No ambiente de trabalho, somos expostos a diferentes cenários que exigem comportamentos e habilidades específicas para conseguirmos lidar com pessoas de várias personalidades e desempenharmos as funções em situações de pressão, estresse e cobranças. Essas capacidades são relacionamento intrapessoal e interpessoal, sendo que o desenvolvimento da primeira está diretamente relacionado ao da segunda.

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Diferenças entre o Relacionamento Intrapessoal e Interpessoal 

O desenvolvimento do relacionamento intrapessoal é basicamente o ato de conhecer a si mesmo, identificar pontos fortes e que precisam de melhoria, emoções e habilidades. É como você se enxerga no mundo, como vê a si mesmo e como reage às mais diversas situações. É a busca constante pelo autoconhecimento, autocontrole emocional e autoestima.

Já o relacionamento interpessoal diz respeito à relação com o próximo, à maneira como lidamos com nossos colegas, chefes, superiores, clientes, e todos os envolvidos no ambiente de trabalho. Ele tem muito a ver com a nossa reação perante outras pessoas de nosso convívio, como colegas, familiares e amigos.

Como o relacionamento intrapessoal diz respeito à integração do autoconhecimento, autodomínio e automotivação, é a base para a realização do relacionamento interpessoal. Portanto, quanto maior for o domínio e controle sobre suas emoções, mais bem-sucedida será a convivência com colegas e outros contatos que fazem parte do ambiente corporativo.

O relacionamento intrapessoal é a base para alcançar o poder do autoconhecimento. Tendo mais consciência sobre sua personalidade, você domina as suas atitudes. Nessa perspectiva, pode desenvolver habilidades muito valorizadas na construção de um ambiente de trabalho em que haja crescimento pessoal, profissional e bom trabalho em equipe. Entre as mais importantes estão:

  • Humildade para estar sempre disposto a aprender
  • Persistência para alcançar os objetivos, apesar das dificuldades
  • Resiliência para recomeçar após os fracassos
  • Disciplina para cumprir as metas com firmeza e foco
  • Flexibilidade para enxergar novas possibilidades e se adaptar a situações desconhecidas ou inesperadas
  • Iniciativa para ser proativo
  • Motivação para encarar a rotina
PSC

Dicas de Como ter Um Bom Relacionamento no Ambiente de Trabalho

  1. Tenha uma atitude positiva

Um dos principais fatores para se ter um bom relacionamento interpessoal é a atitude positiva. Este é um componente que pode ser de muita maturidade entre sua equipe. Quando você demonstra uma atitude positiva durante o trabalho, está demonstrando respeito pelo seu trabalho e pela organização para a qual está trabalhando. Demonstrar uma atitude positiva é estar alegre, sorrindo enquanto interage com colegas de equipe e amigos. Se você está cumprimentando as pessoas alegremente em seu local de trabalho, isso também é considerado um gesto positivo. Apreciar o trabalho de seus colegas de equipe, também é consideravelmente uma atitude bastante positiva.  

  1. Aprenda a solucionar problemas

Existem várias pessoas que trabalham duro dia e noite para levar a organização ao grande nível de sucesso. Porém, nota-se que a ocorrência de conflitos ou conflitos de ideologia ou ideias acontece com frequência no ambiente de trabalho. Não se esqueça que você também faz parte desse ambiente e deverá aprender, se ainda não sabe, resolver conflitos. A melhor maneira é pensar nas maneiras de resolver os problemas, pois isso reduz o tempo e você pode resolvê-lo de maneira muito eficaz. Depois de avaliar as maneiras de resolver o problema, você deve prosseguir e aplicar todas as soluções para resolvê-lo. Defina qual será seu objetivo e comece a implementar as estratégias adequadas para isso. Depois é só comemorar o sucesso.  

  1. Desenvolva sua comunicação

Esse talvez seja o aspecto mais importante das habilidades interpessoais. Para transmitir sua mensagem de forma eficaz e sem criar qualquer conflito da melhor maneira possível. Existem, basicamente, dois tipos de habilidades interpessoais, ou seja, habilidades comunicativas verbais e não verbais. O aspecto básico da comunicação efetiva é ouvir corretamente. Você precisa ouvir muito atenciosamente, pois uma pessoa que comunica bem também é um ótimo ouvinte, e atento. Antes de dar qualquer opinião, se você ouviu com atenção, saberá o que está dizendo e sobre o assunto da conversa. Essa habilidade é necessária para toda e qualquer tipo de profissão. Se você aprender a arte da comunicação corretamente, estará evitando os conflitos e também aumentará sua produtividade com uma comunicação eficaz. Seja comunicação verbal ou não verbal, ambas as comunicações são importantes.

