Seja criativo e se torne um vendedor de sucesso.

Dusit/Shutterstock A Criatividade é um diferencial competitivo dos vendedores de sucesso

A criatividade é uma das habilidades essenciais dos vendedores bem-sucedidos, afinal, atrair um cliente em um mercado tão concorrido exige uma abordagem diferenciada. Para que você seja criativo durante esses momentos, precisa muito mais do que somente ter lábia e jogo de cintura. Antes de tudo, deve conhecer quais são as reais necessidades de seus clientes para perceber as oportunidades adequadas de oferecê-los aquilo que eles efetivamente precisam.

Apesar de parecer meio óbvio, desenvolver essa habilidade nem sempre é fácil assim. Algumas pessoas chegam a tomar o conselho “seja criativo” como “invente diversas possibilidades de utilidades para determinado produto e serviço”. Na verdade, essa competência está mais relacionada à efetividade de comunicação estabelecida com o cliente do que com o próprio poder de convencimento. Um vendedor criativo, nessa perspectiva, seria aquele que rapidamente identifica o estilo do cliente e consegue prender sua atenção, ao mesmo tempo em que capta aquilo que ele deseja para oferecer as repostas adequadas.

A criatividade empregada nas vendas está mais ligada à flexibilidade e visão de oportunidades do que aquela praticada no marketing, por exemplo. O vendedor precisa demonstrar conhecimento e um feeling para dar as respostas que o cliente quer ouvir em um espaço muito curto de tempo. Dessa forma, ele pode se sentir confiante com sua escolha e somente quando você alcançar essa fase é que terá feito efetivamente a diferença.

Dicas para que você seja criativo nas vendas

A criatividade nas vendas é uma habilidade que quanto mais praticada, melhor exercida. Não há outra forma de conhecer mais sobre os clientes do que lidando com eles. Dessa forma, você identificará mais rapidamente o perfil de cada pessoa com a qual mantiver contato e demorará menos para verificar quais são as suas necessidades e a dar as respostas mais assertivas a elas. Abaixo, ensino algumas técnicas para otimizar esse processo.

Pense diferente

Para que você seja criativo no mundo das vendas é necessário abandonar formas antigas de obter soluções para dar espaço a novas técnicas que viabilizem resultados melhores. Comece a enxergar além do óbvio e certamente boas ideias de abordagem surgir. Mesmo que inicialmente as estratégias que você acabou de criar pareçam absurdas, é necessário colocá-las em prática imediatamente e inovar até conseguir a técnica mais adequada não somente de conquistar o cliente, mas de conhecer as suas necessidades de forma mais aprofundada.

Desafie as regras estabelecidas

PSC

Se você quiser fazer diferente dos seus concorrentes, é necessário desafiar, quando possível, as regras de vendas estabelecidas. Analise mais as situações ao seu redor e pergunte-se constantemente se o cliente não ficaria mais satisfeito se você evitasse seguir aquela mesma receita que ele está acostumado e que não o surpreende mais.

Exercite a sua criatividade

Uma forma de fugir de ações e pensamentos convencionais é trabalhando a sua criatividade. Faça exercícios que não costuma praticar, permita-se devanear e mentalize situações diversas para propor soluções diversificadas a cada caso. Essas brincadeiras o ajudarão a elaborar diversas estratégias, permitindo que você seja criativo ao extremo quando vender.

Anote suas ideias

É muito comum termos ideias sobre nossas atividades profissionais quando já saímos do escritório. Isso acontece porque depois do expediente, costumamos refletir sobre a nossa jornada de trabalho naquele dia. Esses momentos também devem ser utilizados para você pensar formas de inovar e exercitar sua criatividade. Para não correr o risco de elaborar alguma estratégia fantástica e esquecer-se momentos depois, o recomendado é tomar notas de todas e colocá-las em prática assim que puder.

Junto ao conhecimento sobre o seu produto e serviço e do mercado em que você atua, praticar criatividade nas vendas o levará a fechar mais negócios. Além do consequente aumento do faturamento de sua empresa, a técnica também ajuda a ter uma cartela de cliente mais satisfeitos, já que são oferecidas soluções mais assertivas. Isso contribuirá para construir sua boa imagem no mercado e aumentar a quantidade de recomendações.

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