“A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”. Essa frase do mestre da administração moderna, Peter Drucker, evidencia a importância da visão futura dentro de uma organização e no contexto dos seus colaboradores e lideranças. Olhar para frente é enxergar o que podemos fazer hoje, a fim de conquistar o nosso estado desejado amanhã.

Ter visão futura é visualizar aonde a empresa pode chegar, se tiver planejamento, foco e dedicação aos seus objetivos e metas de longo prazo. Com certeza, isso é algo completamente tangível e que tem levado muitas instituições, no Brasil e no mundo, a terem uma vida longa e próspera nos seus respectivos ramos de atuação e a construir um grande legado. Vamos entender melhor como isso ocorre no artigo a seguir!

O diferencial dos líderes com visão futura

Um líder que consegue identificar os pontos fortes e de melhoria da equipe, bem como as ameaças e oportunidades do negócio, também consegue se antecipar e tomar decisões mais eficazes em relação à gestão dos processos e à liderança das pessoas. Esse olhar diferenciado e mais atento é o guia das suas ações e um direcionador, em um mercado onde existem vários caminhos em aberto.

De acordo com essa visão, o gestor pode traçar estratégias mais efetivas para alcançar os resultados esperados e eliminar os problemas e dificuldades que podem interferir no alcance dos alvos da empresa. Para crescer, além de olhar para dentro, é importante olhar para fora, conhecer bem os concorrentes e o mercado, se antecipar e aproveitar (ou criar!) as diversas possibilidades de crescimento.

Para chegar ao sucesso, também é essencial investir no capital humano e no desenvolvimento das suas habilidades e competências para que, por meio dos profissionais e dos seus diferentes talentos, a organização possa engajar, motivar e oferecer condições necessárias à execução dos planos de ação.

A importância da visão futura

A visão começa pelo líder, mas tem que ser compartilhada por todos os membros da empresa, que devem seguir o seu mapa mental e agir com foco naquilo que se deseja conquistar no futuro. Esse alinhamento é o que torna mais congruentes os resultados, o crescimento financeiro e o aprimoramento dos fatores processuais e humanos. Quando não há essa junção de energias, ou o líder não está sendo claro e coeso ou os colaboradores não acreditam nas realizações propostas.

PSC

Confira, na sequência, 5 fatores que evidenciam a importância da visão de futuro para os líderes.

1 Definição de objetivos eficazes

Um líder com visão de futuro é aquele que consegue analisar o cenário atual da sua equipe e, com base nele, definir objetivos eficazes para todos. Um objetivo de sucesso é específico, detalhado, mensurável, alcançável, realista, relevante e tem um prazo estimado para o seu alcance.

Assim como ocorre na vida pessoal, a liderança de equipes também precisa dessa compreensão clara e precisa do estado atual e do estado desejado. Assim, as metas estipuladas motivam a equipe a dar o melhor de si, sem que perca o contato com a realidade.

2. Planejamento estratégico

O líder com visão futura também demonstra uma capacidade muito maior de conduzir os seus liderados ao alcance dos objetivos que citamos no item acima. Nas empresas, isso se vê nos planos estratégicos, táticos e operacionais, geralmente definidos em curto, médio e longo prazo.

Compreendendo melhor o que o futuro reserva, esse tipo de líder consegue delegar melhor as funções, compartilhar os seus conhecimentos, explicar o que se espera de cada um, tirar dúvidas, motivar e até mesmo capacitar cada indivíduo dentro das tarefas que são de sua responsabilidade.

3. Acompanhamento de tendências

Acompanhar tendências significa estar atento às notícias e aos exemplos que temos ao nosso redor de meios eficazes, por vezes inovadores, de pensar e de agir. Os líderes empresariais, por exemplo, estão sempre analisando os comportamentos dos líderes que eles mesmos admiram, bem como o desempenho das empresas que lideram os seus respectivos ramos.

No entanto, qualquer líder, e não apenas os empresariais, precisa atualizar os seus conhecimentos e os seus métodos sobre a própria arte de liderar. Um professor, por exemplo, é também um grande líder, mas a educação hoje em dia não recorre aos mesmos métodos de 50 anos atrás, não é mesmo? Por isso, líderes com visão de futuro acompanham as tendências e verificam como elas podem ser aplicadas aos contextos em que estão inseridos.

4. Antecipação às ações da concorrência

Outra vantagem dos líderes que têm visão de futuro é que eles conseguem prever como o mercado em que atuam vai agir ou reagir a determinados eventos. Quanto mais conhecimento esse líder tiver, mais fácil será entender como o consumidor vai se comportar e como a própria concorrência vai se posicionar em um futuro próximo.

O desenvolvimento dessa noção permite que esse líder tome medidas para neutralizar ou minimizar os efeitos das ações da concorrência, mantendo a competitividade da sua empresa/equipe.

5. Planos de modificação, crescimento e expansão

Por fim, com uma visão futura desenvolvida, o líder poderá verificar quais serão as modificações que deverão ser feitas para que a sua equipe progrida. Essas modificações podem envolver novas contratações, remanejamento de funções, reorganização de gastos, reformulação de processos, e por aí vai.

É o caso de líderes que identificam que as empresas que mais têm crescido no mercado são as que investem em novas tecnologias, por exemplo. Assim, eles detectam as mudanças que também devem promover para alcançar um bom crescimento.

Por todos esses motivos, repetimos que a visão futura deve ser compartilhada por todos os profissionais — sendo levada a sério, honrada e respeitada em toda a organização. Ela é o caminho que levará líderes e colaboradores a grandes resultados. Visualize o seu futuro e boa sorte!

E você, querida pessoa, tem desenvolvido essa importante competência, que é a visão futura? Como tem feito isso nas diferentes áreas da sua vida? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!