Voltar

Perfil Psicológico e Comportamental: Quais os seus tipos?

Publicado em | 0 comentários

Lidamos com pessoas a todo o momento. No ambiente familiar, nos relacionamentos pessoais, sociais e no trabalho. Cada pessoa é diferente da outra em seu modo de ser, agir e pensar. E identificar o perfil psicológico e comportamental de cada um é essencial para respeitar as pessoas como elas são e garantir uma boa convivência.

Perfil Psicológico e Comportamental: Quais os seus tipos?

© Depositphotos.com / photography33 Cada pessoa possui um perfil psicológico e comportamental diferente, e são eles que determinam os comportamentos, sentimentos, ações e reações que cada indivíduo tem.

Um dos grandes desafios da empresa é: estabelecer a harmonia entre os colaboradores com diferentes tipos de perfil psicológico e comportamental. São eles que caracterizam as reações que as pessoas terão nas mais diversas situações corporativas. A gestão de pessoas deve identificá-los para elaborar estratégias que auxiliem na construção do bom clima organizacional.

Tipos de perfil psicológico e comportamental no trabalho

A definição de perfis psicológicos e comportamentais foram pautas de diversos estudos. O psiquiatra e psicoterapeuta suíço Carl Jung abordou o tema em seu livro “Tipos Psicológicos”, publicado em 1924. A obra gira em torno do famoso conceito “as pessoas são diferentes”. O pensador aponta que cada um tende a valorizar coisas distintas, nesse sentido, fazem bem aquilo que gostam e se livram imediatamente do que não gostam.

Os conceitos de Jung foram utilizados por Ichak Adizes, um dos maiores especialistas do mundo em gestão de negócios, para desenvolver um estudo sobre o perfil psicológico e comportamental dos profissionais dentro do ambiente corporativo. A sua conclusão foi que a personalidade do ser humano é composta por quatro tipos de perfis: empreendedor, administrador, produtor e integrador.

Todas as pessoas possuem características desses perfis, em variações diferentes. Por isso, elas podem ser classificadas no grupo no qual a sua personalidade mais se encaixa. As empresas precisam conhecer melhor qual o perfil psicológico e comportamental de seus colaboradores. Essa análise, isso permitirá atribuir os cargos às pessoas corretas, de modo que atinjam os resultados almejados.

Conheça abaixo os perfis psicológicos e comportamentais definidos por Adizes:

EMPREENDEDOR

Profissionais que possuem o perfil psicológico empreendedor predominante são criativos e estão sempre propondo novas ideias. Flexíveis, não têm medo de encarar situações desafiadoras ou assumir riscos. Sempre que identificam algo que precisa de melhorias, fazem de tudo para concluir essas alterações. Por outro lado, costumam ser desorganizadas, desafiam as regras impostas e nem sempre se dispõem a negociar os seus princípios.

INTEGRADOR

Colaboradores com este perfil psicológico dominante valorizam as relações interpessoais acima de tudo, inclusive de normas ou recompensas. Como costumam criar bons laços de amizade, produzem excelentes resultados nos trabalhos em equipe. Além disso, esses profissionais valorizam e reconhecem as pessoas, e por promover a integração entre os funcionários, contribuem para a construção do clima organizacional.    

PRODUTOR

Profissionais com esta característica predominante são focados em grandes resultados e são extremamente engajados com o trabalho, buscando reconhecimento como estímulo para continuar contribuindo. Esses colaboradores, no entanto, podem ficar muito estagnados. Desempenhando suas atividades por obrigação, mesmo que não concordem com aquilo.

ADMINISTRADOR

Pessoas com o perfil administrador predominante possuem um comportamento metódico e organizado no trabalho. Sistemáticos, esses profissionais valorizam as normas e regulamentos impostos pela organização. Costumam não se adaptar bem às mudanças, por encará-las como ameaça aos projetos que têm executado até aqui.

Tipos de perfil psicológico

Em parceria com Edson Carli, elaborei diversos perfis psicológicos seguindo também os conceitos de Carl Jung. Desenvolvidos com base no profissional brasileiro, estão descritos no livro Coaching de Carreira – Construindo Profissionais de Sucesso.  Listo abaixo quais são e as suas principais características.

Pensador extrovertido: esse tipo de pessoa faz do pensamento objetivo a paixão dominante de sua existência.

Pensador introvertido: neste perfil, as pessoas possuem um modelo mental voltado para seu interior. Preferem se distanciar das pessoas e de suas opiniões.

Sentimento extrovertido: pessoas que apresentam este perfil geralmente são efusivas, emocionais, exibicionistas e instáveis.

Sentimento introvertido: pessoas com este perfil “engolem” problemas e não gostam de expor sua vida, pensamentos e sentimentos.

Sensação extrovertido: são pessoas realistas, práticas e superficiais. Não apresentam nenhum interesse particular pelo significado das coisas e aceitam o mundo como ele é.

Sensação introvertido: são pessoas que preferem o mundo interior ao exterior. Elas tendem a considerar o mundo ao seu redor desinteressante e banal.

Intuitivo extrovertido: em geral, são pessoas que estão sempre em busca de novos mundos antes mesmo de ter consolidado os atuais.

Intuitivo introvertido: são pessoas que possuem uma comunicação efetiva, mas completamente desconectada da realidade. Por isso, vivem somente em seu mundo.

Perceber quais perfis os profissionais apresentam, de uma maneira mais precisa, ajuda a identificar que tipo de comportamento que cada um poderá ter em diferentes situações, como nos momentos de desafio, por exemplo.

Muitas organizações têm usado esses modelos de perfis para conquistar mais assertividade no momento da contratação ou determinar quais profissionais são mais adequados para as exigências da empresa.

Se este artigo foi interessante para você, lembre-se de curtir e compartilhar esse poderoso conhecimento com seus amigos.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!