Veja como ter bons resultados na carreira através de programas de trainee! | Depositphotos minervastock

Diferentes dos estágios, os programas de trainee preparam o profissional para que ele ocupe posições estratégicas na empresa, em sua maioria de liderança e gestão. É uma oportunidade de crescimento acelerado, pois enquanto há uns anos atrás os profissionais passavam anos em uma organização para depois assumirem cargos mais altos, hoje esses programas trazem a oportunidade de ascensão antes dos 30 anos de idade.

Outro aspecto importante desses programas é que o profissional desempenhará muitas atividades, em diversos departamentos, e ao final do treinamento, a área de Recursos Humanos avaliará, conforme suas habilidades e competências, o melhor departamento e a melhor posição para assumir.

Como ser admitido?

A contratação de um trainee passa por um processo seletivo rigoroso, que pode ter de três a sete etapas, entre entrevistas com o RH e responsável pela área, simulação de negociação, dinâmicas, testes, entre outros.

No geral o mercado busca jovens formados nos últimos dois ou três anos, ou que tenham concluído mais de 50% da graduação, que tenham fluência em uma segunda língua, sendo que a maioria busca pelo inglês.

Durante o processo seletivo, que pode durar até quatro meses, são observados:

  • Conhecimento técnico
  • Habilidades e competências
  • Relacionamento interpessoal (trabalho em grupo)
  • Boa comunicação
  • Flexibilidade
  • Potencial de desenvolvimento
  • Proatividade
  • Dinamismo
  • Perfil de liderança

Em alguns casos o candidato deve ter disponibilidade para viagens e até para se mudar de cidade, estado ou país. O ideal é que o profissional esteja ciente do que a empresa deseja, e se preparar para atender às demandas.

PSC

Hoje as grandes corporações primam pelo desenvolvimento de seus colaboradores, por isso os programas de trainee são uma boa opção tanto para as organizações, quanto para os jovens profissionais. É possível encontrar programas que recebem mais de 50 mil inscrições em um processo. Analisando esse cenário é importante que o candidato tenha habilidades comportamentais bem desenvolvidas.

Diferença entre estágio e trainee

O estagiário é um estudante contratado para auxiliar um profissional da mesma área, que estará aprendendo os ofícios da profissão escolhida, onde apenas os conhecimentos técnicos e a disponibilidade em realizá-los será o suficiente para atender a demandas da empresa e a sua contratação. É claro que é uma ótima oportunidade de ingresso ao mercado de trabalho, que pode durar de seis meses a dois anos. O processo seletivo costuma ser mais simples, podendo se resumir a uma entrevista e um teste de conhecimento específico.

Já o trainee é aquele jovem que será preparado pela empresa para ocupar um cargo estratégico. Por isso a seleção é mais rigorosa, tem maior duração e diversas etapas, nesse processo conta, não só os conhecimentos técnicos, mas também o potencial de desenvolvimento e os aspectos comportamentais.