Bom humor no trabalho: como isso ajuda a ter uma rotina melhor na empresa

Por: José Roberto Marques | Blog | 10 de janeiro de 2017
Profissional sorrindo, fazendo sinal de positivo, mostrando como bom humor no trabalho faz diferença

Wakebreakmedia/Shutterstock O bom humor ajuda a melhorar o dia a dia, o ambiente de trabalho e a produtividade!

Bom humor no trabalho é essencial, pois não há nada melhor do que profissionais que tem uma alegria em seu jeito de viver e de se relacionar com as pessoas ao seu redor.  Na empresa, por exemplo, isso faz toda diferença na qualidade do ambiente, na comunicação interpessoal e na construção de relacionamentos mais positivos como seus colegas, clientes e líderes.

O que mais pesa nesta questão é que nem todos os profissionais são bem-humorados ou já acordam com o pé direito. Até ai tudo bem, afinal, nem todos têm realmente este perfil e não devem ser condenados por isso. O que não pode acontecer é haver um mau humor gratuito, daquele que por onde passa contamina e estraga o clima dos departamentos e a motivação das pessoas.

Por isso, o ideal é que esta harmonia seja construída conjuntamente por todos os colaboradores da empresa, pois cuidar da qualidade do local de trabalho deve ser uma responsabilidade e um compromisso de todos os funcionários independente do seu humor do dia. Isso não quer dizer que você deva rir de todos ou fazer piadas de tudo. Bom senso é fundamental para não exagerar!

Para isso, o ideal é que esta harmonia seja construída conjuntamente por todos os colaboradores da empresa, pois cuidar da qualidade do local de trabalho deve ser uma responsabilidade e um compromisso de todos os funcionários independente do seu humor do dia. Isso não quer dizer que você deva rir de todos ou fazer piadas de tudo. Bom senso é fundamental para não exagerar!

 Dicas Para Ter Bom Humor no Trabalho

Quer aprender como você pode colaborar para o bom humor no trabalho e para criar um espaço mais produtivo, harmonioso e empático? Veja minhas dicas:

Alimente pensamentos positivos

Os pensamentos guiam nossas ações, portanto, quanto melhores e mais positivos eles são, melhores são os sentimentos e emoções alimentadas e vividas diariamente. Busque então pensar de forma otimista, enxergar seu trabalho como uma forma de crescer e desenvolver seu potencial e de conquistar o sucesso que busca. Isso, com certeza, ajuda em seu bom humor.

Tenha atitudes positivas

Não adianta pensar, tem que agir também.  Por isso, busque ter atitudes positivas em seu dia a dia, cumprimente seus colegas ao chegar ao trabalho e ao sair, tenha um sorriso sempre receptivo no rosto e esteja aberto a colaborar e a ser ajudado também. Por menores que possam parecer, estas pequenas ações somadas influenciam diretamente na qualidade do ambiente de trabalho e na relação com seus colegas. Faça sua parte!

Procure se policiar

Problemas, todos nós temos. O que não pode acontecer é de estes problemas se tornarem uma desculpa para você não se relacionar positivamente com as pessoas ao seu redor ou para espalhar energias ruins no ambiente. Estar em contato com seus colegas ajuda a manter sua produtividade, a pensar positivo e pode até mesmo ajudar a ter ideias para resolver suas dificuldades.

Faça sua parte

Na prática isso quer dizer que mesmo que você não seja a pessoa mais bem-humorada do mundo, você também não tem o direito de boicotar o bom humor dos seus colegas de trabalho com comentários ranzinzas. Lembre-se, se naquele momento você não pode ajudar, também não atrapalhe a alegria dos outros.

Aproveites estas dicas e busque colocá-las em prática em seu dia a dia de trabalho. Isso melhora consideravelmente sua rotina, suas relações, faz bem para sua saúde emocional e física e, acredite, potencializa os seus resultados.

Deixe seu Comentário: