Voltar

Ser otimista é crucial em sua vida

Publicado em | 0 comentários
rosto feliz no meio de vários rostos tristes

Photobank gallery / Shutterstock Pessoas que cultivam pensamentos positivos fabricam menos o hormônio do estresse, o cortisol.

Ser otimista significa enxergar o lado bom das coisas mesmo nos momentos mais conturbados, criar soluções e acreditar que é possível resolver os problemas. Se você pensa e age desta maneira, saiba que você está no caminho certo, pois cultivar o otimismo é fundamental para manter a saúde física e emocional em equilíbrio.

Pessoas que cultivam pensamentos positivos fabricam menos o hormônio do estresse, o cortisol, também responsável pelos problemas de coração. Além disso, indivíduos com uma postura otimista têm o sistema imunológico mais resistente e se recuperam melhor e mais rápido de procedimentos cirúrgicos.

Ressignificar para viver melhor

Quando passamos por situações difíceis, em que somos expostos a dores, perdas e traumas, podemos imaginar que jamais conseguiremos superar o problema e seguir em frente. Entretanto, independentemente da situação em que nos encontramos, a escolha de como enfrentá-la parte sempre de nós mesmos.

Por isso, é importante saber ressignificar os problemas, dando a eles um novo sentido e fazendo com que eles se tornem motivações para seguir em frente. Quando estamos dispostos a rever os problemas, imediatamente assumimos uma postura mais otimista e, em vez de vítimas, nos tornamos protagonistas da própria história.

Lembre-se: quando nos propomos a olhar o outro lado da questão, encontramos encontrar inspiração e podemos tirar lições importantes para crescer e evoluir.

Benefícios do otimismo para a carreira

Profissionais resilientes e otimistas transformam as dificuldades em oportunidades de crescimento. Justamente por isso, este é um perfil muito admirado nas empresas, que precisam de colaboradores preparados para lidar e desenvolver um bom trabalho em momentos de crise.

Além disso, os otimistas colaboram diretamente para a manutenção do bom clima organizacional, pois tendem a valorizar os aspectos positivos em vez de focar nas cosias que não vão bem. Suas relações interpessoais são outro diferencial, uma vez que são profissionais que sabem se relacionar e se comunicar com mais assertividade.

O bom humor é outra característica dos profissionais otimistas: eles não deixam de dar um “bom dia” ou responder a um cumprimento, e estão sempre dispostos a ajudar seus colegas. Por isso mesmo, as pessoas gostam de ouvir suas opiniões e ideias, e consideram-os como exemplos.

E você, quer desenvolver a habilidade de ressignificar e colher todos os benefícios de ser um profissional otimista e realizado? Faça o Professional & Self Coaching, desenvolva esta e outras competências e tenha resultados extraordinários!

E você, é uma pessoa otimista? Conte-me uma experiência que você viveu abaixo!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!