Mark Zuckeberg, o CEO do Facebook, é sempre visto com a mesma camiseta cinza e calça jeans. A explicação dele para essa falta de variação de cores e modelos é que, por ter apenas essa opção de roupa, perde menos tempo e energia ao escolher o que vestir todos os dias e, assim, pode dedicá-lo ao que considera realmente importante. Steve Jobs também seguia essa mesma linha e era sempre visto com o mesmo tipo de roupa. É nessa ideia que se baseia o conceito de vida minimalista, em que se tem apenas o que é suficiente para viver e ser feliz, sem excessos.

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?
Clique aqui, Entenda a si mesmo,Verdadeiramente
e na Essência!

Entenda o Conceito de Vida Minimalista

Ao contrário do que muitos pensam, o minimalismo nada tem de radical. Aqueles que optam por esse estilo de vida não passam por nenhum tipo de dificuldade e nem abrem mão do conforto, apenas vivem com o que consideram o suficiente para suprir suas necessidades. Suas casas possuem praticamente as mesmas coisas que as outras, mas sem o acúmulo de objetos que não utilizam com pouca ou nenhuma frequência.

Um dos pilares do conceito de vida minimalista é o consumo consciente. Nesse sentido, aqueles que escolhem essa forma de viver apenas compram algo quando se trata de algo realmente útil e necessário. Dessa forma, geram menos lixo e fazem um melhor uso do seu dinheiro. Muitos minimalistas, inclusive, recorrem à compra e venda de itens usados, assim, o que deixou de ser útil para um pode ter grande utilidade na vida de outro. Dois benefícios disso são a economia, já que objetos usados são mais baratos, e o impedimento que esses itens se transformem em lixo e poluam o meio ambiente.

O minimalismo prega que o ser é mais importante do que o ter. Dessa forma, as pessoas que o vivem não condicionam a sua felicidade à aquisição de algum bem e nem a sua tristeza à perda do mesmo. Trata-se de um estilo de vida que tem foco na consciência, na liberdade e na praticidade que ela promove, vide o que compartilhei no início a respeito do criador da rede social mais usada em todo o mundo.

Os Benefícios da Vida Minimalista

Agora que já sabe um pouco mais a respeito da vida minimalista, conheça os principais benefícios de viver isso na prática. Mesmo que não esteja pronto para viver assim, com certeza, essas informações podem te inspirar a simplificar alguns aspectos da sua rotina. E mais, acredito que esta mudança de atitude trará mais consciência em relação ao consumo também.

1 – Vida Mais Prática e Organizada

PSC

Quando não há excessos em casa ou no ambiente de trabalho, é muito mais fácil manter tudo organizado e saber exatamente onde encontrar cada item. Quando se tem roupas, acessórios, utensílios de cozinha e outros objetos apenas o suficiente para atender as suas necessidades, sem acúmulos, o dia a dia se torna mais simples, pois não é necessário escolher o que vai usar e nem desperdiçar o seu tempo procurando-os quando precisar usar.

2 – Foco no Que é Realmente Importante

Com a economia de tempo realizada através do item anterior, é possível manter o foco naquilo que realmente se considera importante e essencial, como passar mais tempo com a família, se dedicar à realização de sonhos, trabalhar, economizar, cuidar mais de si, enfim, viver. Quando o foco está nas pessoas e experiências e não nas coisas a vida ganha um novo sentido e passa a ter muito mais valor.

3 – Valorização de Experiências

As experiências são outro fator bastante valorizado por aqueles que seguem um estilo de vida minimalista. Dessa forma, preferem investir em viagens e cursos para ampliar os seus conhecimentos, por exemplo, ao invés de artigos de luxo. O mesmo vale para situações do cotidiano, como desfrutar de momentos felizes ao lado de quem se ama, apreciar a paisagem, fazer o bem.

4 – Sensação de Leveza

Quando a felicidade não está condicionada a coisas, a vida se torna muito mais leve e tranquila. Claro que todos possuem necessidades e precisam de determinados itens para supri-las, mas o fato de o foco não estar em bens faz com que a plenitude seja algo que vem de dentro, e que independe do local em que se mora, do status social e do dinheiro que se tem na conta bancária.

5 – Finanças Organizadas

Através de práticas de consumo consciente, os minimalistas deixam de comprar por impulso, economizando quantias consideráveis. Então, podem utilizar o seu dinheiro com mais sabedoria, investindo no futuro e na realização de sonhos. Sempre que eles vão comprar qualquer tipo de produto se perguntam se aquilo realmente é importante e necessário. Assim, fazem melhores escolhas e evitam o acúmulo de dívidas desnecessárias.

6 – Fácil Adaptação

Aqueles que não precisam de muitos itens para viver conseguem se adaptar facilmente a situações inesperadas e viagens, por exemplo. Enquanto para muitos fazer uma mala para passar dias ou semanas fora é um desafio, para os minimalistas é bastante simples. Além de praticidade para chegar ao destino sem carregar malas pesadas, conseguem economizar por não terem que pagar excesso de bagagem.

Quer descobrir qual grau da sua felicidade?
Clique aqui e acesse o “Termômetro da Felicidade”!

7 – Viver Com Intenção

Viver com intenção é o mesmo do que viver de forma consciente e de acordo com o seu propósito, a sua missão. Nesse sentido, o minimalismo leva um indivíduo a considerar melhor as opções que tem antes de fazer escolhas, além de proporcionar maior foco e valorizar as experiências vividas. Por todos esses motivos, trata-se de um estilo de vida que é único para cada ser que escolhe praticá-lo. Não existem pessoas que são mais ou menos minimalistas, cada um é de acordo com o que deseja e acredita.

Por fim, gostaria de frisar que ser minimalista não envolve seguir regras, como ter que morar em um imóvel pequeno e ter um número x de roupas. O importante não é a quantidade de coisas que possui, mas sim o significado que cada uma delas tem em sua vida. Podem existir pessoas que se sintam bem vivendo com uma quantidade mínima de itens, enquanto outras precisam de mais. Despir-se de julgamentos também é um passo essencial para colocar em prática esse conceito extraordinário de viver.

E aí, o que acha deste estilo de vida? Comente, estou curioso para saber sua opinião!

Copyright: 227428462 – https://www.shutterstock.com/pt/g/alliance