empresa-online

5 dicas para te ajudar a empreender online

Por: José Roberto Marques | Blog | 27 de julho de 2020

A internet é um ambiente muito fértil e democrático. Por meio dela, muitas pessoas conseguem oferecer seus produtos, serviços, conhecimentos e opiniões para pessoas do mundo inteiro. Rompendo as barreiras da distância física, o mundo digital conecta as pessoas e tem ajudado muita gente a empreender.

Empreender online pode ser feito de diversas formas: alimentar um blog, escrever um e-book, lançar um podcast, criar um canal no Youtube, criar um site para seu negócio e até mesmo vender seu próprio curso online. Possibilidades não faltam, mas concorrência também não.

Por isso, para te ajudar a ganhar dinheiro empreendendo na web, confira as cinco dicas a seguir:

  1. Tenha um assunto específico forte

Não importa qual seja a mídia específica que escolheu para compartilhar seus conhecimentos, a primeira dica é: encontre o seu assunto. Não dá para ser generalista na internet, já que existe muita gente falando sobre tudo o que você possa imaginar. Portanto, foque em uma área do conhecimento que você domina e especialize-se nela.

Crie autoridade mostrando que você realmente tem vasta e profunda experiência no assunto escolhido e construa diferenciais em relação aos seus concorrentes (pessoas que abordam o mesmo assunto – ou semelhantes).

  1. Desenvolva a resiliência

A internet é democrática, conecta pessoas, possui suas facilidades e realmente já ajudou muita gente a ganhar muito dinheiro. No entanto, isso não significa que essa trajetória seja simples, fácil ou rápida.

Construir uma imagem, ganhar audiência e engajar essas pessoas até que sua ideia ganhe escala leva algum tempo e pode exigir que você mude de estratégia em alguns momentos. Seja resiliente nesses altos e baixos.

  1. Saiba adaptar-se

A internet de maneira geral e, mais especificamente, os sites de busca e as redes sociais possuem suas leis e normas próprias, algoritmos, regras e funcionalidades. Para que você seja um bom empreendedor nessas plataformas, precisa conhecer bem as regras do jogo de cada uma delas.

Você é feliz?

Além disso, é preciso ter em mente que o funcionamento dessas plataformas sofre adaptações e alterações quase diariamente, e é preciso acompanhar as atualizações para não ficar pra trás. A única constante na internet é a mudança. Por isso, tudo é efêmero, redes sociais nascem e morrem, assuntos ficam obsoletos e nenhuma estratégia funcionará para sempre.

  1. Estude

Por falar em estratégias que não funcionam para sempre, você, enquanto empreendedor, deve recalcular a rota sempre que não estiver obtendo os resultados que deseja. Mudar de rede social, de linguagem, de plataforma, de dias, de horários de postagem, de segmentação de público, enfim, algo precisa ser modificado para melhorar seu desempenho.

Como você pode perceber, são muitos os itens a serem levados em consideração. Empreender online exige muito estudo sobre todos esses quesitos: o assunto que você cobre, o público-alvo com o qual você se comunica, as mídias que você usa, as métricas que precisa monitorar e as escolhas estratégicas que faz.

Assim, nunca deixe de estudar e atualizar seus conhecimentos e pesquisas sobre todos esses temas. Cursos, treinamentos, livros, estudos, relatórios e eventos estão aí para que você participe e amplie seus horizontes.

  1. Faça Networking

Por falar em eventos, sabia que eles são ótimas oportunidades para conhecer pessoas de sucesso que podem te ajudar em seu empreendimento online? No mundo dos negócios, ninguém faz nada sozinho e na web não é diferente. É sempre importante conversar, ou mesmo obter mentorias, com profissionais de sua área que já alcançaram o sucesso que você deseja. Essas pessoas já conhecem o caminho das pedras e podem prestar um auxílio valioso.

Além disso, ter contatos com pessoas com diferentes expertises pode gerar parcerias bastante produtivas, pois é somando conhecimentos que as ideias tomam forma, são aprimoradas e atingem seus objetivos.

Seguindo as dicas acima, as suas chances de empreender online com sucesso aumentarão consideravelmente.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: