Para crescer na carreira, é importante que os profissionais desenvolvam alguns tipos de inovação, de modo a poder contar sempre com um leque de ferramentas que os ajudem a ser sempre criativos nas suas profissões. Isso é essencial, especialmente em um mercado de trabalho tão competitivo, que exige dos profissionais competências técnicas, emocionais e comportamentais diferenciadas e que se reinventem constantemente.

Mas como inovar? Como desenvolver os tipos de inovação que as organizações exigem dos seus colaboradores? Como se capacitar e estar preparado quando as oportunidades surgem? Como ser visionário? É o que vamos ver neste artigo. Por isso, continue a leitura e confira as nossas dicas!

Saiba como cultivar melhores relações pessoais e profissionais!
Baixe agora meu ebook “Tudo Sobre Coaching”! É um Presente!

A inovação vai além!

Antes de dar sequência, é importante ressaltar que inovar não se resume apenas a implantar inovações no seu departamento ou equipe, inserir novas tecnologias e dominá-las. Isso faz parte, mas não é tudo. Toda mudança ou melhoria começa, antes, por uma mudança de mindset, ou seja, de mentalidade. Para realmente ser um profissional inovador, é importante que você tenha esse espírito de transformação e queira ver mudanças positivas acontecerem.

Do contrário, não adianta nada estudar tudo sobre novas tecnologias e investir em cursos de aprimoramento, se você realmente não estiver disposto a mudar a forma como pensa, age e realiza seu trabalho ou como conduz os seus liderados. Portanto, a inovação deve estar dentro de um sistema transformador, em que cada ação traga novos e positivos resultados.

A importância de inovar nos dias atuais

Vivemos dias em que a única certeza é a mudança. Avanços tecnológicos, descobertas científicas e alterações no próprio comportamento humano têm se tornado cada vez mais frequentes. Dessa forma, é essencial que os profissionais e as organizações se adaptem a essas mudanças, de modo que possam dar respostas compatíveis com elas.

PSC

Como uma empresa ou um profissional pode ser bem-sucedido, se ele age hoje da mesma forma que agia 10 anos atrás? Pense em quantas coisas mudaram nesse período! Inovar não é um diferencial, mas sim uma necessidade, afinal de contas, novos tempos demandam novas atitudes. Inovar significa buscar o que é novo, o que é particularmente importante em tempos em que as pessoas são ávidas por novidade.

Você é uma pessoa feliz? Quer uma ajuda pra descobrir? Acesse nosso Termômetro e descubra como
anda sua Felicidade!

Tipos de inovação que todo profissional precisa desenvolver

Inovação não é “tudo a mesma coisa”. Na verdade, podemos classificar esse processo em 4 categorias com características distintas, conforme você vai conferir na sequência!

1. Inovação profissional

Pode parecer redundante, mas a inovação profissional é essencial. Também podemos chamar isso de capacidade de renovação, pois o profissional que você é hoje (nos aspectos técnicos, comportamentais e no que tange à sua experiência) não pode ser o mesmo de 5 ou 10 anos atrás. O tempo é uma grande escola, e, a cada dia que passa, nós temos a oportunidade de aprender um pouco mais. Portanto, inovar na forma de conduzir a sua carreira é fundamental.

Para isso, invista em cursos de capacitação e atualização, a exemplo de uma formação em coaching, na sua área de atuação. Invista também em cursos de idiomas, treinamentos de reciclagem profissional, especializações, e por aí vai. Além do mais, acompanhe as notícias do seu segmento de atuação, leia livros e artigos recentes sobre a sua profissão e acompanhe as mudanças da área.

2. Inovação comportamental

Os seus comportamentos dizem muito sobre você. Nervoso, “esquentado”, arrogante, agressivo, passivo, procrastinador, indisciplinado, introvertido, desatento, medroso: que tipo de profissional você é? Fazemos essa pergunta porque para ter resultados diferentes, é preciso agir de forma diferente também. Em outras palavras, é necessário aperfeiçoar constantemente as suas atitudes positivas e eliminar aquelas que sabotam a sua carreira. Isso é inovar também!

Nesse sentido, existem cursos e treinamentos que são focados nas chamadas “competências comportamentais”. São cursos que desenvolvem a oratória, a clareza de comunicação, a organização, o planejamento estratégico, a criatividade, a inteligência emocional, e por aí vai. Invista nessas formações, pois ainda são poucos os profissionais que inovam nessa área!

3. Inovação tecnológica

É claro que não podemos deixar de lado esse importante conhecimento, pois, hoje em dia, as relações interpessoais e o trabalho, na maioria das empresas, se dão por meio do seu aparato tecnológico. Por isso mesmo, é importante que você seja um profissional que domina essa habilidade, que sabe como usar os aparelhos, maquinários e meios eletrônicos da sua empresa, dos mais simples aos mais complexos.

Novamente, reforçamos a importância de acompanhar as notícias e de conviver com outros profissionais da sua área, a fim de descobrir as inovações tecnológicas que estão impactando o seu setor. Quer um exemplo? A área da educação — com os vídeos, apresentações de slides e cursos oferecidos 100% a distância — é um exemplo de como a tecnologia modifica o dia a dia dos profissionais e dos clientes, exigindo atualizações constantes de quem trabalha no setor.

4. Inovação criativa

Para fazer a roda girar a seu favor, é muito importante é muito importante investir constantemente em ter ideias criativas, diferentes e que realmente sejam possíveis de ser colocadas em prática. O profissional inovador se mostra nos momentos de dificuldade, de pressão por resultados, ou mesmo de crise, quando você pode usar a sua criatividade para solucionar os problemas e fazer algo que nunca foi feito antes.

Para isso, é essencial que, a todo o momento, você busque referências, por meio de cursos de atualização, leituras, filmes, palestras, observações e experiências (pessoais, profissionais e de mundo). Tudo o que puder ajudar a expandir a sua mente é bem-vindo. Portanto, esteja sempre aberto.

Esses são os exemplos de tipos de inovação nos quais você pode e deve investir para desenvolver a sua carreira, melhorar o seu desempenho e potencializar ainda mais os seus resultados profissionais. Aproveite estas dicas e boa sorte!

E você, querida pessoa, como avalia o grau de inovação na sua carreira? De que maneiras você procura inovar? O que poderia ser melhor nesse sentido? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!