Voltar

Você é competidor ou competitivo? Entenda a diferença!

Publicado em | 0 comentários

Descubra a diferença entre o perfil competidor e o competitivo! | Depositphotos SergeyNivens

O principal obstáculo em conviver em um ambiente competitivo é que alguns profissionais levam para o lado da competição e acabam ultrapassando alguns limites, passando a ter problemas de relacionamento com os colegas e dificuldades em trabalhar em equipes, em compartilhar conhecimentos e projetos. As empresas querem profissionais competitivos e não competidores.

Vemos um olhar positivo das organizações quanto ao perfil do profissional competitivo, pois são mais focados em resultados, são práticos, gostam de inovar, são rápidos, estão sempre à frente antecipando-se às situações, resolvendo problemas rapidamente.

As empresas e a sociedade exigem que sejamos competitivos, e é importante para a organização manter um ambiente competitivo, saudável, buscando o melhor de cada colaborador, equipe, incentivando-os as desenvolverem-se, e não um ambiente de competição, onde um quer vencer o outro.

É importante que o profissional primeiro conheça o ambiente, e os profissionais que fazem parte do processo de trabalho. É importante lembrar também que empresas são feitas de pessoas, isso implica em relacionamentos, então é primordial manter uma competitividade saudável, equilibrada. Para essa adaptação é necessário ter algumas habilidades como facilidade em trabalhar em equipe, respeitando as diferenças, inteligência emocional, foco em resultados, comprometimento, além de ética, honestidade, valores e crenças pessoais alinhadas com os da organização.

Para se manter no mercado de trabalho é necessário mais que ser um bom profissional, é preciso desenvolver comportamentos que busquem o equilíbrio para o desenvolvimento das atividades. A competitividade estimula a inovação, a exposição de ideias e experiências, a visão aguçada, entre outros aspectos.

Competição X Competitividade

Um trabalho competitivo é aquele que proporciona um ambiente desafiador, inovador e criativo, onde as mentes são postas a trabalhar para realizarem um bom trabalho, desenvolverem ideias para produzirem mais e melhor. É aquele onde cada um tem um papel, cada um responsável por uma etapa do processo, e o resultado é o fruto do bom trabalho de todos. É o lugar onde o desenvolvimento é estimulado diariamente a fim de extrair o máximo de cada profissional.

A competitividade é muito saudável, porém passa a ser ruim quando vira competição. O profissional com o perfil competidor é centralizador, insensível, não tem visão sistêmica, tem problemas de relacionamento, é visto como arrogante pelos colegas e pode desestabilizar a harmonia e atrapalhar o desempenho da equipe, consequentemente se vê a baixa na produtividade no resultado final. Um ambiente de competição ultrapassa a linha corporativa, levando comportamentos sabotadores e resistentes para os demais profissionais.

Comportamentos do profissional competitivo:

  1. Conhece o ambiente;
  2. Está aberto a conhecer mais sobre cada colega;
  3. Mantém um canal de comunicação aberto;
  4. Troca ideias e experiências;
  5. Atualiza-se e está em constante aprendizado;
  6. Desenvolve-se e busca métodos que te proporcionem desenvolvimento de habilidades e competências.
  7. Faz Coaching;
  8. Inova, cria;
  9. Em caso de conflitos, busca soluções amistosas e diplomáticas.

Coaching e a Competitividade

Com o crescimento do Coaching no Brasil vemos que os brasileiros estão preocupados com a competitividade e buscando diferencias que os destaquem e que os auxiliem no desempenho de suas atividades. Enxerga-se que profissionais precisam mais do que conhecimentos técnicos de sua área. É preciso desenvolver-se e ser flexível para conviver em qualquer ambiente. Com o objetivo de manterem-se competitivos e não se tornarem competidores.

O Coaching é um método de desenvolvimento humano que contribuirá para que o profissional desenvolva habilidades como: controle e inteligência emocional, respeito às diferenças, melhoria da comunicação e nos relacionamentos, percepção, capacidade de realizar planejamentos assertivos, gestão de tempo, visão sistêmica, entre outros.

E você, é competitivo ou competidor? Deixe seu comentário!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!