Ser bem-sucedido profissionalmente vai além das boas qualificações que você soma em seu currículo. Saber se portar adequadamente no local de trabalho é fundamental para construir relações interpessoais positivas, ser bem avaliado e cotado para promoções. E você, de 0 a 10, como avalia os seus comportamentos no dia a dia com seus colegas, líderes e clientes? Reflita e avalie se está dando o seu melhor!

Trago estes questionamentos porque alguns erros de etiqueta profissional podem levar até mesmo à demissão do funcionário. No ambiente corporativo existem certos comportamentos que são inaceitáveis, pois se mostram nocivos e distantes do que se deseja de um colaborador. Quando estes realmente se sobrepõem ao seu bom desempenho, acabam fazendo com que a empresa tenha que tomar atitudes drásticas para evitar que se espalhem.

Mantenha-se motivado e conquiste resultados extraordinários!
Baixe meu ebook “O Colecionador de sucessos”, é um presente!

16 Dicas de Etiqueta Profissional no Local de Trabalho

Pensando em te ajudar a não errar, eu trouxe 16 exemplos que ajudam a ilustrar os tipos de atitudes que um profissional não deve ter em sua empresa:

Utilizar os Recursos da Empresa Para Finalidades Pessoais

Algo bastante deselegante no ambiente corporativo é usar os recursos, como telefone, impressora e internet, da empresa para finalidades pessoais. Claro que existem exceções e momentos em que é necessário resolver alguma questão pessoal no escritório, mas compreenda que deve ser uma situação isolada e não rotineira.

Não use os recursos da empresa para servir aos seus interesses, pois além de antiético, isso se configura num mau exemplo para todos ao seu redor e também mancha sua boa reputação.

Roupas Inadequadas ao Ambiente

PSC

Boa parte das empresas não exige o uso de uniformes para os profissionais por confiar no bom senso deles para a escolha de suas vestimentas. Para escolher que tipo de roupa usar no ambiente profissional é interessante observar qual o segmento de atuação da organização, seguir o seu dress code empresarial, bem como observar sempre se a sua forma de se vestir está compatível com o ambiente.

De maneira geral, o que se recomenda é evitar roupas muito chamativas que tirem o foco do trabalho, muito justas (isso vale também para os homens), curtas, decotadas ou que apresentem muita informalidade (a menos que o local de trabalho seja informal).

Local de Trabalho Não é Local Para Brincadeiras

Ser uma pessoa bem-humorada é ótimo e se reflete até mesmo em mais produtividade no ambiente de trabalho, porém, antes de se tornar o comediante do escritório compreenda que local de trabalho não é local para brincadeiras fora do tom. Dar apelidos para colegas, criar pegadinhas ou mesmo enviar piadinhas pela rede de comunicação interna se qualifica como um comportamento inadequado.

Ter sempre um sorriso para os outros colaboradores e bom humor; são excelentes qualidades, mas cuide para não exagerar e se tornar autor de piadas sem graça ou mesmo para não constranger os demais e se sabotar.

Mantenha a Discrição

Enquanto está no local de trabalho procure ser uma pessoa mais comedida, tanto no volume da voz quanto na forma de gesticular e se sentar. Faz parte de a etiqueta profissional ter comportamentos discretos para evitar atrapalhar o trabalho dos demais, bem como para não se tornar conhecido como uma pessoa inconveniente. Saiba que os outros desenvolvem opiniões sobre você de acordo com a maneira como se porta.

Não Faça Comentários Maldosos Sobre os Colegas

Sabemos que, às vezes, é difícil não ficar irritado com esse ou aquele colega, mas faz parte do código de etiqueta profissional no local de trabalho evitar comentários que gerem fofocas e inimizades. Cuide do que fala, pois além de não ser adequado falar mal de outros colaboradores, esses boatos podem se voltar contra você mesmo e acabar prejudicando sua carreira.

Cuidado com o Ambiente de Trabalho Hostil

Este é, sem dúvida, um dos conflitos mais presentes dentro das empresas que pode se dar tanto entre colaboradores quanto entre líderes e seus subordinados. A rivalidade e hostilidade presentes no ambiente de trabalho influenciam não só os resultados e as atividades executadas como também passa a ser uma corrente negativa que podem impactar outros trabalhadores.

Se um profissional possui conflitos com seu supervisor seja por insubordinação, pensamentos opostos ou mesmo por autoritarismo, por exemplo, a tendência é que ele influencie mais colegas a terem o mesmo comportamento e não o contrário.