  1. Aprenda a trabalhar em equipe

Trabalhar em equipe é mais eficaz. Aprenda a incluir todas as pessoas que estão dispostas a trabalhar com você. Falar e ouvir os pontos de vista dos outros é um grande negócio, você nunca sabe qual ideia pode ser aquela que irá te levar para o próximo nível. O trabalho em equipe é sempre melhor do que um trabalho feito individualmente. Se você cooperar, você obtém a cooperação de volta, e você deve pedir as contribuições e opiniões de seus colegas de equipe e colegas em seu local de trabalho. Uma harmonia social é necessária não apenas na sociedade em que você vive, mas também no seu ambiente de trabalho. A decisão pela inclusão social em seu projeto é uma ótima iniciativa. 

A Importância da Comunicação Verbal e Não Verbal

A comunicação verbal engloba toda e qualquer forma de comunicação, que envolve palavras, seja falada ou escrita. Essas conversas podem envolver as que temos com nossos colegas de trabalho, clientes, equipe, chefes, podendo ser num bate papo de fim de tarde, num almoço de negócios ou em uma reunião. A comunicação verbal é um aspecto importante da comunicação quando se trata de habilidades interpessoais. Você não deve apenas se comunicar, mas também deve saber a importância de se comunicar verbalmente de forma muito eficaz e aprender a arte de transmitir sua mensagem corretamente, porque transmitir o que você quer dizer da melhor maneira possível é a melhor coisa que você pode fazer para o seu lado profissional e pessoal. 

A Comunicação Não-verbal se encontra em paralelo com a comunicação verbal. Essas duas são ferramentas são extremamente poderosas e, juntas, podem mudar todo o conceito e percepções. A comunicação não-verbal inclui vários aspectos, como sua linguagem corporal, suas expressões faciais, sua postura e a maneira como você faz gestos enquanto se comunica. O som da sua voz e o tom em que você está falando também contam muito sobre o seu modo de se expressar. Então, você também deve ter em mente esses aspectos. As roupas que você veste e o modo como você se comporta, o contato visual, tudo isso faz parte da sua comunicação não verbal. Tente explorar tudo isso a seu favor!

Como Desenvolver essas Habilidades

Como o relacionamento intrapessoal leva ao interpessoal, o autoconhecimento é a base para desenvolver essas habilidades. Tire um tempo para refletir sobre você mesmo e se autoquesione para identificar os seus sonhos, pontos fortes e fracos, talentos, medos, competências que precisam ser desenvolvidas, bem como verificar se as atitudes que apresenta nesse momento têm favorecido ou dificultado o seu sucesso.

Tanto o relacionamento interpessoal quanto o intrapessoal são habilidades que, quando não inatas ao profissional, podem ser desenvolvidas com o apoio do Coaching. Muitas empresas ainda só dão atenção para as capacidades técnicas de seus colaboradores, deixando de lado o fator emocional. No entanto, investir na formação de profissionais para desenvolver estratégias relacionadas às questões intrapessoais também é fundamental.

O Coaching é a melhor e mais eficiente metodologia de desenvolvimento e capacitação humana que existe atualmente, e também a carreira que mais cresce no mundo. É um conjunto de conhecimentos, técnicas e mais de 100 ferramentas que, aliadas a diversas ciências como a administração, a gestão de pessoas, os recursos humanos, a psicologia e a neurociência, visam o alcance de resultados rápidos e assertivos em todas as áreas da vida do indivíduo: pessoal, profissional, social, familiar e espiritual.

Por meio do coaching, os profissionais obterão as habilidades necessárias para expandir o seu autoconhecimento e assim melhorar o relacionamento interpessoal, entre elas:

  • Comunicação
  • Liderança
  • Trabalho em equipe
  • Adaptação a mudanças
  • Foco
  • Motivação
  • Aumento de performance e de produtividade
  • Respeito às diferenças
  • Planejamento e feedbacks.

Essas habilidades favorecem o clima organizacional e ajuda a formar líderes de sucesso, que potencializam os resultados. Essa competência é uma vantagem competitiva dos profissionais de sucesso.

Já, para a expansão no relacionamento intrapessoal, são trabalhados aspectos como:

  • Autoconhecimento
  • Emoções
  • Sentimentos
  • Autocontrole emocional
  • Quebra de crenças e barreiras limitantes
  • Definição de valores e missão de vida
  • Definição de objetivos e metas pessoais e profissionais
  • Autoestima
  • Autodesenvolvimento e melhoria contínua.

A melhor maneira de desenvolver seu relacionamento interpessoal e intrapessoal é através das comprovadamente eficazes técnicas do coaching, pois ele te ajuda a conhecer tanto a si quanto a se relacionar melhor com o mundo que vive. Conheça nossos cursos e mude sua vida!

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