Nos dias de hoje tem se tornado cada vez mais comum investir num processo de Coaching. Profissionais de todas as áreas têm buscado nesta metodologia um meio efetivo para acelerar seu desenvolvimento e, claro, impulsionar os seus resultados. Entretanto, muitos ainda têm dúvidas sobre quando uma pessoa deve buscar um processo de Coaching, uma vez que, por muito tempo, a metodologia era acessível apenas para grandes empresários, atletas e altos executivos. Hoje, isso tudo mudou!

Por minha experiência de mais de 30 anos ministrando treinamentos comportamentais, dos quais nos últimos anos, dedicados pessoalmente a Missão do Coaching, eu posso dizer que eu tenho contribuído diretamente para a expansão deste método em nosso país e no mundo. Neste sentido, minha missão de vida é transformar o mundo, as empresas e as pessoas por meio desta extraordinária ferramenta de desenvolvimento humano.

Assim, quando uma pessoa procura um processo de Coaching, seja ele presencial, em meus treinamentos em sala de aula, ou, online, pela internet, eu além de apoiá-la em sua formação profissional, também apoio em seu aprimoramento emocional e comportamental, para que deste modo, ela se torne a melhor pessoa que ela pode ser.

O Coaching é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano!Conheça mais sobre essa metodologia,acesse “Tudo Sobre Coaching”!

Quando Procurar um Processo de Coaching?

Mas quando procurar um coach? Ou quando investir num processo? Imagino que esteja se perguntando. Antes de entrarmos nestes detalhes e respondermos estas perguntas, é importante salientar que o Coaching, diferente de outras abordagens, é um processo com início, meio e fim, ou seja, focado no resultado que a pessoa deseja conquistar em determinado espaço de tempo.

Como tal, o método é focado na evolução da pessoa no tempo presente e em apoiá-la a desenvolver as competências técnicas, emocionais e comportamentais que ela precisa para crescer e conquistar seus alvos, aqui e agora. Isso quer dizer que o processo não vai focar em trabalhar acontecimentos passados, mas sim em ajudar cada um, a sair do seu estado atual e construir o seu estado desejado daqui por diante.

Conduzido por um profissional intitulado coach, a metodologia é aplicada por meio de sessões individuais ou em grupo e que podem ser realizadas presencialmente ou via internet. O cliente, neste caso, é chamado de coachee e, para alcançar plenamente suas metas, ele deve estar 100% comprometido em realizar as ações que levarão a conquista dos seus objetivos profissionais e pessoais.

PSC

Vale ressaltar que o processo de Coaching é diferente de uma formação em Coaching. Na primeira, a pessoa é atendida por um coach e vivencia o processo como cliente, no outro, ela é aluna de uma instituição como o Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, onde vai receber seu treinamento, se formar para ser coach também e, para atender seus próprios coachees.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Principais Motivações Para investir no Processo de Coaching

Voltando as razões que levam uma pessoa a contratar este serviço, podemos dizer que existem vários indicadores que se orientam de acordo com as necessidades e metas de cada um. Entretanto, de modo geral existem algumas situações recorrentes para que os indivíduos busquem auxílio do processo de Coaching em sua vida. Veja alguns exemplos:

  • Quando desejam alavancar seus resultados profissionais;
  • Quando sentem que precisa de apoio para liberar seu potencial;
  • Quando mesmo se esforçando não conseguem conquistar suas metas;
  • Quando a pessoa se sente estagnada na carreira ou vida pessoal;
  • Quando o gestor busca melhorar sua liderança de equipe;
  • Quando há um desejo de mudança de carreira ou profissão;
  • Quando o indivíduo busca desenvolver habilidades profissionais específicas.

Mas não é só. As pessoas buscam o Coaching também para:

  • Melhorar o relacionamento interpessoal, familiar ou afetivo;
  • Ajustar finanças pessoais e conquistar equilíbrio financeiro;
  • Vencer crenças e comportamentos limitantes e sabotadores;
  • Melhorar suas habilidades de comunicação e interação social;
  • Eliminar baixa autoestima; falta de foco e de autoconfiança;
  • Definir com mais clareza seus objetivos e metas e para desenvolver estratégias mais efetivas para alcançá-las;
  • Melhorar o gerenciamento do tempo e aumentar a produtividade;
  • Aumentar sua qualidade de vida e seu autoconhecimento.

E ai, o processo de Coaching também tem o que você busca? Precisa de auxílio profissional para desenvolver seus talentos, eliminar bloqueios e impulsionar seus resultados? Invista em Coaching e tenha todo o suporte que precisa para conquistar seus sonhos e o sucesso que merece.