No passado, as cidades, principalmente as menores, tinham poucos estabelecimentos de um mesmo segmento. Assim, era mais fácil que um supermercado, uma loja de roupas ou um restaurante, por exemplo, conquistassem vários clientes. Porém, o tempo foi passando, o país foi se desenvolvendo e, hoje, a concorrência está se tornando cada vez mais acirrada. Dessa maneira, não basta mais ter um produto de qualidade para oferecer, é preciso deixar o cliente satisfeito de uma forma bem mais abrangente.

E é importante deixar claro que não vejo a concorrência de forma negativa, afinal, através dela, empresas e profissionais têm a oportunidade de se desenvolverem, se reinventarem e se tornarem cada vez melhores. Se você deseja mostrar ao seu cliente que a sua empresa é a melhor opção, continue acompanhando e saiba como fazer isso com maestria.

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Dicas Para Deixar o Cliente Satisfeito e Encantado Com a Sua Empresa

Se você vende roupas, alimentos, eletrônicos, serviços de beleza, de conserto de carros ou qualquer outra natureza, provavelmente conhece outro estabelecimento que ofereça o mesmo. Então, como se diferenciar? Como mostrar para o seu cliente que você tem a melhor opção para ele? A resposta para esses questionamentos é: realmente sendo o melhor. Para saber como conseguir isso, é só colocar as dez dicas a seguir em prática.

1 – Demonstre Paixão Pelo Que Faz

Muitas empresas utilizam o chamado storytelling, uma técnica que consiste em criar uma história relacionada à empresa para encantar os consumidores. Que tal se inspirar nessa estratégia, mas contando algo real e que faça parte da sua vida? Para isso, reflita sobre a sua trajetória e o que te levou a abrir esse negócio. Ao expressar sua paixão, seus colaboradores e clientes serão contagiados e verão verdade em cada ação que a empresa realizar.

2 – Tenha Sempre o Objetivo de Surpreender

Você deseja oferecer aos clientes apenas o que eles esperam e ver a sua empresa ser considerada dentro da média ou ultrapassar as expectativas e surpreendê-los? Espero que tenha respondido a segunda alternativa, pois é através desse pensamento que conseguirá se destacar e ver a sua clientela se expandir cada vez mais. Apenas tome o cuidado para não se exceder e desenvolver coisas que sirvam apenas para chamar a atenção, lembre-se que é importante manter o foco nas necessidades do consumidor.

3 – Desenvolva Produtos e Serviços de Acordo Com as Necessidades dos Clientes

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Por falar nas necessidades dos clientes, são elas que devem ser o foco na hora de tomar decisões para desenvolver produtos ou serviços. Se tem uma loja de roupas, por exemplo, considere o seu público ao buscar fornecedores e fazer compras. Afinal, se pretende atingir pessoas que tenham um estilo jovem e despojado, não faz sentido investir em peças formais. Olhe sempre para o seu público-alvo e defina estratégias específicas para ele.

4 – Capacite os Seus Colaboradores

Os funcionários de uma empresa, principalmente os que trabalham diretamente com o público, são o cartão de visitas do negócio. Dessa maneira, de nada adianta oferecer excelentes produtos se eles não estiverem capacitados para mostrar isso ao consumidor. Portanto, capacite os seus colaboradores, valorize-os e ouça o que eles têm a dizer, pois quanto mais satisfeitos estiverem em suas funções, melhor será o atendimento que irão oferecer.

5 – Esteja Preparado Para Resolver Eventuais Problemas

Por mais que se esforce para oferecer o melhor produto e o melhor atendimento, é natural que problemas aconteçam. Para evitar que um pequeno contratempo se transforme em algo maior, é necessário que tenha um plano predefinido para lidar em situações assim. Acredite, existem clientes que se tornam fiéis após verem a boa vontade e agilidade de uma empresa para resolver um problema.

6 – Agilidade Para Responder Mensagens nos Canais de Comunicação

Hoje em dia, grande parte das empresas oferece várias opções de contato para os clientes, como telefone, WhatsApp, e-mail, redes sociais. Porém, mais importante do que ter essa lista extensa é oferecer um atendimento ágil. Dessa maneira, se sente que não terá como responder rapidamente em todos esses canais, foque naqueles que os clientes demonstrarem preferência.

7 – Mantenha a Qualidade nas Entregas

Se a sua empresa oferecer a opção de entrega em casa, faça o que puder para que tudo aconteça de modo seguro e, claro, o produto chegue pontualmente na casa do cliente. No caso de estabelecimentos que vendem comida, é fundamental testar vários tipos de embalagem até encontrar a melhor opção, que mantenha o alimento aquecido e não seja danificado no caminho. Se for utilizar um serviço de entrega terceirizado, pesquise sobre a empresa, afinal, ela estará representando o seu negócio perante os clientes.

8 – Ouça o Que os Clientes Dizem

Se a sua intenção é deixar o cliente satisfeito, nada melhor do que ouvir o que ele tem a dizer sobre a sua empresa, certo? Dessa maneira, adote o hábito de fazer pesquisas de satisfação, acolha as pessoas que forem fazer alguma reclamação pessoalmente ou por telefone e esteja sempre atento ao que dizem sobre a sua marca nas redes sociais. Ao invés de se zangar com os feedbacks negativos, poderá usá-los para evoluir.

9 – Invista no Atendimento Pós-venda

Recentemente, comprei um par de óculos, então, dias depois recebi uma mensagem no WhatsApp da mesma pessoa que me atendeu na loja com extrema atenção e gentileza, perguntando se eu estava satisfeito com o produto. Veja só, um gesto extremamente simples, que não custou nada para a loja e fez com que eu me sentisse valorizado como consumidor. Quando precisar de novos óculos, acho que nem preciso dizer qual será a primeira loja que virá à minha mente, não é mesmo? Invista em um pós-venda de qualidade e fortaleça a relação com quem já é seu cliente!

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10 – Faça o Seu Cliente Se Sentir Especial

Por último, é importante que tenha sempre o objetivo de fazer o seu cliente se sentir especial, seja enviando uma mensagem perguntando se ele ficou satisfeito com a compra, parabenizando-o pelo seu aniversário, oferecendo um atendimento personalizado. Por um momento, coloque-se no lugar das pessoas que procuram o seu estabelecimento e pense na maneira que gostaria de ser recebido. Assim, conseguirá identificar boas oportunidades de surpreender e encantar.

Como sabiamente disse o escritor Michael LeBoeuf, um cliente satisfeito é a melhor estratégia de negócios de todas. E ele tem toda a razão, pois a pessoa que sai satisfeita da sua empresa irá indicá-la para amigos e ajudar a construir um nome forte no mercado. Portanto, faça da satisfação dos seus clientes a sua maior missão.

 

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