3 profissionais fazendo sinal positivo para a pedagogia empresarial

Wakebreakmedia/Shutterstock A pedagogia empresarial ajuda a qualificar a mão de obra da empresa continuamente!

Quando falamos em Pedagogia Empresarial, o que vem à sua mente? Bem, embora não seja um termo tão conhecido, saiba que ele se revela por sua importância, uma vez que prega o desenvolvimento do capital humano por meio da mudança efetiva de comportamentos no ambiente profissional e pessoal também.

A pedagogia empresarial é uma ferramenta da educação corporativa que serve verdadeiramente como uma orientadora do aperfeiçoamento dos colaboradores, trazendo para eles uma dimensão maior de seu papel no trabalho; elucidando sobre seus gaps e diferenciais e sobre sua importância na construção dos resultados por meio de um processo de instrução constante dos funcionários.

Num país como o Brasil, em que em muitos setores da indústria, por exemplo, a mão de obra qualificada ainda é bastante escassa, este profissional atua fornecendo a formação técnica que os profissionais das empresas precisam para desempenhar seu trabalho com eficiência e obter bons resultados.

A Pedagogia Empresarial nas Organizações

O pedagogo empresarial além de estimular a autocrítica na equipe também deve ser alguém com um olhar aguçado para o ser humano, que saiba reconhecer seus pontos fortes e também aqueles que precisam ser melhorados, e que possa orientá-los nesta direção.

Quando pensamos em desenvolvimento profissional nas empresas é importante que nela existam agentes de transformação, que estejam focados no aprimoramento contínuo dos funcionários e que trabalhem ativamente para isso. Claro que o líder é o primeiro e grande mentor dos seus liderados, entretanto, existem aspectos específicos que precisam ser trabalhos de forma mais abrangente e que nem sempre podem ser assumidos diretamente por ele.

O pedagogo empresarial entra ai, oferecendo suporte a que os profissionais desenvolvam competências e habilidades e possam aperfeiçoar-se sempre. No contexto da educação corporativa atua como um professor que faz um trabalho dentro da empresa, fomentando a expansão dos conhecimentos e talentos dos profissionais.  Também trabalha para que a equipe possa compreender como seus comportamentos afetam positivamente e negativamente em seus resultados e na orientação sobre importância de eliminar atitudes nocivas.

PSC

Por fim, podemos concluir que a pedagogia corporativa é uma excelente alternativa para treinar e desenvolver os colaboradores de uma organização, para identificar neles as competências que se destacam; bem como seus principais gaps técnicos e comportamentais no que tange a realização de seu trabalho, comunicação e relações interpessoais.

Se o seu objetivo é maximizar os resultados de sua equipe por meio do investimento contínuo em seus profissionais, invista em Coaching e acelere ainda mais os resultados e a efetividade da pedagogia empresarial em seu negócio!