historia-lideranca-saiba-mais

A História da Liderança

Por: José Roberto Marques | Blog | 16 de abril de 2019

Da pré-história aos dias atuais, a trajetória da liderança acompanha o desenvolvimento da própria humanidade. Se fizermos uma análise lógica, desde os nossos ancestrais das cavernas, a liderança sempre esteve presente no dia a dia das pessoas, como uma forma de organizar e guiar suas ações e também de garantir o poder daqueles que fossem mais inteligentes ou mais fortes. Isso se prova com os relatos que evidenciam quem foram os grandes líderes e quais foram suas ações mais importantes e até decisivas para definir fatos históricos.

Entretanto, no artigo de hoje não vou fazer uma análise cronológica dos fatos. A ideia é passear pelo tempo sem que você nem mesmo possa perceber, observando os diferentes modelos de liderança. Quem sabe você se inspira para definir as suas diretrizes como líder, não é mesmo?

A história da liderança revisitada

Existem alguns conceitos que estão no nosso subconsciente. Por exemplo, na era dos dinossauros, o tiranossauro Rex era o rei do pedaço. Até hoje na selva, o leão é quem manda. E no mar ninguém ousa encarar um tubarão. O objetivo desses fatos é que você entenda como os animais do topo da cadeia alimentar podem se tornar líderes.

Se fizermos uma analogia simples com o ser humano, o mesmo se pode dizer de Adolf Hitler (1889-1945), que também usou seu poder de comando e força para conquistar a liderança e conduzir as pessoas. O problema é que ele usou seu poder de influência para executar ações monstruosas, criando um dos movimentos mais opressores da história. Seu foco estava em disseminar ideais racistas e preconceituosas que o levaram a cometer atrocidades e dizimar milhares de pessoas em toda a Europa.

Na mitologia grega, o líder supremo é Zeus. Na Bíblia, vemos na figura de Jesus Cristo, o guia máximo da salvação da humanidade para os cristãos. Do mesmo modo, os muçulmanos veem em Alá seu único guia espiritual e os budistas enxergam em Buda, a liderança que os conduz à iluminação e transcendência.

Na música, nunca nos esquecemos de John Lennon (1940-1980), o lendário líder dos Beatles. Nos quadrinhos, o interplanetário Superman é o capitão da Liga da Justiça, super-herói de muita gente. No cinema, há grandes diretores como Charlie Chaplin (1889-1977), que encantou a todos com os seus filmes de comédia com contexto social.

Na política, poderíamos citar vários nomes de homens e mulheres que definitivamente marcaram sua presença nos livros da população mundial, tanto pelo lado bom como para o outro não tão positivo assim. Prefiro destacar os feitos históricos de personalidades como:

  • A missionária macedônia Madre Teresa de Calcutá (1910-1997) e seus serviços às populações mais pobres;
  • O sul-africano Nelson Mandela (1918-2013) e seus feitos para acabar com a Apartheid;
  • A paquistanesa Malala Yousafzai (nascida em 1997) e seu trabalho pela importância da educação de meninas ao redor do mundo;
  • O americano Martin Luther King Jr. (1929-1968) e suas ações para colocar um fim na segregação racial;
  • O indiano Mahatma Gandhi (1869-1948) e sua luta pacífica pela independência do imperialismo britânica.

Se você quiser acrescentar mais um líder que você admire nessa lista é só escrever nos comentários!

E agora?

Como atribuir a este ou aquele líder um papel especial na humanidade, quando, ao seu modo, todos influenciam na história da liderança?  Mais do que destacar este ou aquele nome, devemos ressaltar quem nos inspira por seus feitos e que nos fazem acreditar que nós também podemos ir além, como é o caso de Nelson Mandela e da menina paquistanesa Malala.

Você pode se basear em feitos positivos de diversas personalidades, mas é essencial que você se concentre em encontrar o seu próprio estilo de liderança. Além de mostrar autoconfiança, esse tipo de atitude é uma forma de você prestar respeito a quem admira, pois você não está copiando nada.

Para chegar nesse nível de maturidade é importante que você siga um caminho bem definido. Claro que não é fácil, mas não é impossível. Portanto, confira 5 dicas que podem te ajudar nessa fase:

  1. Ética: nunca faça ou deixe de fazer algo por conta baseado em uma mentira ou em um comportamento sem ética. Tomar esse tipo de atitude coopera não somente para o seu marketing pessoal, mas também para a sua integridade pessoal e profissional.
  2. Altruísmo: não recomendo que você passe o pano em situações erradas ou não indique quando alguém está fazendo algo antiético. Porém, é essencial que você entenda os motivos de cada um e considere o contexto de cada cenário. Assim, você pensa no seu próprio bem-estar e em todos os times.
  3. Proatividade: é muito difícil encontrar um líder de alto desempenho que tem feitos bem-sucedidos na carreira que tem um perfil passivo. É essencial se manter ativo sugerindo novas ideias para processos antigos, encontrando soluções criativas para problemas recorrentes, elaborando novidades para produtos, serviços e muitos outros pontos. Esse tipo de comportamento é excelente para se alcançar os resultados da empresa e também para incentivar outras pessoas a serem assim também.
  4. Influência: você leu agora sobre a importância de estimular os outros com atitudes positivas. Pois, o poder de influência de uma liderança é uma das suas maiores virtudes. É fundamental que esse tipo de profissional saiba se comunicar muito bem com diversos tipos de público, ouvir na essência para entender as dores de todos e persuadir a maioria das pessoas com as suas ideias. É como se fosse um poder de um bom vendedor.
  5. Reinvenção: uma boa liderança está sempre atenta ao que está acontecendo com o seu time, empresa, setor e no mundo. Esse tipo de profissional observa e analisa com facilidade para entender se é preciso executar uma mudança ou não. Afinal, ficar estagnado no tempo não é uma virtude.

Todos os itens acima podem ser conquistados por meios das ferramentas eficientes do método coaching. Quer saber mais? Então, conheça o Professional & Self Coaching (PSC) e empodere-se!

Termino então, deixando uma perguntinha no ar: qual líder mais inspira você?  Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião!

Copyright: 1041252961 – https://www.shutterstock.com/pt/g/ogichobanov

Deixe seu Comentário: