Muitos profissionais sonham em dar um passo adiante em sua carreira e com a tão sonhada promoção de cargo. Até aí tudo bem, afinal, é para frente que se anda. Entretanto, não basta apenas querer, quando este momento chega é essencial estar bem preparado para a entrevista de promoção de cargo, para, deste modo, aumentar suas chances de ser promovido e ter o reconhecimento a sua dedicação à empresa.

Assim como na entrevista de emprego, a entrevista de promoção também tem suas particularidades e exige certo preparo dos candidatos a uma nova função. Todo o histórico do colaborador influencia muito em suas chances de ser bem-sucedido, mas a entrevista pessoal com seu futuro gestor e também com o departamento de Recursos Humanos também é decisiva na decisão final.

E se o profissional precisa estar preparado para responder as perguntas do seu entrevistador, o selecionador também deve saber fazer as perguntas certas para conhecer bem o candidato à promoção de cargo e escolher aquele que possuiu os requisitos condizentes com os objetivos da empresa para aquela função. Pensando nisso, vamos conhecer exemplos de perguntas que podem ser feitas para selecionar e promover o profissional certo para a vaga certa.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso
“Mundo do Coaching”!

Exemplos de Perguntas para Entrevista de Promoção de Cargo

  • Por que você é o candidato ideal para este cargo?
  • Quais são as três competências que qualificam você para esta promoção?
  • Quais são seus três pontos de melhoria principais como profissional?
  • Quais são os seus principais resultados no cargo atual?
  • Por que esta promoção é importante para você?
  • Como seus objetivos futuros se alinham com os projetos da empresa?
  • Quais são suas metas profissionais em longo prazo?
  • O que você aprendeu com seus erros e como isso te fez crescer?
  • Quais foram seus principais desafios na carreira até aqui?
  • O que mais motiva você profissionalmente?
  • O que mais te irrita em seu dia a dia de trabalho?
  • Como você pretende contribuir com a empresa neste próximo cargo?
  • O que este novo cargo representa para você?
  • Quais foram os investimentos em aprimoramento (cursos, treinamentos, atualizações…) que você fez nos últimos 12 meses?

Estes são alguns exemplos de perguntas de promoção de cargo que podem ser realizadas durante uma entrevista de mudança de função. Obviamente, cada selecionador irá definir qual será o foco de avaliação do candidato e direcionar estas e outras perguntas para conhecer e avaliar melhor o profissional e definir se ele está realmente preparado para dar um passo adiante dentro da empresa.

A felicidade é imprescindível para um bom desempenho pessoal e profissional!Clique aqui, faça nosso “TESTE”
e descubra como anda sua felicidade!

Como se comportar numa entrevista de promoção de cargo?

Fique tranquilo na entrevista de promoção de cargo, afinal, não é para ser um interrogatório ou uma prova oral. Ao contrário, dever ser uma conversa animada e humana, e as entrevistas comportamentais tornam isso impossível de alcançar.

PSC

É claro que você vai se deparar com as perguntas que eu citei logo acima, mas não fique ansioso demais em responder. Quando lhe fizer a pergunta: “Conte-me mais sobre você…” você irá responder contando sua história, como um conto mesmo. Pense num formato interessante e atrativo para contar sua história. Não tenha receio. 

Quando o entrevistador lhe pedir para falar sobre sua experiência com o trabalho em equipe, seja o mais detalhista possível, não deixando de lado a objetividade. Momentos em que você aprendeu com seus próprios erros também é relevante serem citados. 

A pior maneira de responder um “Conte-me sobre um momento em que …” é dizer que isso aconteceu várias vezes. Você tem que contar uma história específica, e as melhores histórias são as mais descritivas e humanas. Dê contexto à sua história – onde isso aconteceu? O que estava acontecendo ao seu redor naquele momento?

Conte a sua história da mesma forma que você descreveria um filme para um amigo que não o viu. Suas histórias provavelmente serão a parte mais memorável de sua entrevista.

Tenha o cuidado em preparar suas histórias com antecedência e então você estará pronto quando as outras perguntas forem feitas. 

A você que é profissional e também busca ser promovido de cargo e crescer na carreira, sugiro que, enquanto a promoção não vem; que mantenha o foco, produtividade e continue dando o melhor por seu trabalho. Isso representa ser comprometido, automotivado, criativo, construir boas relações interpessoais, desenvolver habilidades comportamentais e de liderança.

Além disso, esteja sempre pronto a compartilhar ideias, promover soluções e inovações e investir em sua evolução contínua. Para isso, minha dica final é – invista em seu aprimoramento, faça a Formação Professional & Self Coaching – PSC e ouse ir além!

 

Copyright: https://www.shutterstock.com/