Algumas pessoas tratam a felicidade como algo que está muito distante. Elas têm essa sensação porque condicionam o estar feliz com determinadas circunstâncias, como, por exemplo, ter o emprego dos sonhos e uma boa condição financeira. Por mais que essas conquistas possam sim contribuir com a satisfação de alguém, sozinhas elas não têm poder algum.

É necessário estar bem consigo mesmo em primeiro lugar, independente de condições externas, assim tudo o que acontecer virá para agregar e não para preencher um vazio. Por isso, permita-se ser feliz hoje, pois, se parar para pensar, eu tenho a certeza de que encontrará diversos motivos para se alegrar; agradecer e para sentir-se realizado com o que conquistou até aqui.

Permita-se Ser Feliz Todos os Dias

Embora não seja possível ter uma vida completamente feliz durante toda parte do tempo, podemos ter momentos de felicidade todos os dias. Inclusive, esse equilíbrio é até importante para que saibamos valorizar as alegrias da forma como elas merecem. Contudo, muitas vezes, as pessoas dão maior destaque para os problemas e deixam de olhar para os motivos que têm para serem felizes. Se esse é o seu caso, não permita que os sentimentos ruins ofusquem os bons e te impeçam de enxergar a felicidade que está bem na sua frente.

Todos os dias, ao acordarmos pela manhã, já temos um motivo para sermos felizes, que é o fato de estarmos vivos e termos a oportunidade extraordinária de desfrutar de mais um dia. Então, busque expandir a percepção para continuar enxergando todas as outras razões, como ter saúde, ter uma família que te ama, ter um trabalho, o dia lindo que está fazendo lá fora.

Cada um tem as suas próprias razões para ser feliz; basta permitir-se ter um olhar diferente e aprender a enxergá-las em sua essência. Como diz uma bela canção do cantor e compositor Marcelo Jeneci – “Felicidade é só questão de ser.”.

Quer descobrir qual grau da sua felicidade?
Clique aqui e acesse o “Termômetro da Felicidade”!

7 Atitudes Poderosas Para Se Permitir Ser Feliz

PSC

Podemos dizer que a felicidade é uma escolha, porque envolve decidir valorizar as coisas boas mais do que as ruins, manter o foco nas presenças e não nas ausências. Então, se essa é a sua escolha, eu te convido a conferir uma lista com sete atitudes que pode adotar para ser feliz com mais frequência.

1 – Enxergue o Lado Bom da Vida

A forma com a qual você enxerga a sua vida é decisiva em relação à sua felicidade. Nesse sentido, se optar por sempre manter o foco na parte ruim das coisas, é essa a percepção que terá do todo. Se deseja ser feliz, é necessário que faça o contrário e comece a ver que tudo tem o seu lado bom, pois, por pior que uma situação pareça, sempre há algo positivo por trás. Muitas vezes, um acontecimento que te deixou triste hoje, irá te fazer sorrir amanhã.

2 – Tenha uma Rotina Equilibrada

Pode ser um pouco desafiador enxergar motivos para ser feliz quando se está completamente sobrecarregado de problemas ou trabalhos. Por isso, é necessário organizar a rotina para que consiga respirar, relaxar a mente e, então, se permitir ser feliz. Por mais que todas as tarefas precisem ser realizadas, é possível remanejar a ordem, compartilhar o fardo com outras pessoas e se cobrar menos, para que assim consiga viver de forma mais leve e equilibrada.

3 – Fortaleça as Memórias Positivas

Assim como, ao nascer, o seu cérebro começou a se desenvolver para diferenciar objetos, é preciso treiná-lo para que ele desenvolva a habilidade de identificar informações positivas e te faça se sentir feliz. Com o tempo, ele passará a dar maior ênfase para as memórias boas de forma automática, sem que precise se forçar a isso. Mas, até lá, seja perseverante e valorize os bons pensamentos, pois são eles que irão fortalecer a sua felicidade.

4 – Seja Gentil Com os Outros

Quando você trata as outras pessoas bem, automaticamente se sente melhor consigo mesmo. Então, é importante que reflita a respeito da forma com a qual tem lidado com aqueles com os quais convive e veja se os tem tratado com gentileza. Pensar sobre isso é necessário porque, muitas vezes, a rotina atribulada faz com que esses detalhes passem despercebidos. Gestos simples, como oferecer algum tipo de ajuda a quem precisa, podem criar conexões positivas entre vocês e contribuir, também, para a sua felicidade.

5 – Reconheça as Próprias Emoções

A felicidade tem um conceito subjetivo, afinal o que para mim pode ser um motivo de grande alegria para você pode não ser e isso é natural, já que todos somos únicos. Dessa forma, é necessário que se conheça e descubra o que te deixa feliz, e o caminho para isso é reconhecer as suas próprias emoções. Reflita a respeito de seus sentimentos e se questione para descobrir o que gera e alimenta cada um deles. O autoconhecimento é a chave para assumir o controle da sua vida e fazer escolhas que te tragam satisfação e contentamento.

6 – Pratique os Seus Valores

Todos nós temos valores, que são pensamentos formados pelas nossas crenças e experiências que guiam as nossas atitudes. Muitos não têm consciência em relação aos seus e agem de maneira incoerente. Ao parar para pensar a respeito dos seus princípios, são grandes as chances de descobrir que sabia o tempo todo o que precisava para ser feliz, mas não havia se dado conta. Portanto, reflita a respeito das suas crenças e procure praticá-las no seu dia a dia. Ser fiel aos seus valores é essencial para ir de encontro à sua felicidade.

Quer descobrir qual grau da sua felicidade?
Clique aqui e acesse o “Termômetro da Felicidade”!

7 – Valorize as Experiências

Por mais que bens materiais possam nos proporcionar conforto, são as experiências que verdadeiramente contribuem com a nossa felicidade. Nesse sentido, é importante valorizá-las ao máximo, desfrutando de cada uma delas na essência e indo em busca de novas oportunidades sempre. Viajar para explorar lugares diferentes, conhecer pessoas, fazer trabalho voluntário, praticar exercícios ao ar livre, assistir a uma peça de teatro ou concerto são exemplos de experiências que irão agregar à sua vida e te fazer feliz.

Gostou das dicas? Espero que este artigo te inspire a valorizar todas as oportunidades que surgirem para que seja feliz e que, também, comece a ir em busca delas. A felicidade apenas irá te acompanhar se você abrir um espaço em sua vida para que ela possa entrar. Por isso, permita-se e desfrute do seu direito de ser feliz!

Copyright: 194757584 – https://www.shutterstock.com/pt/g/choreograph