Quando ouvem a máxima “se ame em primeiro lugar”, algumas pessoas pensam que se trata de um conselho egoísta, que sugere que o indivíduo ignore todos ao seu redor para concentrar apenas em si mesmo e em suas vontades, e isso não é verdade. Como tudo na vida, o equilíbrio é a chave para que se possa viver bem e ser feliz, sem excessos. Aproveito e convido você a refletir a respeito do assunto enquanto faz a leitura deste artigo, para que perceba se está dando a si mesmo a atenção e a importância que merece.

Se Ame em Primeiro Lugar e Prepare-se Para Amar Outras Pessoas

Considerar que alguém que se ama em primeiro lugar é egoísta é uma visão um tanto quanto rasa, pois o amor-próprio é, sim, a base da felicidade de uma pessoa, mas não é tudo. Nenhuma pessoa conseguirá ser feliz amando apenas a si mesma e ponto final, pois o ser humano é, por natureza, um ser social, que precisa do contato com outros para aprender, ensinar, enfim, conviver. Nesse sentido, se amar em primeiro lugar significa se aceitar, gostar de si mesmo e, então, se mostrar preparado para amar outras pessoas de maneira saudável.

Um indivíduo que não se ama, muito provavelmente se sentirá inseguro em seus relacionamentos, pois ele pensa que não tem qualidades e que, portanto, não existem razões para que alguém deseje estar ao lado dele. O resultado disso é o ciúme excessivo, a submissão, a aceitação de atitudes ruins por parte de terceiros por medo de perdê-los, o sofrimento, o desrespeito e daí por diante. Inclusive, pessoas que não se amam estão mais vulneráveis a serem vítimas de relacionamentos abusivos, pois se submetem a situações ruins por medo de perder o outro.

Contudo, quando esse mesmo indivíduo reconhece sua essência e passa e se amar, entende que tem, sim, muitas qualidades e que ninguém está fazendo um favor de estar ao seu lado. E é assim que se constrói relações baseadas na confiança e no respeito mútuo. O amor, seja ele entre familiares, amigos ou namorados, precisa de equilíbrio para se manter forte. Portanto, construa bem essa base em seu interior, amando-se, respeitando-se e cuidando de si com carinho, pois assim terá relacionamentos mais sólidos e que farão bem a todos os envolvidos.

Você conhece as 5 linguagens do amor? Quer descobrir qual é a sua?
Clique aqui, faça nosso TESTE e aprenda mais sobre seus relacionamentos!

7 Passos Para Se Amar em Primeiro Lugar Sem Se Tornar uma Pessoa Egoísta

Acredite, é perfeitamente possível se amar, se colocar como uma prioridade e, ainda assim, considerar o bem-estar e a felicidade daqueles que ama. Quer saber como fazer isso? Coloque os sete passos a seguir em prática e descubra.

1 – Entenda a Diferença Entre Amor-próprio e Egoísmo

PSC

Se amar significa se conhecer e gostar de si mesmo, se respeitar e jamais se submeter a coisas que firam os seus valores. Ser egoísta, por sua vez, envolve, ignorar completamente os demais para se concentrar apenas em si. Perceba que existe uma linha tênue entre os dois tipos de comportamento, mas que pode ser facilmente identificada, pois se você se questionar e refletir ao tomar decisões, conseguirá saber que tipo de atitude é motivada por amor-próprio ou egoísmo.

2 – Reconheça as Suas Vontades

O segundo passo envolve reconhecer as suas vontades e aquilo que deseja para si, em todos os sentidos. Seu estilo de vida, seus planos para o futuro, o tipo de relacionamento que deseja ter. Lembrando que a intenção aqui não é que idealize e crie expectativas e sim que saiba aquilo que te faz feliz, para que não se submeta a situações que sejam completamente o contrário disso.

3 – Considere as Pessoas Que Ama ao Tomar Decisões

Ao tomar uma decisão, verifique se as consequências dela irão impactar somente a sua vida ou se incluem terceiros. Caso os impactos se estendam a aqueles que ama, considere-os, afinal são pessoas importantes para você. O segredo aqui está em colocar na balança os seus interesses e dos seus entes queridos, assim, poderá refletir e pesar os dois lados para tomar decisões com mais cautela e sabedoria.

4 – Faça o Bem aos Outros e Receba as Recompensas

Fazer o bem para outras pessoas é maravilhoso e traz como recompensa a satisfação de ver um sorriso no rosto de alguém e de saber que um gesto seu contribuiu para que o outro solucionasse um problema. Esse tipo de ação também contribui para a construção do seu amor-próprio, pois é uma forma de mostrar a si mesmo que é capaz de ter atitudes positivas e que contribuem com o bem-estar de alguém.

5 – Encontre Prazer em Cuidar de Si

Quando se fala em amor-próprio e autoestima, muitos logo associam à aparência e, embora o lado externo reflita o interno, a verdade é que vai além disso. Se amar envolve se cuidar em um sentido bastante amplo, incluindo a saúde e o equilíbrio emocional, através de ações, como: se alimentar bem, tirar momentos para si, realizar atividades de lazer, enfim, tudo aquilo que contribua para sua felicidade e bem-estar.

6 – Aprenda a Apreciar Sua Própria Companhia

Se amar envolve, também, gostar da própria companhia e apreciar seus momentos a sós. É claro que, como disse anteriormente, o ser humano é um ser social, porém, é importante que a presença de outras pessoas venha para agregar e não para preencher vazios. Quando você começar a se sentir bem quando estiver sozinho saberá a diferença entre solidão e liberdade.

7 – Saiba o Que Você Merece

No filme “As Vantagens de Ser Invisível” o personagem Bill diz algo bastante marcante: “Nós só aceitamos o amor que achamos que merecemos.” Então, eu te pergunto: você sabe exatamente aquilo que merece? Reflita sobre isso e evite aceitar menos do que aquilo que deseja e, antes que pense o contrário, não estará sendo excessivamente exigente e sim mostrando a si e ao mundo que se valoriza e quer o melhor para si.

Se amar é revolucionário e libertador, pois faz com que enxergue os relacionamentos que tem com outras pessoas de forma mais leve e saudável. Então, faça isso por ti e por aqueles que ama, pois todos irão se beneficiar da sua autoconfiança.

 

Copyright: 768625207 – https://www.shutterstock.com/pt/g/deniskomarov