Voltar

Porque Cultivar a Gratidão é Tão Importante!

Publicado em | 0 comentários
Gratidão

Photographee.eu/Shutterstock Ser grato é reconhecer quem nos faz bem e alimentar sentimentos e atitudes positivas em relação a si mesmo, as pessoas e à vida!

A Gratidão é uma sensação de agradecimento e alegria em resposta ao recebimento de um “presente” ou ação bem in­tencionada de uma pessoa para conosco. Esta ação a que se é grato pode ser um benefício de ordem material ou mesmo uma atitude positiva espontânea. Em outras palavras, a gratidão deriva da percepção de que alguém se beneficiou devido às ações de outra pessoa. Há um reconhecimento do recebimento de um presente, uma apreciação e identificação de seu valor.

Para o indivíduo que sabe a importância de ser grato é importante sempre focar na con­quista, aprendizado ou conhecimento que aquele gesto gratuito possibilitou. Assim, para este indivíduo, cujo sentimento de gratitude é tão evidente, esta frase faz todo sentido – “Se você olha com gratidão para o que você tem na vida, você sempre terá mais. Se você olha para o que não tem na vida, você nunca terá o suficiente”.

Benefícios da Gratidão

  • Agradecer por suas dádivas é uma forma da pessoa reforçar suas conquistas e valorizar sua história.
  • Pessoas que se sentem gratas sofrem menos de estresse e são mais felizes.
  • A gratidão possibilita maior vitalidade, um sono repa­rador e a recuperação de doenças de forma mais rápida.
  • Indivíduos que são gratos a outras pessoas são mais abertos a receber gestos de gratidão.
  • Esta poderosa virtude, por estar ligada a inúmeras emoções positi­vas, traz também muitos benefícios físicos.

Características da Pessoa Grata

Este indivíduo é uma pessoa que valoriza muito tudo aquilo que os outros fizeram e fazem em seu benefício e pensando em seu bem-estar. Sabe reconhecer um gesto que merece sua gratidão e o demonstra sem hesitar. Costuma agradecer pessoalmente toda boa ação direcionada a ele, pois acredita que esta é uma forma de honrar e respeitar a sua história e a intenção positiva da outra pessoa. Também faz isso através de preces, orações e meditação.

Reflexões Sobre esta Virtude

  • Quando e a quem você se sente grato?
  • Como você recebe uma atitude de gratidão?
  • Como se sente quando faz algo em benefício de outra pessoa e esta não demonstra nenhum tipo de gratitude?
  • Como este sentimento afeta sua vida?
  • O que faz você sentir-se grato a outra pessoa?
  • Como você se sente quando é grato a uma pessoa e ela não quer receber seu ato de gratidão?

Utilização Negativa da Força

Esta pessoa se reconhece como alguém que é grata a todos que fizeram algo para ajudá-lo em algum momento de sua vida. Isso a faz sentir-se mais feliz, segura e amparada. Do mesmo modo que gosta de reiterar sua gratidão aos outros, acredita que as pessoas a quem direciona suas boas ações também devem cultivar o ato de agradecer.

Este indivíduo não usa suas boas atitudes para posterior­mente cobrar das pessoas algum tipo de gratidão. Mas, quando isso não acontece espontaneamente, pode, às vezes, se questionar se sua postura ou ato foram os mais adequados. Outro ponto que pode subutilizar este sentimento é o reconhecimento da pessoa “erra­da” e não da que realmente fez algo em seu benefício.

Dicas Para Explorar a Gratidão Positivamente

  • Faça uma lista das coisas boas que conquistou em sua vida; leia com atenção; relembre, sinta novamente cada emoção e agradeça por tudo.
  • Reserve um tempo, antes de dormir, para agradecer por suas conquistas diárias.
  • Agradeça pela superação de obstáculos e pela proteção das pessoas que ama.
  • Busque demonstrar sua gratidão a todas as pessoas que de alguma forma ajudaram você.
  • Cultive o ato de agradecer também por aquilo que não lhe aconteceu (doenças, acidentes, perdas, dores, decepções).

Como podemos perceber, a gratidão é verdadeiramente um sentimento poderoso, que nos faz valorizar a vida, as pessoas que nos querem bem e alimentar uma corrente de boas ações. É também a forma de agradecer ao universo pelas dádivas, acontecimentos positivos e livramentos, enfim, ser grato é maravilhoso. Por isso, exercite sua gratidão todos os dias da sua existência!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!