Bom humor no dia a dia é essencial, pois não há nada melhor do que profissionais que têm uma alegria no seu jeito de viver e de se relacionar com as pessoas ao seu redor. Na empresa, por exemplo, isso faz toda a diferença na qualidade do ambiente, na comunicação interpessoal e na construção de relacionamentos mais positivos com os seus colegas, clientes e líderes.

O que mais pesa nessa questão é que nem todos os profissionais são bem-humorados ou já acordam “com o pé direito”. Até aí, tudo bem, afinal, nem todos têm realmente esse perfil e não devem ser condenados por isso. O que não pode acontecer é haver um mau humor gratuito, aquele que contamina e estraga o clima dos departamentos e a motivação das pessoas ao redor.

Dessa forma, neste artigo, você vai conferir os benefícios do bom humor no trabalho, bem como algumas dicas práticas para melhorar o seu humor no dia a dia profissional. Ficou curioso? Então, continue a leitura a seguir e saiba mais!

Como o bom humor beneficia o dia a dia de trabalho?

O ideal é que a harmonia no ambiente profissional seja construída conjuntamente por todos os colaboradores da empresa, pois cuidar da qualidade do local de trabalho deve ser uma responsabilidade e um compromisso de todos os funcionários, independentemente do seu humor do dia. Isso não quer dizer que você deve rir de todos ou fazer piadas de tudo. Bom senso é fundamental para não exagerar! A seguir, você vai conhecer 4 benefícios do bom humor no trabalho!

1. Leveza no clima organizacional

Hoje em dia, as pessoas passam em média 1/3 do seu dia no trabalho. Portanto, não devemos criar um clima pesado, em que as pessoas estão sempre sérias ou estressadas ao executar as suas tarefas. É claro que a seriedade e o profissionalismo continuam importantes, mas podemos sorrir, ser simpáticos e manifestar carinho e graça uns aos outros. Especialmente durante as pausas e refeições, dar risadas e ter conversas amenas fortalece a amizade e ameniza o estresse da vida profissional.

2. Melhores relacionamentos interpessoais

A antipatia é um obstáculo enorme em qualquer relacionamento, e isso vale não apenas para a vida pessoal, mas também para a vida profissional. É claro que você não tem a obrigação de ser simpático o tempo inteiro, mas saiba que o bom humor pode levá-lo a conquistar clientes, colegas e chefes. Com simpatia, fica mais fácil resolver problemas, esclarecer ideias, tirar dúvidas e até mesmo conduzir negociações complexas. Isso torna os relacionamentos interpessoais mais saudáveis e produtivos.

3. Bem-estar, motivação e produtividade

PSC

Você já trabalhou em um ambiente tóxico, em que as pessoas são muito estressadas ou quase não se falam? Isso é terrível, pois gera um mal-estar mental em todos e cria um clima pesado. Nessas situações, a motivação para o trabalho diminui e, consequentemente, a produtividade também. É por isso que aqueles ambientes em que as pessoas são mais bem-humoradas não raro alcançam bons níveis de produtividade. Gente feliz trabalha com motivação e, consequentemente, alcança melhores resultados!

4. Serenidade para superar as adversidades

É claro que nem sempre o clima vai ser leve. As empresas passam por problemas e crises. Todavia, se há, geralmente, bom humor e amizade entre os colaboradores, certamente fica mais fácil confiar uns nos outros, tanto em termos de trabalho quanto em apoio emocional. Isso ajuda os times de trabalho a superarem com mais garra e energia as suas adversidades. Nesses momentos, a postura do líder, que é sempre a referência da equipe, é também determinante na superação dos obstáculos.

Como desenvolver o bom humor no dia a dia de trabalho?

Quer aprender como você pode colaborar com o bom humor no trabalho e com a criação de um espaço mais produtivo, harmonioso e empático? Confira as nossas dicas a seguir!

1. Alimente pensamentos positivos

Os pensamentos guiam as nossas ações. Portanto, quanto melhores e mais positivos eles forem, melhores serão os sentimentos e emoções alimentadas e vividas diariamente. Busque, então, pensar de forma otimista, enxergando o seu trabalho como uma forma de crescer e desenvolver o seu potencial, bem como de conquistar o sucesso que você busca. Isso, com certeza, o ajuda no seu bom humor. Não pense na vida profissional como um mero meio de subsistência. Ela é o seu talento em prática!

2. Tenha atitudes positivas

Não adianta só pensar, temos que agir também.  Por isso, busque ter atitudes positivas no seu dia a dia: cumprimente os seus colegas ao chegar ao trabalho e ao sair, tenha um sorriso sempre receptivo no rosto e esteja aberto a colaborar e a ser ajudado também. Por menores que possam parecer, essas pequenas ações somadas influenciam diretamente a qualidade do ambiente de trabalho e a relação com os seus colegas. Faça a sua parte!

3. Policie a maneira como você lida com os seus problemas

Problemas, todos nós temos. O que não pode acontecer é que eles se tornem uma desculpa para você não se relacionar positivamente com as pessoas ao seu redor ou para espalhar energias ruins no ambiente. Estar em contato com os seus colegas ajuda a manter a sua produtividade, a pensar positivo e até mesmo a ter ideias para resolver as suas dificuldades. Administre a sua ansiedade e procure separar os problemas da vida pessoal da vida profissional. Se necessário, procure ajuda!

4. Faça a sua parte, mesmo que os outros não estejam fazendo

Na prática, essa dica quer dizer que mesmo que você não seja a pessoa mais bem-humorada do mundo, você também não tem o direito de boicotar o bom humor dos seus colegas de trabalho com comentários ranzinzas. Lembre-se: se naquele momento você não pode ajudar, também não atrapalhe a alegria dos outros. Se estiver em um dia difícil, fique mais em silêncio. Da mesma maneira, respeite o espaço de cada um. Se você fizer a sua parte espalhando o bom humor, talvez as pessoas sigam o seu exemplo!

Aproveites estas dicas e busque colocá-las em prática no seu dia a dia de trabalho. Isso melhora consideravelmente a sua rotina e as suas relações, faz bem para a sua saúde emocional e física e, acredite, potencializa os seus resultados!

E você, querida pessoa, se considera alguém bem humorado no trabalho? Como analisa a importância desse fator na vida profissional? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!