Ao longo de nossa existência, vivemos uma constante busca, para compreender melhor quem somos, quais são nossos anseios, nossa missão de vida, valores, sonhos mais íntimos, entre diversos outros pontos, capazes de definir quais são nossos propósitos e porque estamos aqui. 

Existem pessoas que têm uma clareza bem maior sobre si mesmas. No entanto, existe uma parcela que tem dificuldade de acessar o seu potencial infinito, precisando recorrer a ferramentas, que facilitem este encontro e esta descoberta. 

No artigo de hoje, convido você a me acompanhar, pois vou compartilhar com você uma destas ferramentas, que, com toda a convicção que há em mim, vai te ajudar a potencializar ainda mais o seu processo de autoconhecimento. Continue a leitura e confira!

Uma das chaves para o sucesso é conhecer a si mesmo!
Quer se conhecer melhor? Clique aqui e baixe meu ebook!

O que é o Questionário Proust?

O Questionário Proust é um conjunto de perguntas de autoconhecimento que ficou famoso após ser respondido pelo autor francês Marcel Proust (1871-1922). A versão abaixo foi ampliada e adaptada por mim, José Roberto Marques, para que você  possa conhecer-se ainda mais na essência.

Na época da adolescência do escritor, cadernos com esse tipo de questões eram um passatempo comum. Ele respondeu ao de sua amiga Antoinette, quando tinha 18 anos.

Esse manuscrito foi encontrado em 1924 e, desde então, popularizou-se como uma forma de entrevista-padrão. Várias celebridades já a responderam em uma seção fixa da revista Vanity Fair ou no programa de TV Inside the Actors Studio, por exemplo.

Perguntas Poderosas de Autopercepção de si Mesmo

PSC

Veja, a seguir, algumas das principais perguntas do Questionário Proust e algumas outras, que eu inclui, para contribuir ainda mais para o seu processo de autodescoberta.

  1. Qual é a sua maior qualidade? Qual o principal aspecto de sua personalidade, da essência de quem realmente você é, que você mais admira?
  2. E seu maior defeito? Qual(is) seu(s) principais pontos de melhoria? Qual o principal aspecto de sua personalidade, da essência de quem realmente você é, que você mais acredita que precisa melhorar?
  3. Qual a característica mais importante, a qualidade favorita que você admira em um homem?
  4. Qual a característica mais importante, a qualidade favorita que você admira em uma mulher?
  5. O que você mais aprecia nos seus amigos?
  6. O que você mais gosta de fazer? Qual sua atividade favorita? Compartilhe um passatempo preferido…
  7. O que é felicidade para você? Quando você está feliz? Qual sua noção de felicidade?
  8. Qual é sua noção maior de infelicidade? O que é infelicidade para você? E o que seria a maior das tragédias que poderia acontecer na sua vida?
  9. Quem você gostaria de ser, se não fosse você mesmo? Como seria seu Self Idealizado?
  10. Tem algum lugar que você gostaria de conhecer e viver? Por quê você escolheria este lugar para viver?
  11. Qual sua cor favorita? Por quê?
  12. Que tipo de flor te encanta? Onde está o seu encanto nessa flor?
  13. Qual pássaro você se identifica? Por quê?
  14. Quem são seus autores preferidos?
  15. E os poetas que mais gosta?
  16. Quem são seus heróis (ficção) preferidos ?
  17. Quem são suas heroínas de ficção? Qual sua figura feminina predileta na história da humanidade?
  18. Quem é seu compositor, pintor, artista favorito e que você mais curte?
  19. 19. Qual seu estado mental no tempo presente? O que você reconhece em seu Mindset de mais valor? O que poderia ser melhor?
  20. 20. Quem são suas heroínas na vida real?
  21. E quem são seus heróis na vida real?
  22. Qual sua palavra favorita? A palavra que te gera encantamento, uma palavra com um sentido MAIOR…
  23. O que você mais abomina e detesta na vida?
  24. Quais são os personagens históricos e ou de ficção que você mais despreza?
  25. Quais dons e talentos da natureza você gostaria de possuir?
  26. Como você gostaria de morrer? Que mensagem você deixaria para o universo se sua partida fosse hoje?
  27. Qual seu atual estado de espírito? Qual seu ponto e estado de equilíbrio? Numa escala de 0-10, que degrau você encontra hoje no seu processo evolutivo?
  28. Que dificuldade, defeito ou falha é mais fácil perdoar em si mesmo e nas outras pessoas?
  29. O que você mais teria dificuldade de perdoar nas pessoas? E em si mesmo?
  30. Qual é o mote, o lema da sua vida? Qual sua força motriz? O que te move?

Tudo começa pelo autoconhecimento

O autoconhecimento é algo que tem importância fundamental em nossa existência. Acredito, verdadeiramente, que, sem ele, vivemos perdidos, sem saber quem somos na essência, para onde queremos ir e o que, de fato, nos faz pessoas felizes e realizadas em nossa jornada evolutiva. 

É por esta razão que, tanto em minhas formações, quanto em meus livros, artigos, palestras e cursos, eu faço tanta questão de enfatizá-lo, porque sei e tenho conhecimento profundo sobre o seu poder na vida dos mais diversos tipos de pessoas. 

Indivíduos que se permitem se conhecerem melhor, têm a oportunidade de compreender quais são pontos fortes, ou seja, aqueles que lhes ajudam a crescer, nos mais diversos âmbitos de suas vida, bem como os seus pontos de melhoria, aqueles que atrapalham a jornada e o crescimento, tanto pessoal, quanto profissional. 

Além disso, é através do autoconhecimento que sabemos quais são as crenças limitantes que nos impedem de evoluir e nos tornarmos pessoas cada vez mais plenas e realizadas. 

Diante disso, faz-se verdadeiramente necessário que você responda a estas perguntas, para que, por meio disso, você comece a se conhecer melhor e saiba o que te faz feliz e o que você mesmo precisa fazer para alcançar essa felicidade. Pense e invista neste caminho e aguarde, pois, com certeza absoluta, você vai atingir suas metas, objetivos e o sucesso que tanto almeja.

E ai, conseguiu responder todas estas questões? O que elas trouxeram para você? Como se sente agora, neste instante? Deixe um comentário, falando sobre a sua experiência e lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer de compartilhar este conteúdo com as pessoas que você acredita que também precisam desenvolver o seu processo de autoconhecimento. 

Questionário Proust – Ampliado e adaptado por José Roberto Marques (JRM)