Quando você aperta um tubo de desodorante (feito de plástico), percebe que ele logo retorna ao seu formato original? Isso significa que esse objeto tem resiliência, isto é, a propriedade física que alguns materiais possuem de retomar a sua forma original após passarem por uma deformação elástica.

Mas o que essa característica dos tubos de desodorante pode nos ensinar? Hoje em dia, a palavra resiliência tornou-se muito popular, mas fora desse contexto original, que é a Física. Isso ocorre porque a psicologia e outras áreas do comportamento humano tomaram esse conceito de empréstimo.

Quando falamos sobre a vida, de maneira geral, a resiliência é a capacidade que as pessoas têm (ou que precisam desenvolver) de se recuperar das adversidades e dos problemas que surgem no caminho. Assim como o desodorante volta ao seu estado original depois de ser apertado, também nós temos que recuperar o nosso equilíbrio após enfrentarmos os problemas e as pressões que a vida nos impõe.

Por isso, hoje em dia, falamos que uma pessoa é resiliente quando ela segue em frente, mesmo depois de enfrentar situações difíceis e mudanças. É por isso que esse conceito está tão popular na atualidade.

Por que precisamos ser resilientes?

Todo mundo pode e precisa desenvolver a resiliência. Essa é a propriedade necessária para que as pessoas recuperem a motivação e as forças para seguir em frente. É ela que nos impede de desistir quando as coisas não saem do jeito que gostaríamos.

Sendo assim, separamos 7 bons motivos pelos quais toda pessoa deve desenvolver essa característica. Confira-as a seguir!

1. Aprender a lidar com as situações difíceis

PSC

Um aspecto muito positivo da resiliência é que ela nos ajuda a lidar com os momentos difíceis. Pessoas resilientes sabem que as adversidades da vida podem ser superadas e que elas nunca duram eternamente. Todo mal que surge em nosso caminho nos oferece algum aprendizado e depois chega ao fim.

Enquanto vivenciamos essas horas difíceis, muitas pessoas desistem ou caem em vícios para lidar com elas. Quem é resiliente, porém, desenvolve a paciência e a autoconfiança, acreditando que será capaz de superar as dificuldades, não importa quão desafiantes elas sejam. Essa postura ajuda as pessoas a saírem da inércia e a tomarem atitudes para resolver os problemas em questão.

2. Ter pensamentos positivos

As pessoas resilientes são mais otimistas por natureza. Isso não quer dizer que elas sejam ingênuas ou que não compreendam os riscos que a vida nos oferece. No entanto, elas sabem que as situações difíceis estimulam o desenvolvimento de diferentes competências, como a flexibilidade e a paciência.

Assim, é natural que essas pessoas consigam enxergar o lado positivo de cada circunstância da vida, mesmo aquelas em que as pessoas comuns só enxergam pontos negativos. É por isso que quem desenvolve a resiliência confia mais na vida e em suas próprias capacidades. Isso faz com que esses indivíduos atraiam para as suas vidas outras pessoas que também têm energias positivas.

3. Desenvolver a capacidade de se reinventar

A vida, muitas vezes, nos leva a cenários desagradáveis ou inesperados. Quando isso ocorre, nós temos duas opções: bater de frente com ela e se recusar a mudar, ou agir de forma flexível, adaptando-se às mudanças. Quando o mundo muda, nós precisamos mudar junto com ele. Esse é o princípio básico da evolução.

Por isso, as pessoas resilientes conseguem se reinventar. Quando elas sofrem algum tipo de derrota, é claro que elas ficam tristes. No entanto, elas usam esses sentimentos negativos para identificar as mudanças que desejam para uma vida mais feliz. Assim, a tristeza se transforma em motivação para que as pessoas se reinventem, isto é, que recomecem de outra maneira, sem jamais desistir.

4. Adquirir inteligência emocional

Quando desenvolvem a resiliência, as pessoas automaticamente adquirem mais inteligência emocional. Isso quer dizer que elas tornam-se capazes de identificar os seus sentimentos, compreender as origens deles e administrar as suas intensidades. Equilibrando a razão e a emoção, elas conseguem alcançar os seus objetivos.

Por conta disso, os indivíduos resilientes são vistos como pessoas mais fortes. Sabe aquela pessoa a quem todos recorrem nos momentos difíceis, em busca de amparo e de uma palavra de conforto? Pois bem, saiba que as pessoas resilientes costumam ter esse perfil, pois lidam com as crises e adversidades, sem perder a calma e o equilíbrio.

5. Viver no presente

Sem resiliência, muitas pessoas têm dificuldade de viver no presente. Isso acontece porque elas podem ficar presas ao passado, lamentando o que aconteceu e arrependidas dos seus erros. Por outro lado, podem também ficar extremamente ansiosas e com medo do futuro, sem conseguirem viver o presente em plenitude.

Quem é resiliente, porém, sabe que o passado não pode ser mudado, mas que podemos extrair dele lições valiosas para construir um hoje e um amanhã mais felizes. Essas pessoas também reconhecem que o futuro ainda não chegou, de modo que a ansiedade tem limites. Sem carregar a bagagem que passou e sem querer viver o futuro antes da hora, a resiliência nos permite focar no único tempo que é realmente útil: o presente.

6. Fortalecer-se e aprender continuamente

Quando se deparam com um momento difícil, quem é resiliente não encara a situação como um castigo divino ou com revolta. Ao contrário, elas analisam como foi que aquilo aconteceu, de modo que aprendam a fazer diferente futuramente. Por isso, a resiliência nos ajuda a crescer de forma contínua, sem repetir os erros.

Além desse benefício racional, há também o benefício emocional. Quando percebemos que somos capazes de superar graves problemas, aprendemos a confiar cada vez mais em nossas próprias habilidades e competências. Isso nos torna mais fortes, com a consciência de que é preciso evitar os problemas, mas que, caso eles apareçam, seremos capazes de encontrar a solução.

7. Adaptar-se às mudanças

Há uma frase popular que diz que a única constante da vida é a mudança. Isso quer dizer que, especialmente no mundo dinâmico e acelerado em que vivemos, tudo é impermanente, ou seja, tudo muda com frequência. Amores, casas, empregos, interesses, estilos de vida — nada é definitivo, e tudo está sujeito à alteração.

Os seres humanos têm uma rejeição natural à mudança, já que esses momentos demandam esforços de adaptação às novas realidades. No entanto, as pessoas resilientes encaram essas mudanças como possibilidades de adquirir novos conhecimentos, de conhecer novas pessoas, de realizar novas atividades e de compreender a vida de novas maneiras.

Assim, a mudança não é vista como uma ameaça, mas como uma oportunidade de crescimento, o que nos torna ainda mais sábios e fortes. Quem se adapta às novas realidades evolui junto com elas.

A resiliência, portanto, é um conjunto de pequenas atitudes que nos tornam capazes de superar as mudanças e as adversidades. Hoje em dia, ela é essencial para crescermos pessoal e profissionalmente, já que resolver problemas e adaptar-se a novas situações são tarefas quase cotidianas. Que as dicas acima possam lhe ajudar a ser alguém mais resiliente!

E você, querida pessoa, tem desenvolvido a sua resiliência? De que maneira? Deixe o seu comentário no espaço abaixo. Por fim, lembre-se de compartilhar este artigo nas suas redes sociais. Assim, você estimulará todos os seus amigos, colegas, familiares e muitas outras pessoas a desenvolver a resiliência e alcançar uma vida mais feliz!