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Cultura Organizacional – Conceito e Tipos

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A cultura organizacional de uma empresa está relacionada às normas, regras de conduta, comportamentos, valores, missão e visão que a regem. Ela é fundamental dentro de uma empresa, pois norteia quais deveres, obrigações e comportamentos os profissionais deverão respeitar e seguir dentro da corporação. Cada empresa deve ter uma cultura clara e objetiva, que ressalte todos os seus valores e esteja presente diariamente na rotina dos profissionais e colaboradores. É ela que fará com que os colaboradores acreditem na empresa, sintam-se parte dela e, principalmente, se empenhem na busca por bons resultados.

© Depositphotos.com / mybaitshop A cultura organizacional de uma empresa está relacionada às normas, regras de conduta, comportamentos e valores a regem.

Vantagens e desvantagens da cultura organizacional

As vantagens e desvantagens da cultura organizacional têm mais a ver não exatamente com a cultura e si, e sim o reflexo que ela tem do pessoal que trabalha por lá. A maior vantagem de conhecer a cultura de sua empresa é entender qual é o comportamento em massa da mesma, podendo descobrir se ele é positivo ou negativo. A partir do momento que ele é positivo, isso significa que você tem uma equipe dedicada e colaborativa do topo á base de funcionários. Se ela for ruim, é sinal de que a empresa estabeleceu um comportamento destrutivo e espelha isso em seus funcionários durante o decorrer dos anos em que a mesma está no mercado.

Diferentes Tipos de Cultura Organizacional

Existem diversos tipos de cultura organizacional, cada uma de acordo com o perfil de cada empresa. É a partir do estabelecimento dessas normas que os profissionais adotam seus comportamentos, que nada mais são que reflexo da organização.

Conheça, abaixo, cinco tipos de cultura organizacional e saiba quais são os perfis profissionais presentes neste tipo de empresa:

Cultura da culpa

Caracterizada por disseminar conflitos e desconfiança dentro do ambiente de trabalho. Os colaboradores não têm a cultura de assumir riscos e responsabilidades, e costumam culpar uns aos outros pelos erros, falhas e maus resultados, em vez de assumir seus próprios erros e procurar aprender com eles. Nesse tipo de organização, esse comportamento vem de cima pra baixo, então além dos funcionários assumirem essa postura, os gestores e até mesmo a chefia têm a mesma desculpa. Eles culpam seus funcionários por não conseguirem lidar com seus clientes, por não terem capacidade de administrar prazos e de não terem sucesso e crescimento da empresa.

Cultura Multidirecional

Neste tipo de cultura organizacional não existe colaboração e cooperação entre profissionais e equipes. O que existe são departamentos com rixas entre si e profissionais que só pensam no individual e não conseguem compreender a importância do trabalho em equipe.

Profissionais pertencentes a este tipo de cultura pensam sozinhos e mantêm boa convivência apenas com outros colaboradores da mesma equipe. Não existe cocriação, e há presença de conflitos e boatos constantes. Geralmente, nessas organizações também é possível encontrar problemas de liderança, uma vez que os gestores responsáveis por cada área não têm capacidade para avaliar, gerir e orientar seu time, o que causa conflitos com o pessoal de outras áreas, geralmente, por motivos rasos.

Cultura viva e deixe viver

Este tipo de cultura vive na estagnação e zona de conforto. Os profissionais não se preocupam em estimular a criatividade e inovar sua maneira de trabalhar, pelo contrário, produzem sempre mais do mesmo e apenas cumprem sua rotina de trabalho diária. Falta motivação e visão de futuro nos processos de trabalho. Esse comportamento é facilmente encontrado em empresas que não dão feedback para seus funcionários, e muito menos recompensas, o que os fazem pensar que não há motivos bons para dar o sangue pela corporação, já que no final das contas seu trabalho não será avaliado e muito menos compensado.

Cultura que respeita a marca

Esta é a cultura organizacional que mantêm profissionais que “vestem a camisa da empresa”. A ideia dessa política é que os colaboradores realmente acreditem nos valores e na ética da empresa, assumindo um compromisso com o trabalho e a busca constante por bons resultados. Empresas assim costumam ter uma liderança eficiente e também sabem como recompensar os seus funcionários, fazendo assim com que eles sintam motivação em se esforçarem para superar as expectativas da organização.

Cultura da liderança enriquecida

Esta é uma cultura organizacional que prioriza profissionais de alta performance, que apresentam bom desempenho e eficácia no cumprimento de suas tarefas e obrigações. Os profissionais são comprometidos e engajados em produzir mais e com maior qualidade. Assim como no caso anterior, os funcionários dessas empresas são bem reconhecidos e recebem benefícios pelos seus resultados, além de reconhecimento pela sua excelência.

Definir a cultura organizacional que vai orientar seus colaboradores é essencial para todas as empresas que desejam obter grandes resultados e se firmar no mercado cada vez mais competitivo. Sendo assim, saiba a cultura que mais se adequa à sua empresa e compartilhe com seus funcionários! Caso você identifique que a sua empresa possua uma cultura que não seja positiva, busque maneiras que irão te ajudar a equipe a se sentir motivada e impulsionada a transformar o ambiente profissional em um local produtivo e colaborativo. E o coaching pode te ajudar nisso! Conheça os cursos que temos disponíveis e saiba como eles podem te ajudar a elevar a cultura de sua empresa!

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