Gestão-de-alta-performance

8 Dicas Para Criar uma Gestão de Alta Performance na Sua Empresa

Por: Pollyana Ribeiro | Blog | 08 de agosto de 2019

Gestão de Alta Performance é um modelo que busca a eficiência em todos os sentidos dentro de uma empresa. Ela acontece quando um grupo de funcionários se torna uma equipe forte, com objetivos em comum para trabalhar em prol do sucesso da organização. Para conseguir isso o líder tem um papel fundamental, pois ele atua como coach e mentor dos colaboradores, motivando-os a melhorar cada vez mais. Continue acompanhando este artigo e aprenda o que é necessário para ter uma gestão de alto desempenho no seu negócio e fazê-lo prosperar e crescer cada vez mais.

Quer descobrir como tornar seu cotidiano empresarial mais simples e eficaz?
Clique aqui, desenvolvi um material com as melhores ferramentas de gestão.

O Que é Gestão de Alta Performance?

Com o mercado cada vez mais inovador e competitivo, não basta apenas que as empresas busquem desenvolver bons produtos e serviços. Elas precisam oferecer sempre mais, o chamado “overdelivery”, o que inclui atendimento cada vez mais personalizado, entrega barata, grátis e rápida, formas de pagamento facilitadas e tudo o que for possível para entregar sempre o melhor para os seus clientes. É aí que entra a gestão de alta performance, uma forma de liderar a equipe com foco na excelência e que tem como objetivo  trazer à tona o melhor que cada colaborador tem a oferecer.

8 Dicas Poderosas para Construir uma Gestão de Alta Performance

Conheça quais são oito dos principais fundamentos de uma gestão empresarial eficiente e como estas ações ajudam na conquista de resultados extraordinários:

Dica 1 – Contrate as Pessoas Certas

O primeiro passo para ter uma gestão de alto desempenho é contratar as pessoas certas a fim de montar e contratar uma equipe coesa e com personalidades, conhecimentos, experiências e habilidades que se completem. Se não houver esse cuidado, há o risco de se contratar profissionais sempre com o mesmo perfil. Diversificar e unir competências diferentes são ações essenciais para fomentar bons resultados.

Por isso mesmo é importante que o líder defina os perfis que serão importantes para montar o time e, então, comece a procurá-los. Lembrando que, muitas vezes, existem talentos escondidos dentro da própria organização. Por isso é importante estar atento e buscar identificar e enxergar além daqueles já identificados.

Dica 2 – Não Seja Chefe. Seja Líder!

Se quer colocar em prática uma gestão de alta performance, esqueça o velho modelo de comando-controle, em que o gestor manda e os funcionários obedecem, sem nenhum tipo de autonomia. Essa abordagem se tornou ultrapassada porque poda o crescimento dos colaboradores, fazendo com que a empresa fique para trás e não avance em meio à concorrência.

Um líder é aquele que dá toda a orientação que sua equipe precisa, mas que confia em seus colaboradores a ponto de dar a eles liberdade para tomar determinados tipos de decisões. Isso faz com que eles se desenvolvam muito mais, se tornem mais autoconfiantes, sintam-se valorizados e reconhecidos e tragam soluções cada vez melhores para a organização.

Dica 3 – Estimule a Criatividade dos Funcionários

Promova palestras, treinamentos e cursos para seus colaboradores e estimule a criatividade e o crescimento de cada um deles. Quando mais se desenvolvem e capacitam, maiores são as chances de eles trazerem inovação para dentro da empresa e ajudá-la a crescer. Invista no seu capital humano, ele é a maior riqueza do seu negócio. Quanto mais motivada e integrada à equipe tiver, melhores serão os resultados conquistados por todos. Neste sentido, um poderoso instrumento para acelerar e impulsionar os resultados é o Coaching.

Dica 4 – Faça um bom planejamento

Um bom planejamento na empresa é sucesso para qualquer negócio. Uma boa gestão é aquela onde o planejamento é o começo de tudo. Faça uma boa pesquisa de mercado, o comportamento do personae da concorrência. São dados importantes para as ações de marketing. Depois de todos os dados pertinentes ao preparo do plano de negócios, é hora de implementar e entrar em ação. O resultado, com certeza, será satisfatório. 

Dica 5 – Mantenha um bom relacionamento com a equipe e clientes

Fique de olho no principal patrimônio da empresa: os funcionários e os clientes. Cuide das relações interpessoais e com os clientes. Clientes fiéis são aqueles que são tratados com importância e comprometimento. Num ambiente corporativo é possível, através de dinâmicas, reuniões, treinamentos, promover um ambiente saudável entre os colaboradores. Em relação à clientela, vale a penas investir em feedbacks, pesquisa de satisfação, etc. Existem várias soluções inteligentes e tecnológicas para monitorar se o cliente está satisfeito ou não. Procure sempre novas alternativas para fidelizar seus clientes. 

Dica 6 – Equipe coesa

Ter uma equipe coesa que fala a mesma língua é essencial para uma empresa. Sua equipe precisa se comunicar entre si facilmente e com o mesmo foco para evitar problemas internos e com clientes. Para isso é preciso investir em bons treinamentos. 

Conheça as ferramentas que irão potencializar seus processos!
É só clicar aqui, esteja a um passo de uma gestão em excelência!

Dica 7 – Liderança servidora

Dê o exemplo. Inspire seus colaboradores. Um bom líder não apenas ensina mas executa para dar o exemplo. Cada vez mais tem se falado em liderança servidora. A gestão antiga de que chefe só dá ordens já caiu em desuso, por isso, trabalhe junto com ele não perdendo o foco de gestor e não se esqueça de validar algum membro da equipe que executou o trabalho que lhe foi determinado com criatividade. Isso vai fazer com que sua equipe fique 100% motivada. 

Dica 8 – Avanços tecnológicos

No mundo de hoje, quem acompanha as mudanças de tecnologia e adapta seu negócio para isso, sai na frente. Um bom sistema de gestão empresaria tem que estar sempre de olho nas mudanças, com a inteligência artificial, tudo será diferente daqui para frente. A tecnologia está aí para agilizar vários processos e necessidades de uma empresa. É preciso se atualizar sempre e fazer uso de tantas ferramentas disponíveis no mercado. Existem vários softwares de gestão empresarial para potencializar e identificar mudanças e implementações que devem ser feitas na sua empresa. Vale a pena pesquisar!

Interessante, não é mesmo? Como podemos perceber é possível incentivar uma gestão de alta performance e estimular continuamente o desenvolvimento dos profissionais da empresa e ter resultados cada vez melhores. E você já conhecia este importante conceito de gerenciamento empresarial? Compartilhe sua opinião e as atitudes citadas que já são adotadas em sua empresa!

Copyright: https://www.shutterstock.com

Deixe seu Comentário: