Voltar

Técnica do Espelhamento

Publicado em | 0 comentários

Evgeny Atamanenko/Shutterstock o Espelhamento consiste em repetir, fisicamente, os comportamentos de uma determinada pessoa

Espelhamento é copiar, fisicamente, os comportamentos de uma determinada pessoa, de forma tênue. É a capacidade que a pessoa tem de espelhar apenas um aspecto do comportamento da outra pessoa durante o momento em que fala com ela – pode ser a postura que essa pessoa adota, por exemplo.

No momento em que copiar uma característica/comportamento se tornará fácil a pessoa incluir outra cópia, como os gestos da mão dessa pessoa. E gradualmente vai acrescentando vários outros comportamentos até se espelhar sem pensar nisso. É o que acontece na sessão de Coaching, quando o coach se espelha em seu coachee e eles estabelecem uma conexão corporal.

Quanto mais o coach pratica, mais fácil se torna concretizar esse processo. Como retribuição, a mesma reação positiva e confortável que o coach criou para a outra pessoa, será sentida por ele mesmo.

Como se Dá o Espelhamento no Processo de Coaching

Para melhorar conscientemente a habilidade de rapport, um coach pode começar aprendendo sobre esse processo chamado “espelhamento”, utilizado para reproduzir o comportamento da outra pessoa – coachee.

Os comportamentos que um coach se espelha abrangem: postura corporal, gestos da mão, expressões faciais, deslocamento do peso, respiração, movimento dos pés, movimento dos olhos. Quanto mais houver prática, mais quem pratica se tornará consciente dos diversos gestos, padrões da respiração que o coach e os outros têm.

No processo de Coaching, é cativante entrar no “mapa do mundo” da outra pessoa espelhando o comportamento dela. Dessa forma, o coach pode aprender muito mais sobre ela. Contudo, no processo de espelhamento é preciso ter certeza de que está sendo sutil quando está em rapport.

Se a outra pessoa, o coachee, está fazendo gestos muito espalhafatosos, grandiosos, o coach pode escolher fazer igual, mas com o cuidado de fazer movimentos menos óbvios, pois o ideal é que o coachee não perceba que está sendo “imitado”.

Começar esse processo pode parecer difícil e, até mesmo, bagunçado. O valor de aprender a conseguir manter o rapport vale todo o tempo e, também, o esforço que leva para se tornar um especialista nessa área de comunicação.

Benefícios da Técnica do Espelhamento

Uma pessoa que pratica a técnica do espelhamento pode ser surpreendida ao constatar que a sua percepção ficará mais intensa quando se tornar consciente dos comportamentos e ações que anteriormente não percebia.

E espelhar é uma coisa que as pessoas fazem automaticamente quando estão diante das pessoas com as quais se sentem confortáveis. Aprender a espelhar de propósito para obter rapport qualifica as pessoas a melhorarem a comunicação com os demais e a ter o apoio de todos que encontram, de todos que os ajudam a realizar seus objetivos e metas.

Um bom exercício para praticar o espelhamento e comparar se ele realmente funciona: escolher duas pessoas que têm uma boa comunicação e as espelhar por alguns minutos. Ao fazer isso, rapidamente a pessoa perceberá a diferença que isso faz.

O processo de espelhar, quando é feito com integridade e respeito, gera sentimentos positivos e reações em quem pratica essa ação e em quem sofre a ação. Caso contrário, espelhar se torna imitação/arremedo, gerando consequências negativas.

 

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!