Yellowj/Shutterstock O líder deve não apenas avaliar, mas usar os dados colhidos para fornecer à sua equipe: reconhecimentos, suporte e feedbacks de melhoria

Entre as muitas responsabilidades de um líder, a avaliação de equipe, com certeza, é uma de suas atribuições mais importantes. Na prática, isso representa que ele deve estar atento aos liderados no que tange à sua motivação, produtividade, comprometimento, necessidades de capacitação e objetivos de carreira, por exemplo.

Voltando à questão que abre este texto, posso afirmar com propriedade que um dos segredos para fazer uma avaliação de desempenho efetiva está em ser transparente com seu grupo. Em outras palavras, isso representa apresentar-lhes os objetivos da mensuração (o que a empresa deseja avaliar, medir e melhorar) e sensibilizar os colaboradores sobre a importância de aplicar este processo de gestão visando seu próprio aprimoramento.

Benefícios da Avaliação de Equipe

Medir o desempenho dos profissionais e de seu trabalho em conjunto colabora diretamente para o seu crescimento. Esta mensuração ajuda a identificar os pontos de melhoria da equipe, bem como os pontos fortes e os fatores que a fazem ser mais ou menos efetiva.

Com isso, o líder tem mais condições de agir e também as informações necessárias para desenvolver estratégias mais eficazes para e eliminar os problemas e deficiências, comportamentais ou técnicos, potencializar os talentos individuais e tonar mais assertivas e produtivas as ações em grupo.

Cuidados ao Avaliar os Profissionais

A avaliação de equipe deve ser feita de acordo com as necessidades e os objetivos da empresa. Assim, elas podem ser realizadas mensal, semestral ou mesmo anualmente para identificar os gaps e também o rendimento dos profissionais.

Contudo, também quero destacar que, neste processo, os líderes devem ter enorme cuidado para não tornar esta ferramenta burocratizada demais, ou seja, com muitas avaliações e poucas ações efetivas no sentido de implantar melhorias e mudanças que os funcionários e a organização precisam.

PSC

Além disso, ao avaliar os profissionais, é essencial que o gestor esteja comprometido em dar-lhe os feedbacks no trabalho, tanto para reconhecer aqueles com excelente desempenho, como para ajudar os demais a melhorar comportamentos, habilidades e aumentar sua produtividade.

Fazer este acompanhamento contínuo e, fornecer aos colaboradores os recursos técnicos, emocionais e intelectuais, é essencial ao desenvolvimento da equipe. Também é relevante para que os seus membros confiem na efetividade do processo de avaliação e sintam credibilidade no gestor.

Caso as avaliações de equipes se tornem apenas mais uma obrigação dentro do roteiro organizacional, o líder corre o risco de desestimular o grupo, que não vendo os resultados deste trabalho, não se sentirá motivado, reconhecido e encorajado a dar o meu melhor pela empresa.

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Por isso, se você é gestor, esteja 101% comprometido com sua equipe. Avalie seu grupo, identifique as lacunas e diferenciais, oportunidades de desenvolvimento, meça seus resultados e, especialmente, reconheça suas realizações e ofereça sempre feedbacks: justos, objetivos, específicos e agregadores.

E mais: invista continuamente em seu próprio autodesenvolvimento como líder, conheça técnicas e ferramentas, de gestão humana e de processos, que podem alavancar ainda mais os seus resultados.

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