Uma das maiores habilidades de um coach é saber ouvir na essência. Isso representa ouvir e sentir além das palavras para captar verdadeiramente o que o outro sente e quer dizer até mesmo quando não diz, verbalmente nada. Também é essencial para que possamos ouvir nossa própria voz interior, traduzir estas mensagens e compreender o que de fato nos faz feliz ou não.

Por mais importante que seja, saiba que saber ouvir é realmente um grande desafio, especialmente para aquelas pessoas que muito falam e pouco estão dispostas a escutar o que os outros têm a dizer. Não por acaso, temos dois ouvidos e apenas uma boca, uma mensagem clara de que devemos aprender a ouvir mais, observar mais e falar um pouco menos.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso
“Mundo do Coaching”!

Saber Ouvir – Aprenda Como Exercitar esta Habilidade

Bem, para os comunicadores natos pode ser verdadeiramente um grande desafio aprender a ouvir o próximo e ficar em silêncio apreciando o outro, quando a sua natureza é a de quem fala sem parar. Não fazem isso para afrontar, mas por uma necessidade legítima de expressar suas ideias e pensamentos. Do mesmo modo, os calados preferem observar mais e falar menos.

Ainda assim, estes e todos os demais perfis comportamentais também precisam compreender que o silêncio guarda muitos ensinamentos importantes e, que para serem acessados, precisam de uma escuta ativa, do ouvir na essência. No dia a dia, exercitamos esta habilidade quando eliminando os julgamentos apressados e passamos a observar mais os acontecimentos e as pessoas ao nosso redor e nos abrimos a entender diferentes pontos de vista.

Isso significa compreender as mensagens contidas nas pessoas com quem convivemos ou mesmo nas que encontramos na rua ou nos lugares onde frequentamos. Saber ouvir é compreender o que há por trás do mau humor do colega de trabalho ou parceiro que são sempre positivos, das palavras agressivas ou doces de um amigo de longa data ou mesmo na tristeza que leva à introversão de um familiar que é sempre normalmente muito expansivo.

PSC

Quando apenas falamos, deixamos de ouvir o que os demais têm a dizer e também deixamos de compreender seus desejos, sentimentos e necessidades. Já quando aprendemos o que é saber ouvir, nos tornamos pessoas mais sensíveis e bem mais assertivas ao decifrar tanto o que os outros dizem, com ou sem palavras, como ao que nós mesmos sentimentos internamente. Isso é poderoso e maravilhoso ao mesmo tempo.

Conheça os 3 níveis de atenção

Você sabe o que é preciso para ouvir com atenção? Não! Então vou te contar logo aqui abaixo:

Nível 1: Existe a atenção consciente, respeito e a pratica a empatia. É possível captar a mensagem, o tom e o volume da voz e os sinais corporais. O foco está em ouvir e não julgar, isto promove o entendimento da situação resultando em melhores soluções.

Nível 2: A falta de atenção prejudica a percepção do que é dito e o significado da mensagem. O interlocutor é julgado de acordo com as crenças do ouvinte gerando interpretações equivocadas.

Nível 3: A mente está distraída o foco não está na conversa. A capacidade de captar e lembrar da mensagem é baixa, pois o foco do ouvinte está em pensamentos negativos e sentimento de frustração, raiva, ansiedade, impaciência e mau humor. O resultado é sempre o conflito.

Você acredita que é verdadeiramente feliz em sua essência?
Clique aqui e descubra! Acesse o “Termômetro da Felicidade”!

Ser Coach é saber ouvir além das palavras!

Um coach bem treinado – e aqueles formados pelo IBC são bastante escolados nessa prática! – têm como missão e vocação dar máxima atenção às falas, queixas, expressões e aos sentimentos do seu coachee. O ouvir na essência não se resume apenas a ouvir em silêncio aquilo que nos é relatado, mas é também a arte de escutar sem fazer julgamentos, sem rotular, criticar ou pretender categorizar a fala do outro. É a capacidade de acolher o que nos é contado com a máxima discrição, mantendo uma confidencialidade semelhante àquela de um confessionário, e sabendo que antes de qualquer coisa é preciso honrar e respeitar a história de quem se coloca na nossa frente.

Quando alguém decide ouvir na essência ele está na prática se despindo de uma série de preconceitos, deixando de lado o olhar julgador e exercitando sua capacidade de compreensão, sabendo que nunca temos condição de nos colocar totalmente no lugar do outro. Essa postura, que exige certa dose de prática e abnegação, parte da ideia de que é impossível recriar por completo o contexto e a singularidade dos eventos, cabendo a nós tão somente acolher o que o outro nos relata.

Ouvir na essência é ainda uma tarefa na qual deixamos as portas dos nossos ouvidos bastante abertas, com uma via direta para nossa mente, o que na prática significa não apenas ouvir bem, mas processar e armazenar aquelas informações com o cuidado que requer toda e qualquer carga preciosa. 

E você, tem se permitido ouvir na essência?

Se você deseja aprimorar esta habilidade, procure falar menos e ouvir mais. Exercite sua capacidade de observação, de ler o que está além das palavras e desenvolva a habilidade de ouvir na essência. Tenho certeza que isto vai revelar para você muitas informações importantes sobre si mesmo e sobre as pessoas com as quais se relaciona no trabalho e na vida pessoal. Experimente, os resultados são sempre surpreendentes!

Copyright:Rawpixel.com/Shutterstock