A Importância de Saber Ouvir na Essência!

Por: José Roberto Marques | Blog | 16 de março de 2017
Amigas de trabalho conversando enquanto caminham na rua, mostrando como saber ouvir é importante

Rawpixel.com/Shutterstock Ouvir na essência e, além das palavras, é essencial!

Uma das maiores habilidades de um coach é saber ouvir na essência. Isso representa ouvir e sentir além das palavras para captar verdadeiramente o que o outro sente e que dizer até mesmo quando não diz, verbalmente nada. Também é essencial para que possamos ouvir nossa própria voz interior, traduzir estas mensagens e compreender o que de fato nos faz feliz ou não.

Por mais importante que seja, saiba que saber ouvir é realmente um grande desafio, especialmente para aquelas pessoas que muito falam e pouco estão dispostas a escutar o que os outros têm a dizer. Não por acaso, temos dois ouvidos e apenas uma boca, uma mensagem clara de que devemos aprender a ouvir mais, observar mais e falar um pouco menos.

Saber Ouvir – Aprenda Como Exercitar esta Habilidade

Bem, para os comunicadores natos pode ser verdadeiramente um grande desafio aprender a ouvir o próximo e ficar em silêncio apreciando o outro, quando a sua natureza é a de quem fala sem parar. Não fazem isso para afrontar, mas por uma necessidade legítima de expressar suas ideias e pensamentos. Do mesmo modo, os calados preferem observar mais e falar menos.

Ainda assim, estes e todos os demais perfis comportamentais também precisam compreender que o silêncio guarda muitos ensinamentos importantes e, que para serem acessados, precisam de uma escuta ativa, do ouvir na essência. No dia a dia, exercitamos esta habilidade quando eliminando os julgamentos apressados e passamos a observar mais os acontecimentos e as pessoas ao nosso redor e nos abrimos a entender diferentes pontos de vista.

Isso significa compreender as mensagens contidas nas pessoas com quem convivemos ou mesmo nas que encontramos na rua ou nos lugares onde frequentamos. Saber ouvir é compreender o que há por trás do mau humor do colega de trabalho ou parceiro que são sempre positivos, das palavras agressivas ou doces de um amigo de longa data ou mesmo na tristeza que leva à introversão de um familiar que é sempre normalmente muito expansivo.

Quando apenas falamos, deixamos de ouvir o que os demais têm a dizer e também deixamos de compreender seus desejos, sentimentos e necessidades. Já quando aprendemos o que é saber ouvir, nos tornamos pessoas mais sensíveis e bem mais assertivas ao decifrar tanto o que os outros dizem, com ou sem palavras, como ao que nós mesmos sentimentos internamente. Isso é poderoso e maravilhoso ao mesmo tempo.

Por isso, se você deseja aprimorar esta habilidade, procure falar menos e ouvir mais. Exercite sua capacidade de observação, de ler o que está além das palavras e desenvolva a habilidade de ouvir na essência. Tenho certeza que isto vai revelar para você muitas informações importantes sobre si mesmo e sobre as pessoas com as quais se relaciona no trabalho e na vida pessoal. Experimente, os resultados são sempre surpreendentes!

 

Deixe seu Comentário: