Voltar

Saiba Como Superar a Timidez em Entrevistas de Emprego

Publicado em | 0 comentários
Como perder a timidez em uma entrevista de emprego

Production Perig Como perder a timidez em uma entrevista de emprego

Se você é uma pessoa muito introvertida, mas está à procura de uma recolocação profissional, saiba que para ter sucesso nesta empreitada, vencer a sua timidez em entrevista de emprego é um elemento essencial para aumentar suas chances de voltar ao mercado.

Ressalto isso porque o momento da entrevista é um dos pontos altos do processo de seleção e contratação de profissionais e saber se expressar bem, demonstrar suas potencialidades e habilidades é muito importante para se destacar. Entretanto, como bem sabemos, nem sempre conseguimos escolher a vaga ideal para nós, por isso mesmo, sendo tímidos ou não, devemos estar preparados para tudo e buscar nos adaptar a qualquer situação.

Pensando nisso, é importante estar atento aos comportamentos que você tem durante os processos de seleção, buscar estratégias efetivas para superar a timidez e desenvolver métodos assertivos e positivos para ter êxito em suas entrevistas de emprego. Na prática, isso quer dizer que o profissional deve deixar sua vergonha, seus medos e crenças limitantes de lado e focar em seu objetivo de conquistar uma nova oportunidade na carreira.

 

A Timidez em Entrevistas de Emprego

Uma pessoa tímida geralmente é mais observadora e mais analista do que comunicadora. Gosta de ficar nos bastidores, mais focada em suas atividades do que nas relações interpessoais. Seu perfil faz com que tenha uma tendência natural a buscar empregos que demandem mais de suas competências técnicas e menos de suas habilidades comportamentais.

Esta é apenas uma face do que é ser tímido, pois muitos profissionais mesmo sendo introvertidos conseguem assumir postos de liderança e se comunicar de forma assertiva com seus colegas e liderados. Entretanto, para chegar aqui, antes é preciso passar pela temida entrevista de emprego, fazer dinâmicas de grupo, apresentar-se e falar em público e se vender, afinal, além do diploma, a forma de expressão do candidato conta muito.

Mas o processo seletivo não para por ai, pois ainda temos a entrevista pessoal, aquela realizada com o recrutador e com o líder, e que dá ao profissional a oportunidade de falar sobre suas experiências, demonstrar suas habilidades e competências técnicas, emocionais, comportamentais e justificar porque ele deve ser contratado pela empresa.

 

Dicas Para Vencer a Timidez

Para isso, entretanto, o tímido deve desenvolver sua autoconfiança e eliminar as crenças e comportamentos limitantes que lhe fazem sentir-se inseguro diante de outras pessoas. Aqui o profissional deve ser como um ator, quando sobe ao palco, deve deixar para trás qualquer timidez que lhe impeça de brilhar.

Portanto, para aumentar suas chances de conquistar um novo emprego e mostrar seu potencial profissional durante as entrevistas, o tímido deve buscar relaxar, pensar em coisas positivas durante sua avaliação e focar na contratação. Não é preciso falar muito, apenas o suficiente e as coisas certas para chamar a atenção positivamente e se destacar.

Para isso, observe o ambiente, tenha uma postura firme, preste bastante atenção às orientações dos selecionadores, ouça bem as perguntas dos seus entrevistadores e responda de forma clara, honesta e objetiva o que lhe for perguntado. Lembre-se que você já tem os conhecimentos, experiências e habilidades, basta apenas respirar, acalmar-se e falar de forma clara sobre tudo isso.

Se tiver dificuldades em manter contato visual, uma boa dica é olhar no ponto que fica entre os olhos. Isso vai te ajudar a se concentrar no que a pessoa está falando e a não ficar de cabeça baixa. Use estas dicas e boa sorte!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!