Voltar

Quando o salário não é o mais importante: como recusar uma proposta de emprego?

Publicado em | 0 comentários
como recusar uma proposta de emprego

Rudh Strummer/Shutterstock Ser educado é uma das maneiras de como recusar uma proposta de trabalho. Conheça as demais!

Se aprender a pedir um aumento poder ser difícil, imagine então aprender como recusar uma proposta de emprego e, mesmo com uma boa proposta salarial, deixar claro que o salário não é o mais importante para você! Pois é, este é o dilema pelo qual muitos profissionais tem que passar quando a questão salarial não é a sua prioridade na carreira.

Mesmo ganhando menos, muitos colaboradores decidem ficar exatamente onde estão porque eles enxergam ali, em sua empresa atual, uma identificação com os mesmos valores, crenças e missão que comungam. Também rejeitam um novo emprego por terem criado laços importantes com ela, ajudado a construir grandes resultados e por terem expectativas de crescimento e buscarem desafios profissionais que a proposição de mudança não trouxe. Plano de carreira também é um atrativo importante!

Quando desempregados, os profissionais também decidem continuar sua busca e recusar oportunidades quando a proposta não está alinhada com seus objetivos e metas profissionais e pessoais e com os valores ideológicos que consideram atrativos.

Deste modo, mesmo como tanta gente trabalhando apenas para ganhar um pouco mais de dinheiro no final do mês ou mesmo buscando uma recolocação no mercado, fica mais fácil compreender porque o salário não é o mais importante para alguns profissionais e porque eles acabam por decidir recusar uma proposta de emprego.

Mas e para você, o que é seria realmente decisivo para você aceitar mudar de empresa e dar um novo rumo à sua carreira? Reflita e deixe sua resposta nos comentários abaixo. Enquanto isso, eu vou compartilhar algumas dicas de como recusar uma proposta de emprego educadamente e deixando portas sempre abertas. Confira!

3 Dicas de Como Recusar uma Proposta de Emprego Educadamente

Seja direto!

Ao receber uma proposta que você não quer nada de ficar demorando a dar a sua resposta e deixando a empresa esperando ao Deus dará. Se você decidiu não aceitar a proposição naquele momento, mostre seu profissionalismo e comunique sua decisão o quanto antes à empresa, para que assim ela possa dar segmento ao processo de contratação e chamar outro profissional.

Seja educado e agradeça sempre!

Seja sempre muito educado ao recusar uma oferta de trabalho. Demonstre que avaliou com carinho, atenção e cuidado a proposta, que não foi uma decisão fácil, mas que neste momento, avaliando todos os prós e contras, você acredita que o melhor é permanecer onde está ou mesmo continuar a buscar outro emprego. Agradeça a oportunidade, mostre que ficou lisonjeado por ter sido pretendido à vaga e deseje boa sorte à empresa em sua contratação.

 Deixe a porta aberta!

Ninguém sabe o que o futuro nos reserva, portanto, ao recusar uma proposta de emprego, procure deixar uma porta aberta. Além de ser educado e grato, deixe claro que você tem certa empatia pela empresa, e que nada impede que, no futuro, você e a organização possam trabalhar juntos, formar parcerias e construir grandes resultados.

Aproveite estas dicas e sempre que surgirem oportunidades de emprego que você não deseja aceitar no momento, use-as para deixar uma boa impressão e demonstrar profissionalismo.

 

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!