Neste sentido, é fundamental que os gestores estejam sempre atentos e dispostos a melhorar e propiciar uma atmosfera de trabalho saudável e estimulada ao desenvolvimento onde os funcionários se sintam constantemente valorizados e bem relacionados uns com os outros. Por isso, promover a liberdade de expressão, o respeito e o bom convívio entre colaboradores é fundamental.

Manter Um Bom Relacionamento

Promova atividades de confraternização: Essas atividades darão oportunidade para que os profissionais se conheçam em um nível mais humano, também é de grande valia para uma organização. Isso porque quando as pessoas trabalham com pessoas com quem se importam, a atividade ganha um valor que vai além do financeiro.

Solucione Conflitos

Uma grande dificuldade de muitas pessoas é solucionar conflitos. Neste momento você tem que ter muita sensibilidade e cuidado para a solução de algum conflito entre a equipe. Deverá encontrar uma solução rápida e adequada para o problema.

Respeite Toda a Equipe

Fortalecer a confiança e o respeito entre você, seu líder e equipe. A pessoa que participa e respeita toda a equipe na participação dos projetos e metas, dando espaço para a criatividade e contribuição de cada colega para o alcance desses projetos, fortalece o sentimento de confiança e respeito. Isso faz com que a equipe cresça junto.

Não Discuta

Todo debate é bem-vindo e produtivo no ambiente de trabalho, pois através dele, todos têm espaço para expor suas ideias e contribuir positivamente com os processos da empresa. Porém, o resultado é outro se você transforma uma simples conversa em uma discussão. Para evitar esse contexto, ouça com atenção os argumentos da outra pessoa, converse com calma, utilize um tom de voz adequado e se for necessário, reflita sobre a relevância do assunto e altere o motivo da conversa.

Pense Antes de Falar

A impulsividade é características de pessoas nervosas. Não pensam antes de falar. Quando estiver numa situação em que você percebe que está ficando nervoso, antes de reagir, pare. Respire fundo, se for o caso pare o que está fazendo por um momento, pela licença e pense sobre o que está ocorrendo e escolha a melhor maneira de agir.

Questione ao Invés de Debater

Antes de começar uma discussão, um debate entre algum colega, melhor procurar se questionar ao invés de dar continuidade à discussão. Esse exercício de fazer questionamentos com você mesmo, vai fazer com que fique mais calmo, mesmo se o clima esteja sob pressão. Agindo assim, você pode avaliar a situação sob um novo contexto. Isso só não ajuda no trabalho mas, como nos seus relacionamentos pessoais.

Não Crie Problemas Onde Não Tem

Uma dica baseada em um conceito budista, mas é bastante útil nos dias de hoje. “Antes de ir embora, mentalize uma caixa. Jogue ali dentro todos os acontecimentos do dia e a imagine flutuando para bem longe de você”. Não procure problemas pra você. Relaxe e não deixe que eles tomem conta do seu dia.

Desligue ou Tire o Celular do Seu Alcance

Uma das principais distrações no ambiente de trabalho, o seu celular. O vilão que tira a concentração da sociedade mundial. Tome cuidado para não se deixar distrair com mensagens, aplicativos, redes. Cuidado para não perder seu tempo. Melhor deixar no silencioso, desligar ou guarda-lo dentro da gaveta, longe dos seus olhos, para não correr o risco de dar uma olhadinha e passar o tempo. As mensagens e chamadas podem te tirar o foco e a calma.

Separe Tarefas Pessoais de Profissionais

Procure gerenciar suas tarefas pessoais e profissionais fazendo uma lista e observando cada uma delas como “urgentes” e “importantes”. Deixe-as sempre a vista. Quando começar uma tarefa, procure concluí-la. Estabeleça a prioridade e tempo de execução de cada uma delas.

Não Leve Problemas Pessoais Para o Trabalho

Isso vai te ajudar a encontrar mais calma e equilíbrio para executar suas tarefas no trabalho. Deixe seus problemas pessoais, familiares em casa. Procure focar no seu trabalho, enquanto estiver no trabalho. Quando voltar pra casa, se concentre na resolução do problema pessoal e tente resolvê-lo.

O que achou das dicas de etiqueta profissional no local de trabalho? Se você gostou compartilhe com os seus colegas e passe o bom senso adiante.

Deixe seu Comentário.

 

Copyright: https://www.shutterstock.com