afinidade

Afinidade – O Que é e Por Que Ela é Tão Importante?

Por: José Roberto Marques | Blog | 13 de março de 2018

No passado, os casais que mais se davam bem eram aqueles em que um tinha características inexistentes no outro, como peças de um quebra-cabeça que se completam. Nesse sentido, o homem e a mulher tinham funções diferentes dentro do relacionamento e assim funcionava esse modelo de relacionamento. Contudo, com a conquista dos direitos femininos, a afinidade passou a ser mais valorizada, já que se tornou comum que tanto mulheres quanto homens trabalhem, tenha sua própria fonte de renda, façam tarefas domésticas e desfrutem dos mesmos tipos de lazer.

As pessoas não precisam ser exatamente iguais em ideias e comportamentos para se darem bem, mas claro, é importante que estejam em sintonia com seus pensamentos e valores e que tenham afinidades, de modo que a convivência entre elas seja mais pacífica, respeitosa e agradável. Isso vale também para amizades, relações profissionais, financeiras e sociais. Embora as diferenças também nos ensinem muito sobre tolerância e a capacidade de aprender com o outro, de fato indivíduos semelhantes costumam se unir de forma natural, o que resulta em relacionamentos duradouros e construtivos para ambas as partes.

O Que é Afinidade?

A palavra afinidade é derivada do latim: afins, e significa semelhante, ou seja, pessoas que possuem semelhanças e, assim, se unem, formando um vínculo. Para entender melhor, observe o seu círculo de amigos e identifique as semelhanças que possuem. Por mais que cada um tenha o seu perfil e padrão de comportamento, com certeza, algum tipo de afinidades vocês têm. Pessoas mais caseiras, por exemplo, costumam ser unir a outras que também são mais tranquilas, já aqueles que gostam de ambientes agitados geralmente se aproximam daqueles que gostam também de ambientes e programas assim.

Alguns acreditam que, quando se trata de amor, os opostos se atraem, a verdade é que não há uma regra e realmente isso pode acontecer, inclusive é bastante comum. Entretanto, é fato que as afinidades costumam unir mais do que as diferenças, principalmente quando se trata de relações duradouras. Quando um casal estiver velhinho, por exemplo, o que irá lhes manter unidos serão os seus pontos em comum e a capacidade de superar as diferenças e seguir juntos.

Por Que a Afinidade é Importante?

Quando se fala a respeito de afinidade, a primeira coisa que nos vêm à mente são os relacionamentos amorosos. Contudo, ela é importante em uma série de outras situações, que envolvem tanto a vida pessoal quanto profissional. A afinidade em relação aos valores morais, por exemplo, é essencial em qualquer tipo de relação humana, pois evita conflitos e desentendimentos.

Um empreendedor que deseja encontrar um sócio irá precisar de alguém que tenha uma mentalidade semelhante a sua, para que juntos possam reunir os seus esforços e ideias a fim de tomar decisões alinhadas em relação ao negócio. Eles não precisam ser exatamente iguais, até porque as diferenças têm muito a acrescentar, mas é necessário que tenham uma linha de pensamento parecida, para que não entrem em conflito e coloquem tudo a perder.

O mesmo vale para equipes de trabalhos acadêmicos, associações que realizam trabalhos voluntários, famílias, enfim, qualquer tipo de situação que envolva decisões em grupo. As discussões com opiniões diferentes são sempre válidas e podem agregar e ensinar muito a todos os envolvidos, contudo, quando as divergências se tornam maiores do que as afinidades, pode ser bastante desafiador e desgastante chegar a um consenso e manter a união.

A Afinidade em Relação às Escolhas da Vida

Além da afinidade em relação às pessoas, é necessário tê-la também quando se trata de escolhas da vida, como ao decidir qual profissão seguir, por exemplo. Optar por um curso apenas porque está em alta no mercado ou porque sua família quer não é uma opção muito positiva, afinal será a atividade a qual irá se dedicar uma grande parte da sua vida, por isso ter uma conexão verdadeira com a área é essencial. Por mais que ganhar dinheiro seja muito bom, e não há erro nenhum em pensar assim, apenas ele não será capaz de te proporcionar toda a satisfação necessária para que seja completamente feliz.

O mesmo vale para decisões em relação à abertura de um negócio. Ter um interesse genuíno pelo segmento em questão é uma condição de grande importância para que se obtenha sucesso. Essa afinidade é um ingrediente fundamental para se alimentar a paixão pelo que faz, o que gera motivação e estímulo para que se torne um profissional cada vez melhor. Neste sentido, famosa citação de Confúcio, que sugere que se deve escolher um trabalho que se ama para não ter que trabalhar um só dia na vida, se encaixa muito bem nesse assunto.

É necessário deixar claro que o ideal não é se fechar a apenas algumas possibilidades e rejeitar completamente as condições do mercado. Mas sim que obtenha o máximo de informações possível a respeito de todas as opções que te interessem para, assim, analisar os dados, tanto de mercado quanto de afinidade. Dessa forma, poderá optar pelo curso, segmento empresarial ou qualquer outra coisa em relação à sua vida unindo os seus interesses e as chances de sucesso.

O Autoconhecimento Como Chave Para Encontrar Afinidades

O primeiro passo para encontrar pontos em comum com outras pessoas ou escolhas é conhecendo a si mesmo. Afinal, se não souber quais são as suas próprias características em relação a valores, preferências e comportamentos, como irá encontrar algo ou alguém que seja semelhante? É essencial começar a se atentar para si, a fim de obter uma visão mais ampla a respeito do que deseja e espera da sua vida pessoal e carreira.

Uma das formas mais simples e eficazes de se conhecer melhor é através da escrita. Ter um caderno para registrar informações sobre você fará com que reflita enquanto escreve e reúna o máximo de dados a respeito de si, suas escolhas e metas. Anote suas ideias, sentimentos, reações em relação a acontecimentos. Assim, terá uma visão mais ampla sobre si, o que irá possibilitar que tome decisões com maior assertividade e segurança.

Fazer escolhas importantes em relação à sua vida seja qual profissão seguir, em que segmento abrir um negócio ou com qual pessoa irá se casar, requer bastante reflexão, afinal são decisões de grande impacto. A afinidade é um indicativo de peso e, considerá-la, pode te ajudar a direcionar melhor as suas ações e estar mais em paz com elas. Mantenha a sua essência, observe as pessoas com as quais convive, o ponto de ligação entre vocês e faça das afinidades que vocês têm um motivo a mais para caminharem juntos, construindo sempre algo positivo e edificante para todos.

Copyright: 584912152 – https://www.shutterstock.com/pt/g/chombosan

Deixe seu Comentário: