A música é uma arte poderosa, que é formada através da combinação de vários tipos de sons. Mais do que agradar os nossos ouvidos, as canções têm o poder de nos fazer experimentar diversos tipos de sensações, existem aquelas que nos emocionam, outras que nos alegram e as que nos acalmam. É exatamente sobre esse último estilo que falarei no artigo de hoje, além de compartilhar 10 músicas para acalmar os nervos para que ouça quando precisar encontrar a sua paz interior.

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”, é um presente!

10 Músicas Para Acalmar os Nervos e Relaxar

Diversos cientistas se dedicam a pesquisar os efeitos que a música é capaz de causar nos seres humanos. Uma descoberta recente concluiu que determinadas canções podem atuar no cérebro reduzindo o nível de cortisol, o hormônio regulador do estresse, promovendo uma agradável sensação de relaxamento. Incrível, não é mesmo?

Aproveite e confira a seleção que preparei com dez canções fantásticas que irão te ajudar a se acalmar em episódios de estresse e ansiedade ou após um dia cansativo.

1 – I Can See Clearly Now – Johnny Nash

Uma música que, além de ser cantada por uma voz suave e agradável, traz uma mensagem maravilhosa de positividade. Seu nome, em português, significa “eu posso ver claramente agora” e fala sobre a importância de se manter a positividade mesmo em momentos de tempestade, porque o sol sempre volta a brilhar.

2 – Only Time – Enya

PSC

A cantora irlandesa Enya possui uma voz extremamente suave e, por isso, suas canções são sempre um clássico em playlists criadas para relaxamento. Escolhi especificamente a música “Only Time” pela mensagem importante que ela passa, de que apenas o tempo pode nos trazer uma série de respostas que insistimos em buscar imediatamente. Portanto, ouça, se acalme, desapegue-se do desejo de querer controlar tudo e tenha paciência.

3 – Ânima – Tribalistas

Essa música, composta e gravada pelo trio formado pelos grandes cantores brasileiros Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown, tem como principal mensagem a leveza que devemos buscar em nossas vidas. É uma canção singela, de versos curtos e que nos dizem muito a respeito as coisas que realmente importam, que são a nossa alma e tudo aquilo que carregamos dentro de nós.

4 – Sobre o Tempo – Pato Fu

Outra canção que fala sobre o tempo, que é popularmente conhecido como o senhor da razão, porque ele sempre tem algo a nos ensinar. Aproveite este momento para refletir enquanto ouve a bela voz da amapaense Fernanda Takai, vocalista da banda Pato Fu, cantando versos tão simples e, ao mesmo tempo, com tanto significado.

5 – Agora Eu Quero Ir – Anavitória

A combinação de vozes formada por Ana Clara e Vitória é realmente perfeita. Nessa canção elas falam sobre uma situação bastante comum, mas que pode nos fazer perder o chão, a desilusão amorosa. O diferencial da letra é realmente o desejo de recomeçar e se conhecer novamente, se redescobrir, afinal a vida continua e é importante saber aprender com cada queda, para que seja possível se levantar e iniciar uma nova história.

6 – Vilarejo – Marisa Monte

Quando a intenção é se acalmar, pensar em coisas simples é sempre uma boa saída e essa canção da Marisa Monte pode te ajudar nessa tarefa. De nome Vilarejo, descreve a simplicidade de um lugar em que todos são unidos e felizes, com as suas mesas fartas, as ruas tranquilas e as janelas e portas que estão sempre abertas.

7 – Wave – João Gilberto

Composta por Tom Jobim, Wave é uma canção icônica e que faz parte da bossa nova, um estilo musical tradicionalmente brasileiro e que possui uma batida única e relaxante. A música fala sobre a importância do amor e de compartilharmos a vida com aqueles que amamos, fazendo um comparativo com as belezas da natureza, mais precisamente das praias cariocas.

8 – A Paz – Roupa Nova

A banda brasileira Roupa Nova é conhecida por suas canções cheias de significado e melodias que tocam o nosso coração. Em “A Paz”, o amor é colocado como o elemento principal, a força capaz de unir as pessoas e fazer com que elas possam conviver em harmonia. É realmente uma música lindíssima e que irá fazer você refletir a respeito desse sentimento tão poderoso.

9 – Oração – A Banda Mais Bonita da Cidade

Essa canção se tornou um grande sucesso em 2011 e, mais de cinco anos após o seu lançamento, certamente ainda será capaz de tocar o seu coração e enchê-lo de amor e paz e de tudo aquilo que não pode ser guardado em uma despensa. Aproveite para assistir ao videoclipe e se deixe contagiar pela alegria de todas essas pessoas.

10 – Keep Your Eyes On Me (Tema do Filme “A Cabana”) – Tim McGraw & Faith Hill

A última canção desta lista é bastante especial porque faz parte da trilha sonora de um dos filmes mais fantásticos e significativos que assisti nos últimos tempos: A Cabana. Como não podia ser diferente, é uma música que possui uma melodia tocante e uma letra que fala que você não está só, e que é preciso acreditar e manter os seus olhos voltados para a sua fé.

Dicas Para Utilizar a Música Para Relaxar

Depois de conferir a lista com as dez músicas para se acalmar, veja duas dicas de como ouvi-las, para que o seu efeito relaxante seja ainda mais intenso.

Use Fones de Ouvido: se estiver em um ambiente com mais pessoas, utilize fones de ouvido, além de não incomodar os demais, estará tornando a sua experiência ainda mais agradável, já que será possível ouvir cada detalhe das canções. Apenas tome cuidado para não exagerar no volume, porque o uso prolongado pode ser prejudicial para a sua saúde.

Intensifique o Relaxamento: separe um momento do seu dia para relaxar, mesmo que seja por apenas 20 ou 30 minutos. Coloque as músicas para tocar e tome um banho revigorante ou, simplesmente, deite-se confortavelmente enquanto ouve as canções e aprecia as letras e as melodias.

Aproveite essas sugestões de músicas e as dicas e crie o seu próprio ritual de relaxamento. Lembre-se que zelar pelo seu bem-estar emocional é uma medida de autocuidado fundamental para que viva de forma equilibrada e seja feliz.

 

Copyright: 668174680 – https://www.shutterstock.com/pt/g/rednose888