Você sabia que ajudar pessoas pode ser tão benéfico para aquele que recebeu o auxílio como para quem oferece o apoio? Além de ser algo reconhecido como socialmente positivo, ser prestativo para alguém pode fortalecer o sentimento de comunidade e ainda gerar estímulos de felicidade no organismo. Entenda melhor como fazer o bem para os demais pode se refletir em algo bom para você.

Por que ajudar pessoas é positivo?

Antes de mais nada, devo esclarecer que a ajuda, nesse contexto, pode se referir a atitudes pequenas ou grandes, planejadas ou não, pontuais ou frequentes, para conhecidos ou estranhos. Outro ponto relevante de mencionar é que ajudar o próximo não se refere somente à doações financeiras, o seu tempo, uma palavra, um gesto ou somente um sorriso gentil já podem se configurar como atitudes de auxílio.

De acordo com pesquisas científicas, ajudar os outros é importante para criar e aumentar o sentimento de felicidade e os níveis de satisfação pessoal. O indivíduo passa a ter mais um senso de sentido para a sua existência, além de apresentar redução do estresse e melhora do seu humor. Contribui, também, para desviar os pensamentos de problemas pessoais. Ser gentil com as pessoas que o cercam, fortalece a sensação de comunidade e de pertencimento.

Quer descobrir qual grau da sua felicidade?
Clique aqui e acesse o “Termômetro da Felicidade”!

Gentileza realmente gera gentileza

A frase que tem sido muito utilizada nos últimos tempos, que diz que gentileza gera gentileza, está absolutamente certa. Ao observar alguém sendo gentil com outra pessoa, temos o impulso de fazer o mesmo. Do mesmo modo que, quando alguém é gentil conosco, tendemos a desejar retribuir aquela ação, dando início a um grande círculo virtuoso.

Se cada indivíduo ajudar alguém próximo, será possível formar uma poderosa rede de satisfação pessoal e coletiva na sociedade, o que certamente contribuirá para a construção de um mundo melhor para todos. Vale dizer, ainda, que quanto mais se ajuda ao próximo, mais se aumenta o nível de felicidade e, consequentemente, mais se quer ajudar, é um ciclo do bem.

Conheça 5 benefícios de ajudar pessoas

PSC

Para te convencer definitivamente sobre o quanto ajudar é positivo, elaborei uma lista com os principais benefícios que um indivíduo tem ao oferecer qualquer tipo de auxílio para aqueles que o cercam. Leia cada um dos itens com atenção e perceba o quanto fazer o bem é fantástico!

1 – Gentileza gera felicidade

Ajudar outras pessoas é uma forma de intensificar o seu sentimento individual de felicidade, inclusive, já há comprovação científica desse fato. Os estudos que chegaram a essa conclusão observaram que indivíduos que faziam doações financeiras ou dedicavam uma parte do tempo para outras pessoas, se sentiam muito mais satisfeitos e felizes do que aqueles que estavam focados apenas em fazer coisas para si mesmos.

2 – Doar gera bem-estar

Mais um benefício obtido por ajudar pessoas e que é cientificamente comprovado. Um estudo verificou que as pessoas que faziam doações tinham uma maior sensação de bem-estar em comparação com aquelas que não faziam. A diferença estava na liberação de endorfina que acontecia ativamente nos doadores. Em curto e médio prazo, aquelas que ajudavam os demais, reduziram sua sensação de estresse e apresentavam a saúde fortalecida.

A ciência desmistificou a máxima que dizia que as pessoas só tendiam a ajudar os outros se recebessem algo em troca. O que se verificou é que, quando um indivíduo faz uma doação anônima, ativa no cérebro as mesmas áreas que seriam ativadas se estivesse usufruindo aqueles recursos consigo mesmo. Basicamente, ao fazer uma contribuição, a pessoa tem o centro de recompensa do seu cérebro ativado, o que faz com que se sinta muito bem.

3 – Redução de sintomas de depressão e ansiedade

Nos estudos científicos a respeito do que acontece no cérebro de alguém que ajuda outras pessoas, foi possível perceber que doar (seja tempo ou dinheiro) tinha um efeito mais positivo no estabelecimento de esperança do que receber algo. Os voluntários desses estudos apresentaram redução de sintomas de ansiedade e depressão. Ao se dedicar a ajudar outra pessoa é possível se desligar dos seus próprios problemas, além de passar a dar mais valor ao que se tem.

4 – Longevidade

Outro benefício que foi associado a ajudar pessoas é o aumento da longevidade. Ao analisar o perfil de indivíduos mais velhos, foi possível perceber que quem tinha como um hábito recorrente ajudar o próximo, geralmente aumentava a sua expectativa de vida. Ressalto, novamente, que o auxílio em questão pode ser oferecido para conhecidos ou desconhecidos, é o ato de ajudar que promove o bem-estar e não o tipo de relação que se tem. Algo curioso é que o contrário, ou seja, receber ajuda, parece não ter contribuído em nada com a longevidade.

5 – Melhora da Autoestima

Realizar trabalhos voluntários ou simplesmente se mostrar gentil com aqueles que precisam de ajuda contribui significativamente para ter uma autoestima mais elevada. O indivíduo reconhece que tem habilidade para fazer algo que ultrapassa os limites de si mesmo e que tem capacidade de fazer a diferença no mundo. Quando uma pessoa identifica em si o atributo de fazer algo para os outros, entende que possui um grande valor para a sociedade em que está inserido.

Descubra em quais áreas da sua vida você é mais feliz!
Acesse Gratuitamente o “Termômetro da Felicidade”!

Formas simples de ajudar pessoas

Como disse ao longo do artigo, existem muitas maneiras simples de ajudar pessoas. Porém, muitas vezes, com a correria do dia a dia, deixamos de identificar essas pequenas oportunidades de fazer o bem. Veja, a seguir, alguns exemplos para se inspirar.

  • Oferecer uma carona para colegas de trabalho que morem na mesma região da cidade que você;
  • Levar um bolo ou outro alimento para um ente querido que esteja em repouso por alguma questão de saúde;
  • Fazer parte de um projeto social como voluntário;
  • Doar um agasalho a um morador de rua;
  • Visitar um asilo e conversar com os idosos, demonstrando verdadeiro interesse em ouvi-los;
  • Ceder a vez em uma fila para uma pessoa que tem urgência em ser atendido;
  •  Ser paciente com um atendente que esteja em seu primeiro dia de trabalho.

Vou como é simples fazer o bem? E você, tem o hábito de ajudar pessoas em seu dia a dia? Compartilhe abaixo as ações que costuma realizar e sirva de inspiração para todos aqueles que acessarem este artigo!

 

Copyright:  150773027 – https://www.shutterstock.com/pt/g/lighthunter