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10 Passos Para Deixar o Seu Cliente Satisfeito e Com Vontade de Voltar

Por: José Roberto Marques | Blog | 17 de junho de 2019

No passado, as cidades, principalmente as menores, tinham poucos estabelecimentos de um mesmo segmento. Assim, era mais fácil que um supermercado, uma loja de roupas ou um restaurante, por exemplo, conquistassem vários clientes. Porém, o tempo foi passando, o país foi se desenvolvendo e, hoje, a concorrência está se tornando cada vez mais acirrada. Dessa maneira, não basta mais ter um produto de qualidade para oferecer, é preciso deixar o cliente satisfeito de uma forma bem mais abrangente.

E é importante deixar claro que não vejo a concorrência de forma negativa, afinal, através dela, empresas e profissionais têm a oportunidade de se desenvolverem, se reinventarem e se tornarem cada vez melhores. Se você deseja mostrar ao seu cliente que a sua empresa é a melhor opção, continue acompanhando e saiba como fazer isso com maestria.

Dicas Para Deixar o Cliente Satisfeito e Encantado Com a Sua Empresa

Se você vende roupas, alimentos, eletrônicos, serviços de beleza, de conserto de carros ou qualquer outra natureza, provavelmente conhece outro estabelecimento que ofereça o mesmo. Então, como se diferenciar? Como mostrar para o seu cliente que você tem a melhor opção para ele? A resposta para esses questionamentos é: realmente sendo o melhor. Para saber como conseguir isso, é só colocar as dez dicas a seguir em prática.

1 – Demonstre Paixão Pelo Que Faz

Muitas empresas utilizam o chamado storytelling, uma técnica que consiste em criar uma história relacionada à empresa para encantar os consumidores. Que tal se inspirar nessa estratégia, mas contando algo real e que faça parte da sua vida? Para isso, reflita sobre a sua trajetória e o que te levou a abrir esse negócio. Ao expressar sua paixão, seus colaboradores e clientes serão contagiados e verão verdade em cada ação que a empresa realizar.

2 – Tenha Sempre o Objetivo de Surpreender

Você deseja oferecer aos clientes apenas o que eles esperam e ver a sua empresa ser considerada dentro da média ou ultrapassar as expectativas e surpreendê-los? Espero que tenha respondido a segunda alternativa, pois é através desse pensamento que conseguirá se destacar e ver a sua clientela se expandir cada vez mais. Apenas tome o cuidado para não se exceder e desenvolver coisas que sirvam apenas para chamar a atenção, lembre-se que é importante manter o foco nas necessidades do consumidor.

3 – Desenvolva Produtos e Serviços de Acordo Com as Necessidades dos Clientes

Por falar nas necessidades dos clientes, são elas que devem ser o foco na hora de tomar decisões para desenvolver produtos ou serviços. Se tem uma loja de roupas, por exemplo, considere o seu público ao buscar fornecedores e fazer compras. Afinal, se pretende atingir pessoas que tenham um estilo jovem e despojado, não faz sentido investir em peças formais. Olhe sempre para o seu público-alvo e defina estratégias específicas para ele.

4 – Capacite os Seus Colaboradores

Os funcionários de uma empresa, principalmente os que trabalham diretamente com o público, são o cartão de visitas do negócio. Dessa maneira, de nada adianta oferecer excelentes produtos se eles não estiverem capacitados para mostrar isso ao consumidor. Portanto, capacite os seus colaboradores, valorize-os e ouça o que eles têm a dizer, pois quanto mais satisfeitos estiverem em suas funções, melhor será o atendimento que irão oferecer.

5 – Esteja Preparado Para Resolver Eventuais Problemas

Por mais que se esforce para oferecer o melhor produto e o melhor atendimento, é natural que problemas aconteçam. Para evitar que um pequeno contratempo se transforme em algo maior, é necessário que tenha um plano predefinido para lidar em situações assim. Acredite, existem clientes que se tornam fiéis após verem a boa vontade e agilidade de uma empresa para resolver um problema.

6 – Agilidade Para Responder Mensagens nos Canais de Comunicação

Hoje em dia, grande parte das empresas oferece várias opções de contato para os clientes, como telefone, WhatsApp, e-mail, redes sociais. Porém, mais importante do que ter essa lista extensa é oferecer um atendimento ágil. Dessa maneira, se sente que não terá como responder rapidamente em todos esses canais, foque naqueles que os clientes demonstrarem preferência.

7 – Mantenha a Qualidade nas Entregas

Se a sua empresa oferecer a opção de entrega em casa, faça o que puder para que tudo aconteça de modo seguro e, claro, o produto chegue pontualmente na casa do cliente. No caso de estabelecimentos que vendem comida, é fundamental testar vários tipos de embalagem até encontrar a melhor opção, que mantenha o alimento aquecido e não seja danificado no caminho. Se for utilizar um serviço de entrega terceirizado, pesquise sobre a empresa, afinal, ela estará representando o seu negócio perante os clientes.

8 – Ouça o Que os Clientes Dizem

Se a sua intenção é deixar o cliente satisfeito, nada melhor do que ouvir o que ele tem a dizer sobre a sua empresa, certo? Dessa maneira, adote o hábito de fazer pesquisas de satisfação, acolha as pessoas que forem fazer alguma reclamação pessoalmente ou por telefone e esteja sempre atento ao que dizem sobre a sua marca nas redes sociais. Ao invés de se zangar com os feedbacks negativos, poderá usá-los para evoluir.

9 – Invista no Atendimento Pós-venda

Recentemente, comprei um par de óculos, então, dias depois recebi uma mensagem no WhatsApp da mesma pessoa que me atendeu na loja com extrema atenção e gentileza, perguntando se eu estava satisfeito com o produto. Veja só, um gesto extremamente simples, que não custou nada para a loja e fez com que eu me sentisse valorizado como consumidor. Quando precisar de novos óculos, acho que nem preciso dizer qual será a primeira loja que virá à minha mente, não é mesmo? Invista em um pós-venda de qualidade e fortaleça a relação com quem já é seu cliente!

10 – Faça o Seu Cliente Se Sentir Especial

Por último, é importante que tenha sempre o objetivo de fazer o seu cliente se sentir especial, seja enviando uma mensagem perguntando se ele ficou satisfeito com a compra, parabenizando-o pelo seu aniversário, oferecendo um atendimento personalizado. Por um momento, coloque-se no lugar das pessoas que procuram o seu estabelecimento e pense na maneira que gostaria de ser recebido. Assim, conseguirá identificar boas oportunidades de surpreender e encantar.

Como sabiamente disse o escritor Michael LeBoeuf, um cliente satisfeito é a melhor estratégia de negócios de todas. E ele tem toda a razão, pois a pessoa que sai satisfeita da sua empresa irá indicá-la para amigos e ajudar a construir um nome forte no mercado. Portanto, faça da satisfação dos seus clientes a sua maior missão.

 

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