Sempre citamos nos treinamentos, palestras e também em artigos aqui no blog a importância do autoconhecimento. Conhecer-se, no sentido mais profundo da palavra, é uma etapa fundamental do processo de desenvolvimento de qualquer ser humano, pois torna possível viver de acordo com as suas próprias vontades e expectativas.

Pensando nisso, selecionamos 10 livros de autoconhecimento que podem ser úteis para você começar esse processo tão especial. Continue acompanhando e saiba quais são eles!

10 LIVROS DE AUTOCONHECIMENTO PARA LER E SE DESCOBRIR

Charles Eliot sabiamente afirmou que os livros são os nossos mais silenciosos e fiéis amigos, pois são acessíveis, conselheiros e pacientes. Criados há milhares de anos, eles nos ensinam gramática, matemática, biologia, história e mais uma infinidade de assuntos importantes. Além das matérias escolares, os livros também podem ensinar você a se conhecer melhor, descobrir todo o potencial que possui e utilizá-lo a seu favor.

Confira, a seguir, 10 obras cuidadosamente selecionadas para ajudá-lo a conectar-se com a sua essência e, assim, encontrar o sucesso e a felicidade.

1 – “PROPóSITO” — SRI PREM BABA

Sri Prem Baba é um mestre espiritual brasileiro, autor de diversos livros de sucesso que falam sobre temas ligados à busca pelo amor e pela felicidade. Uma de suas obras mais conhecidas, “Propósito”, aborda a importância de ir ao encontro da sua missão, isto é, da razão pela qual você veio ao mundo. Reconhecer os seus dons e talentos é fundamental para que possa utilizá-los para expressar o seu amor a todos aqueles que o cercam e concretizar esse propósito de vida.

2 – “O PODER DO AGORA” — ECKHART TOLLE

Neste livro, mundialmente conhecido, Eckart Tolle compartilha a sua experiência em relação à ansiedade sobre o futuro e fala a respeito da sua jornada para descobrir o poder do momento presente. Ele se baseou em vários conceitos para criar um guia fantástico para ajudar as pessoas a se concentrarem mais no agora, deixando o passado e o futuro nos seus devidos lugares. É uma leitura bastante importante, principalmente para aqueles que estão sempre estressados e pensando na próxima tarefa que precisam realizar.

3 – “INTELIGÊNCIA EMOCIONAL” — DANIEL GOLEMAN

PSC

Mesmo mais de 20 anos após a sua publicação, este é um livro que sempre terá relevância, pois trata de um assunto extremamente importante, que é a habilidade de reconhecer e administrar a intensidade das próprias emoções. Podemos dizer que essa obra foi um divisor de águas em empresas e na sociedade de uma forma geral, pois mudou a forma com a qual muitas pessoas entendem a inteligência. Entender os próprios sentimentos é tão necessário quanto ter conhecimentos técnicos.

4 – “O LIVRO DO EGO: LIBERTE-SE DA ILUSÃO” — OSHO

Como o próprio título sugere, o livro trata a respeito da influência do ego no nosso dia a dia e na relação que temos com os mais diferentes assuntos, como política, amor, poder, entre outros. É uma obra extraordinária que vai ajudar você a enxergar as coisas livre da vaidade, de modo que possa se tornar uma pessoa melhor para si e para os outros, contribuindo com a construção de um mundo mais justo e equilibrado. Libertar-se do ego é abrir-se às experiências de aprendizado e crescimento.

5 – “A ARTE DA FELICIDADE” — DALAI LAMA E HOWARD C. CUTLER

Dalai Lama é mundialmente conhecido como um grande mensageiro da paz e, em “A Arte da Felicidade”, ele compartilha, ao lado do psiquiatra Howard C. Cutler, um verdadeiro guia de como eliminar o sofrimento das nossas vidas, ou melhor, de como lidar adequadamente com ele. Apesar de ser um líder espiritual budista, a sua obra não tenta, de forma alguma, doutrinar pessoas, e sim partilhar o seu conhecimento em relação à vida e inspirar os leitores por meio do seu exemplo e da sua sabedoria.

6 – “O PODER DO HáBITO” — CHARLES DUHIGG

O livro “O Poder do Hábito” é resultado de 20 anos de pesquisa de Charles Duhigg, um ex-repórter do jornal New York Times que se dedicou a entender a relação dos seres humanos e dos hábitos. Por meio dessa leitura, você conseguirá entender como os seus hábitos são criados e, assim, decifrar todo o caminho que precisa percorrer para eliminar os costumes que considera ruins e adotar aqueles que proporcionarão coisas positivas. É mais um best-seller indispensável ao autoconhecimento!

7 – “O EFEITO SOMBRA” — DEEPAK CHOPRA E MARIANNE WILLIAMSON

Nesta obra, ao lado de Marianne Williamson, Deepak Chopra fala a respeito de um dos conceitos criados por Jung, que é o de que todos nós temos um lado sombrio, com emoções e pensamentos que insistimos em reprimir. Reconhecer isso e colocar luz sobre essa parte oculta de si mesmo é fundamental para que cada indivíduo possa canalizá-la positivamente e evitar que ela o domine. O autoconhecimento envolve também investigar esse lado oculto, permitindo que lidemos melhor com ele.

8 – AS SETE LEIS ESPIRITUAIS DO SUCESSO — DEEPAK CHOPRA

Outra obra escrita por Deepak Chopra, “As Sete Leis Espirituais do Sucesso” é um verdadeiro guia para alcançar o sucesso pessoal. Se você espera encontrar dicas de como se planejar para ser promovido ou fazer a sua empresa decolar, saiba que a obra trata de assuntos muito mais profundos, que incluem conhecer a própria natureza e seguir as suas leis, que são:

  • A Lei da Potencialidade Pura;
  • A Lei da Doação;
  • A Lei do Karma;
  • A Lei do Menor Esforço;
  • A Lei da Intenção e do Desejo;
  • A Lei do Desapego;
  • A Lei do Dharma.

9 – “OS 7 HÁBITOS DAS PESSOAS ALTAMENTE EFICAZES” — STEPHEN R. COVEY

Uma publicação voltada para a área profissional, “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” é uma leitura obrigatória se você deseja se destacar e construir uma carreira sólida e de sucesso. Não à toa, a obra está entre os best-sellers mundiais sobre o tema. Confira, a seguir, a lista com os hábitos citados pelo autor.

  • Ser proativo;
  • Começar com o objetivo em mente;
  • Fazer primeiro o mais importante;
  • Ter uma mentalidade ganha-ganha;
  • Procurar primeiro compreender, depois ser compreendido;
  • Criar sinergia;
  • Afinar o instrumento.

10 – “DESPERTE SEU PODER” — JOSÉ ROBERTO MARQUES

O último livro desta lista é a contribuição do fundador do IBC para o seu desenvolvimento e evolução. Neste livro, o autor compartilha todo o conhecimento que adquiriu como master coach nos cursos que fez, no Brasil e no exterior, e, também, no dia a dia de treinamentos e palestras. Lidar com pessoas sempre traz grandes oportunidades de ampliar o nosso conhecimento. Com certeza, após a leitura, você verá a si mesmo de outra forma e se tornará mais consciente em relação ao fantástico poder que possui.

Busque conhecimento e pratique a arte do saber, assista ao vídeo para saber mais.

E você, ser de luz, já leu alguns dos livros citados? Se sim, deixe o seu comentário a respeito, pois queremos muito saber a sua opinião. E, se ainda não tem o hábito de ler, permita-se começar, pois a leitura está para a mente assim como os exercícios estão para o corpo. Portanto, exercite-se!

Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!