divertir e tirar um pouco o foco das preocupações, o que é muito bom.

2 – Assistir filmes e séries usando a opção de chat para comentar com outra pessoa

Mesmo que não dê para se encontrar com outras pessoas para assistir um filme ou série, é possível utilizar recursos tecnológicos para que conversem através de um chat, enquanto cada um assiste da sua casa. Existe uma extensão para o navegador Google Chrome, chamada Netflix Party, que faz exatamente isso, sincroniza a exibição do vídeo dos usuários conectados e permite que o vejam juntos remotamente.

3 – Escrever mensagens mais longas, assim como eram as cartas

Nunca na história, a comunicação foi tão rápida, em segundos conseguimos enviar uma mensagem para qualquer lugar do mundo. Essa rapidez fez com as mensagens também se tornassem mais curtas e objetivas, o que é muito bom para o dia a dia, mas pode acabar distanciando as pessoas. Então, que tal aproveitar o tempo livre em casa para escrever cartas para seus entes queridos, com um conteúdo mais profundo? Você pode escrevê-las à mão, fotografar e enviar pela internet ou digitar direto no celular ou computador.

4 – Fazer videoconferências com os familiares

As videoconferências permitem que várias pessoas conversem simultaneamente, se vejam através da tela do celular ou computador e ouçam as vozes umas das outras, o que é ótimo para matar as saudades. Esse recurso pode servir para simular almoços em família com cada um fazendo a refeição da sua casa, comemorar alguma data especial ou apenas colocar o papo em dia. Por mais que não substitua a presença física, é um meio de se adaptar enquanto as coisas não voltam ao normal.

5 – Se divertir com os amigos em jogos online

Assim como é possível assistir filmes remotamente com amigos, também dá para se divertir com jogos online. Existem algumas opções que têm se popularizado durante o período de isolamento social, como Uno, Stop, Gartic, entre outros. O primeiro e o segundo já são velhos conhecidos, o terceiro, apesar do nome diferente, também tem uma dinâmica que é popular, criar desenhos para que outros participantes descubram o que é. Reúna sua turma de amigos na internet e passem bons momentos juntos jogando!

6 – Manter conexões com vizinhos à distância

Mesmo com a recomendação de distanciamento social, você pode manter a conexão com seus vizinhos, conversando e acenando através de janelas e sacadas. É uma forma de suprir a necessidade de ver pessoas e interagir com elas sem desrespeitar as medidas de segurança recomendadas pela OMS – Organização Mundial da Saúde. Muitas pessoas têm feito isso ao redor do mundo, inclusive, tocando instrumentos musicais para levar alegria para a vizinhança.

7 – Usar aplicativos para conhecer pessoas novas

Os avanços da tecnologia influenciaram muita coisa na sociedade, incluindo a forma de conhecer pessoas para possíveis relacionamentos amorosos, o que atualmente pode ser feito através de aplicativos. Se está em busca de conhecer alguém especial para, quem sabe, viver um romance, experimente usar esses recursos, mas, claro, tomando todos os cuidados necessários para não expor detalhes pessoais para estranhos e nem agendar encontros presenciais agora.

Como se pode ver, existem sim maneiras de se relacionar em tempos de distanciamento. Por mais que não substituam o calor humano presente em um abraço e em uma conversa olho no olho, são formas de manter as conexões vivas. Além disso, trata-se de algo provisório. Como bem disse o Dr. Dráuzio Varella, não existe na história da medicina nenhuma pandemia que não tenha passado. Portanto, tenha paciência e confie que isso tudo irá passar.

Aproveite para levar este conteúdo adiante, compartilhando-o com seus amigos e familiares!

 

Fontes:

https://canaltech.com.br/entretenimento/assista-a-filmes-com-os-seus-amigos-em-tempo-real-com-o-netflix-party/

https://www.techtudo.com.br/listas/2020/03/gartic-uno-stop-e-mais-oito-jogos-que-sao-mania-durante-quarentena.ghtml

Copyright: 1676998309 – https://www.shutterstock.com/pt/g/rido