Sabe aquele ditado que diz que “saúde não tem preço”? Pois é, e não tem mesmo. Quem tem saúde é verdadeiramente rico, porque ter saúde é possuir bem de valor inestimável. Saúde é um estado tanto físico quanto mental que resulta de um estilo de vida equilibrado. Ter saúde significa estar saudável; em outras palavras, é preciso cultivar e manter a saúde durante toda a vida. Saúde não é apenas ausência de doença. Se fosse assim, saúde estaria limitado ao combate de doenças e outros problemas.

Na verdade, saúde é muito mais do que isso: é viver bem; é se alimentar bem; é praticar exercícios; é descansar bem etc. Ter riqueza de saúde significa ter abundância de bem-estar e longevidade. Por que devo buscar riqueza de saúde? Ter uma vida saudável deve ser uma das principais metas de qualquer pessoa que busca algum tipo de riqueza na vida, não importa qual seja. Sem saúde, não existe prosperidade e abundância. Não adianta nada se matar de trabalhar para adquirir riqueza material, se no fim você não tiver saúde para desfrutar os resultados das suas conquistas.

A saúde é o que permite o bom funcionamento do nosso organismo inteiro, desde o nosso corpo físico, nossa mente, nossos processos cognitivos e até da nossa alma. Como devo buscar riqueza de saúde? Uma vida saudável é resultado, principalmente, dos seus hábitos e do seu estilo de vida. Existem fatores genéticos que podem influenciar, porém, entenda: qualquer pessoa pode ser saudável. Mesmo pessoas que sofrem de algum problema crônico também podem desfrutar de um estilo de vida com riqueza de saúde. Para buscar riqueza de saúde precisamos trabalhar todos os três aspectos do nosso corpo: físico, mental e espiritual.

Cada pessoa possui naturezas diferentes, e por isso a forma de se alcançar a saúde também será individual. A diferença entre veneno e antídoto se encontra no tamanho da dosagem. Cada um desses aspectos deve ser trabalhado de acordo com as características de cada um. Para buscar riqueza de saúde precisamos trabalhar todos os três aspectos do nosso corpo: físico, mental e espiritual. Cada pessoa possui naturezas diferentes, e por isso a forma de se alcançar a saúde também será individual.

A diferença entre veneno e antídoto se encontra no tamanho da dosagem. Cada um desses aspectos deve ser trabalhado de acordo com as características de cada um. Existem sim hábitos que são saudáveis para todas as pessoas, como praticar exercícios físicos e se alimentar bem. A quantidade de exercícios e o tipo de alimentação, porém, varia muito de pessoa para pessoa. Um atleta de alta performance, por exemplo, precisa de uma carga de exercícios diários e de uma alimentação diferente do que seria saudável para outras pessoas que não praticam nenhum esporte nem possuem a mesma resistência física.

Da mesma forma, existem hábitos que sabemos que são prejudiciais para todo o mundo, como fumar e beber, por exemplo. Devemos evitar excessos em geral e manter uma vida equilibrada. Conserve seu corpo e sua mente limpos de qualquer substância que não traga saúde. Como saberei que tenho riqueza de saúde? Saúde não é a ausência total de enfermidades. A riqueza de saúde é bem-estar total e integral de todo o seu corpo e da sua mente, de acordo com suas individualidades. Isso significa que ter saúde não é a mesma coisa que ter um corpo perfeito. Mas sim saber se sentir bem com o corpo que você tem. É utilizar todo o potencial do seu corpo e da sua mente.

Uma pessoa que possui riqueza de saúde possui equilíbrio físico e emocional para viver bem socialmente. É saber administrar as suas reservas de energia para nunca faltar fôlego no fim do dia. Você consegue realizar todas suas atividades sem se sentir esgotado? Você se sente livre do estresse? Você descansa o suficiente todos os dias para repor suas energias? Você ama e se sente amado? Pergunte a si mesmo se o seu estilo de vida é compatível com a saúde do seu corpo, da sua mente e da sua alma. Se sim, você precisa manter esse estilo ativo; se não, é porque você precisa criar hábitos mais saudáveis.

PSC

Copyright:  1695291352 – https://www.shutterstock.com/pt/g/chaiyawat+sripimonwan