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Série Os Ativadores Mentais – Antecipação

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SFIO CRACHO/Shutterstock Para Peter Drucker – “A melhor maneira de prever o futuro, é criá-lo!”

Segundo o guru, o pai da Administração Moderna, Peter DruckerA melhor maneira de prever o futuro é criá-lo.  Em outras palavras, antecipe-se se não você correrá o risco de ficar para trás.

Nos dias atuais, a maioria das pessoas vive de forma acelerada, numa espécie de “síndrome da fórmula 1”, a do “Pole Position”, ou seja, todos querem estar sempre na frente. E é exatamente sobre o ativador mental da Antecipação que eu vou falar hoje com você em nossa poderosa Série sobre os Ativadores Mentais.

Se antecipar tem um lado muito positivo, pois mostra que estamos atentos, que temos visão de futuro e, principalmente, que não queremos ser pegos de surpresa e perder boas, excelentes, extraordinárias oportunidades.

 Case KodakO Erro Fatal da Falta de Antecipação

No mundo dos negócios a importância do gatilho da antecipação fica mais claro ainda. Olha o caso da Kodak, empresa japonesa que por muito tempo foi a maior, do mundo, no ramo fotográfico.

Se você é de antes da era digital, vai se lembrar de que antigamente nós tirávamos fotos com filmes que precisavam ser revelados posteriormente. Se não, saiba que antes das câmeras digitais, nós registrávamos nossos momentos assim,tirando, colocando e até queimando o nosso filme.

O fato é que em 1975, um dos engenheiros da Kodak criou a primeira câmera digital da história, mas sabe o que os donos da empresa disseram para ele – Isso é bonito, mas não comenta com ninguém.”. A empresa preferiu continuar a vender filmes e anos mais tarde, decretou falência. E sabe por quê? Porque ela não usou a tecnologia, que ela mesma criou; muitos anos antes; para se antecipar e oferecer aos seus clientes suas câmeras digitais.

Esse erro foi um dos mais graves que a empresa cometeu e foi totalmente decisivo em seu futuro no mercado. Este case, nos mostra, na prática, como o ativador mental da Antecipação é extraordinário, pois ativa nossas expectativas de futuro, mexe com nossas emoções e também nos motiva a agir e ir além.

O Poder da Antecipação

Antes de irmos ao cinema, por exemplo, o que nos faz querer assistir a um filme ou não, é a capacidade de convencimento de seu trailer, com aquelas cenas antecipadas da versão completa. Se gostarmos, com certeza, vamos engordar as bilheterias do cinema e assisti-lo, caso não, com certeza nem eu, nem você perderemos nosso tempo, certo?

Steve Jobs, sem dúvida foi um mestre da antecipação. Seus eventos anuais para apresentação de seus novos produtos eram superaguardados e lotavam de pessoas, fãs e especialistas, todos loucos para conhecer seus: iPods, iPads, iMacs, iPhones e tudo mais. Todos queriam saber o que ele e Apple iam aprontar. Isso gerava expectativa, o que é fruto do gatilho de antecipação feita com muita inovação anterior.

O magnata Henry Ford também é outro poderoso exemplo de visão de futuro e antecipação, tanto é que certa vez ele disse – “Se eu perguntasse aos seus compradores o que eles queriam, teriam dito que era um cavalo mais rápido”.

Ford não perguntou, se antecipou, foi lá e fez. Criou a primeira indústria de automóveis  da história, revolucionou o mundo e deu origem à produção de carros em larga escala como conhecemos hoje. Incrível!

Estes exemplos no ajudam a perceber que no mundo, nos negócios e na vida se destacam aqueles que saem na frente, que veem o que ninguém vê e fazem o que ninguém mais faz.

E se formos pensar bem, veremos ainda que o ativador mental da antecipação está em tudo. Queremos saber o final do filme, o sexo do bebê, quais serão as próximas tendências da moda, tecnologia, ciência, decoração e por ai vai.

A publicidade explora muito bem isso, nos fazendo desejar coisas por meio de anúncios que apelam para nossas emoções e desejos mais íntimos. Faz isso nos antecipando uma promessa de prazer, status e satisfação com algo que eles dizem que precisamos ter ou ser. Porém, toda esta sedução pode ir por água abaixo quando as expectativas do cliente não são atendidas realmente como os anúncios vendem.

Se você é dono de uma empresa, minha dica é – esteja sempre atento ao mercado, aos seus clientes e aos novos nichos, antecipe-se às tendências, pois elas podem trazer excelentes oportunidades para fazer seu negócio crescer e prosperar. O mesmo se aplica ao colaborador que deseja crescer na carreira. Invista continuamente em seu aprimoramento e no desenvolvimento profissional de suas habilidades técnicas, comportamentais e emocionais, em seu autoconhecimento, comunicação e liderança. Prepare-se, chegue antes e não corra o risco de alguém mais qualificado tomar seu lugar.

É isso, podemos não ter uma bola de cristal para antever o futuro e saber o que vai acontecer amanhã ou depois, mas podemos sim, desenvolver nossa visão sistêmica, aguçar nossa percepção em relação ao mundo e às pessoas, estudar, se autoconhecer, evoluir e nos preparar muito bem para ele.

Além de antecipação, isso também se chama inteligência, uma aliada estratégica fundamental quando falamos do ativador mental da antecipação. Antecipe-se, crie e aproveite as suas oportunidades!

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