Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho. Por isso quando o nosso intuito é ser feliz, a regra é não ter regra. Dessa forma, para conquistarmos a nossa plenitude, cada um de nós deve buscar conhecer a si mesmo, suas crenças, valores, sonhos e desejos, e não fórmulas mágicas para a felicidade.

Entretanto, longe de regras para ser feliz, queremos falar de comportamentos que podem nos ajudar e nos fazer mais felizes. Mas fique tranquilo, não vamos apresentar ou dizer que você precisa fazer isso ou aquilo, mas sim indicar alguns caminhos que nós mesmos podemos construir para alcançar nossa paz interior. Confira!

10 atitudes para conquistar a sua felicidade!

1. Autoaceitação 

Ficar se criticando e se cobrando o tempo todo por suas falhas e limitações só contribui para minar a sua autoestima e a sua autoconfiança. Aceite quem você é, com os seus defeitos e qualidades, e busque, na sua medida e no seu tempo, trabalhar para eliminar aspectos ruins e potencializar os seus diferenciais. Aceitar a si mesmo é abraçar a sua essência humana e entender que nenhuma pessoa está sequer próxima de perfeição. É admitir as nossas fraquezas, compreendendo-as como parte da experiencia humana.

2. Autoconhecimento

Quando nos conhecemos verdadeiramente, temos mais chances de identificar os nossos pontos fortes, sonhos e desejos e trabalhar ativamente por sua realização. Podemos também vencer crenças bloqueadoras, medos e traumas, aprendendo a conviver com as perdas e ganhos da vida e a conquistar a nossa felicidade interior. Aceitar-se não significa ficar de braços cruzados. É saber que não temos como ser perfeitos, mas nem por isso deixar de agir para que possamos melhorar, dia após dia.

3. Perdão

Perdoar é deixar ir embora tudo aquilo de ruim que alguém possa nos ter feito e dar a si e ao outro o direito de ter paz e de seguir em frente. Por isso, ser feliz de forma real e autêntica passa pelo perdão aos outros e também a si mesmo, pois ninguém é perfeito. Se erramos, com certeza, foi tentando acertar. Portanto, não perca o seu tempo guardando mágoas pelas falhas dos outros ou de si mesmo. Faça do perdão uma força para seguir em frente, mesmo sabendo que o caminho é cheio de imperfeições.

4.  Reconhecimento e gratidão

Reconhecer as nossas vitórias, aprendizados, experiências e crescimentos é fundamental para nos sentirmos plenos e amados. Ser grato àqueles que estão ao nosso redor e que nos ajudam nas vitórias cotidianas também é importante, pois, assim, aprendemos a dar e receber o nosso melhor e o melhor que há no outro. Muitas vezes, a infelicidade vem naqueles dias em que deixamos de reconhecer quantas coisas boas já temos e quantas pessoas gostariam de estar no nosso lugar.

5. Amor

PSC

Amar e ser amado: esse é um dos principais caminhos para a felicidade plena e autêntica. Esse sentimento nos transborda de tal maneira que nos sentimos com a alma leve e segura. A nossa autoestima se eleva, e o nosso humor melhora. Com o amor e pelo amor pacífico, respeitoso e acolhedor, construímos apenas coisas positivas. Assim, podemos amar as pessoas ao nosso redor, a natureza, o nosso animalzinho de estimação, a nossa profissão etc. Ame e demonstre esse sentimento tão nobre!

6. Amizade

Os amigos aproximam o céu de nós e nos trazem o sentimento de pertencimento, grupo e unidade. Amizades positivas são muito importantes para que nos sintamos felizes. Poder contar com um amigo — e o seu apoio, conselhos, tempo, carinho e lealdade — e poder retribuir da mesma maneira alimenta um ciclo de abundância e nos ajuda a ter uma vida bem melhor. Contudo, lembre-se de que qualidade é melhor do que quantidade. É melhor ter poucos amigos verdadeiros do que muitas amizades superficiais.

7. Respeito

Ter os nossos direitos mais básicos respeitados, como também a possibilidade de sermos reconhecidos como seres humanos, é essencial para a felicidade humana. Todos nós somos merecedores de todos os benefícios, direitos e deveres garantidos por lei, independentemente de credo, cor, sexo, gênero, idade, nacionalidade ou qualquer outra característica. Por isso, a felicidade obrigatoriamente passa por obtermos respeito daqueles com quem convivemos e, igualmente, por respeitá-los.

8. Satisfação profissional

Construir uma carreira na profissão que ama, fazer o que gosta, ter um negócio de sucesso ou ser reconhecido como um grande profissional colabora diretamente para a nossa felicidade, pois o trabalho não é apenas uma fonte de renda para o ser humano, mas uma fonte de inspiração, motivação, reafirmação das suas habilidades e um ponto de equilíbrio. Encontrar a satisfação profissional consiste em exercer uma atividade que desperte prazer, boa remuneração, senso de utilidade e exercício dos seus talentos e habilidades.

9. Satisfação pessoal

Construir uma família, ter bons relacionamentos com os nossos parentes e relações positivas com os nossos filhos, pais, irmãos é primordial para que uma pessoa consiga sentir-se feliz. Digo isso, porque a família é a base, a nossa origem, e, quanto mais sólidas e positivas são as nossas relações, maiores são a nossa autoconfiança, segurança e satisfação com a vida. Nesse quesito, também devemos considerar a saúde física e a saúde mental como elementos essenciais da satisfação pessoal.

10. Legado

O legado é a nossa marca no mundo, a herança que vamos deixar para os nossos filhos e/ou para a humanidade. Construímos, a cada dia, mais um capítulo da nossa história. Transformamo-nos, criamos, empreendemos, erramos, acertamos, crescemos, e, quanto mais nos conectamos com a nossa missão de vida, mais felizes e empoderados nos tornamos. O nosso legado, portanto, consiste não apenas na riqueza material que construímos, mas, principalmente, nos valores e conhecimentos que transmitimos.

Além desses elementos que destacamos, a fé, para muitas pessoas, é um dos mais importantes fatores para a felicidade do ser humano, pois, para existir, ela não depende de religião em si, mas de um sentimento íntimo de resiliência, força de vontade e da crença positiva de que tudo vai dar certo no final!

Alimente todos esses sentimentos e comportamentos e permita-se encontrar a sua própria forma de ser pleno.  Seja Feliz!

E você, querida pessoa, qual comportamento acrescentaria a esta lista? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!