Já dizia o filósofo Heráclito, a única coisa que nunca muda e que tudo muda. Às vezes, as mudanças são boas, já em outras situações elas se mostram tão grandes que assustam. Por mais que seja natural sentir certo receio frente uma grande transformação, a verdade é que não há outra escolha a não ser enfrentar e se adaptar. Continue acompanhando e saiba como se preparar para lidar com os imprevistos, o que te dará mais segurança e permitirá que faça boas escolhas.

Entenda por que a adaptabilidade é essencial

Seja nos negócios ou na vida pessoal, a palavra de ordem da atualidade é adaptação. Em poucos anos, a sociedade enfrentou grandes transformações, muitas delas geradas pelos avanços da tecnologia e quem não soube se adaptar acabou ficando para trás. Isso sem contar em outras situações que também geram muitas mudanças, como a chegada do coronavírus (COVID-19) que impactou todo o mundo, algo que a geração atual nunca havia vivenciado.

As mudanças podem ocorrer de três formas diferentes, como resultado de uma crise, fruto de escolhas ou através do acaso. Independente de qual seja a origem, temos sempre que decidir entre adotar uma postura combativa ou nos adaptar. E, certamente, a segunda opção é a melhor escolha, já que combater apenas irá gerar sofrimento, pois são coisas que geralmente não temos como controlar, então, nos resta ser flexíveis.

Um ponto importante a ser destacado é que as mudanças não devem ser vistas como negativas, simplesmente porque através delas podemos evoluir e crescer muito. Basta fazer uma rápida busca na internet para encontrar diversas histórias de empresas e pessoas que deram a volta por cima e mudaram suas vidas para melhor após passarem por uma situação de crise. Isso também pode acontecer com você, mas, para isso, é preciso que se prepare e enfrente os obstáculos com coragem.

Conheça a metodologia capaz de potencializar seus resultados!
Clique aqui e acesse meu ebook “Leader Coach”, é um presente!

7 Estratégias para se adaptar e se manter preparado para imprevistos

Se preparar para enfrentar desafios é muito bom, mas nem sempre as coisas saem exatamente como imaginamos, sem contar em circunstâncias totalmente inesperadas que podem surgir. De qualquer maneira, existem algumas estratégias bastante úteis quando se trata de se adaptar a algo novo, veja quais são elas.

1 – Analise o cenário e identifique as mudanças geradas por ele

PSC

A primeira coisa a se fazer, envolve analisar o cenário gerado pelo imprevisto em questão e entender as mudanças ocorridas. Essa visão clara a respeito do que está acontecendo é muito importante, tanto para que se planeje quanto para que evite criar monstros na sua cabeça, fazendo tudo parecer pior do que realmente é. Se está com dívidas, problemas no seu negócio, foi demitido, está enfrentando uma separação, encare a situação de frente para saber exatamente como lidar com ela.

2 – Concentre-se no que pode controlar

Depois de saber exatamente as mudanças que o imprevisto gerou, é hora de agir, mas sempre mantendo o foco no que pode controlar. Você não pode decidir o que as autoridades irão fazer em relação a uma crise econômica, então, desperdiçar suas energias nisso não irá ajudar em nada. Desapegue de tudo o que não está ao seu alcance, olhe ao seu redor, concentre-se no que pode fazer e já estará dando um grande passo para sair dessa ainda mais forte.

3 – Crie um planejamento considerando as ferramentas que possui

A melhor forma de lidar com um imprevisto é se planejando, porque, assim, poderá direcionar seus esforços exatamente para o que precisa resolver. Se costuma ter um perfil perfeccionista, veja isso como uma oportunidade de se libertar, porque, mais do que nunca, precisará agir com as ferramentas que possui agora, não dá para esperar as condições perfeitas. Faça o seu melhor dentro das possibilidades atuais e estará realizando um grande trabalho.

4 – Cuide das suas finanças com responsabilidade

Independente de qual seja o tipo de imprevisto, é fato que grande parte dessas situações envolve finanças. Por essa razão, é sempre importante ter responsabilidade em relação a essa área da vida. Aproveite para rever seus gastos, cortar aqueles que forem possíveis, reduzir, se adaptar. Se ainda não tem uma reserva de emergência, comece, mesmo que seja guardando uma pequena quantia por mês. No futuro, se algo acontecer, irá agradecer por ter tomado essa atitude hoje.

5 – Identifique o lado bom da situação

Podemos enxergar uma mesma situação através de várias perspectivas diferentes. Se escolher olhar para as coisas de modo negativo, isso te impedirá de encontrar soluções positivas para os problemas. Experimente mudar a sua visão, deixe de lado a reclamação para enxergar os motivos que tem para se sentir grato. Essa mudança de mindset é fundamental para se adaptar aos imprevistos e aprender muito com eles.

6 – Cuide de si mesmo

Para se manter forte e resiliente perante uma situação de crise, é preciso estar emocionalmente bem, o que também tem uma forte relação com a saúde física. Por esse motivo, lembre-se sempre de cuidar de si, tanto mental quanto fisicamente. Se costuma cuidar de todos ao seu redor e se deixar de lado, comece a mudar isso, até porque precisa estar saudável para continuar zelando pelo bem-estar de todo aqueles que ama.

7 – Mantenha o pensamento positivo sem criar expectativas demais

Manter-se positivo e esperar que o melhor aconteça é outra atitude importante, mas sempre mantendo os pés no chão e cuidando para não criar expectativas demais. É totalmente possível confiar que as coisas vão melhorar sem excessos e dando tempo ao tempo. Isso envolve também a fé, que pode ou não estar ligada a uma religião, que é a crença de tudo vai ficar bem, um tipo de expectativa, digamos, mais amplo e que evita decepções.

O filósofo chinês Lao Tzu tem uma citação que diz que a vida é uma sequência de mudanças naturais e espontâneas, e que não devemos resistir a elas, pois isso servirá apenas para gerar tristeza. Precisamos deixar a realidade acontecer como ela é, com as coisas fluindo naturalmente da maneira que tiver que ser. Abrace as mudanças, mesmo as mais inesperadas, e poderá crescer muito através delas.

Deixe seu comentário abaixo contando sobre um imprevisto que transformou a sua vida e aproveite para compartilhar o artigo em suas redes sociais!