Quando nos sentamos para assistir a um filme, nunca sabemos ao certo como vamos estar ao fim da sua exibição. Cada roteiro traz histórias que nos emocionam, espantam, encantam, inspiram, revoltam, e também existem aqueles que nos trazem motivação e reflexões importantes sobre a forma como estamos conduzindo a nossa vida.

Quem, então, fica indiferente a filmes de estratégia de superação? Imagino que, assim como eu, você sempre se pergunte como aquele personagem conseguiu fazer determinada coisa, ou mesmo, como eu não pensei nisso antes. Esta também é a magia do cinema: fazer-nos sair da zona de conforto mental e expandir a nossa mente para novas possibilidades.

Essa capacidade única nos ajuda também a voltar a sonhar e a vislumbrar um presente e um futuro, de modo positivo e diferente. Pensando nisso, trouxe 7 dicas de filmes com estratégias de superação para inspirar você a ir além. Confira a lista e assista!

7 dicas de filmes de superação para inspirar você!

1. Perdido em Marte

Esse fantástico filme, dirigido pelo diretor Ridley Scott e estrelado pelo ator Matt Damon, mostra a extraordinária história de superação do astronauta Mark Watney, que, durante uma missão no espaço, é tido como morto e deixado para trás. Ele fica em uma base, no planeta Marte, separado dos seus colegas de expedição.

Para sobreviver, durante 4 anos, tempo estimado para o seu resgate, e sem suprimentos suficientes para tanto, Mark desenvolve várias estratégias para prover alimentos, comunicar-se com a terra e promover a sua volta para casa. Nesse período, chamam a atenção alguns de seus traços, como os seus profundos conhecimentos e habilidades, além de muita resiliência, otimismo, bom humor e inteligência emocional. O seu esforço é recompensado, e a sua história tem um final surpreendente.

2. O Amor Acontece

Estrelado por Jennifer Aniston e Aaron Eckhart e escrito e dirigido pelo diretor Brandon Camp, este drama romântico conta a história de Burke Ryan, um famoso escritor e palestrante de autoajuda, que ensina às pessoas estratégias para superar a perda de entes queridos.

PSC

Para isso, Ryan escreve um livro em que conta a história de superação da morte da sua esposa e, por meio de reuniões de grupo e dinâmicas, auxilia outras pessoas a fazerem o mesmo. Entretanto, embora consiga ajuda os outros, o escritor ainda não está completamente refeito da sua própria dor. Com o amparo da florista Eloise, porém, a sua história começa a mudar.

3. Joy: O Nome do Sucesso

Esse filme conta a história de Joy Mongano, famosa inventora americana que teve que superar muitas dificuldades para conquistar o sucesso. Representado pelos atores: Édgar Ramírez, Jennifer Lawrence (Joy), Bradley Cooper, Robert De Niro; que atuaram juntos no filme “O Lado Bom da Vida”, traz a dura trajetória de Joy, uma jovem mãe solteira, que tem que lutar, contra tudo e todos, para realizar os seus sonhos.

O longa mostra as estratégias incomuns da personagem, bem como a sua força, determinação e persistência em alcançar os seus sonhos e objetivos. Criativa desde os seus primeiros anos de vida, Joy desenvolve um esfregão de limpeza que rapidamente se torna em um sucesso de vendas. A invenção faz dela uma empreendedora de grande sucesso nos EUA.

4. Grandes Olhos (Big Eyes)

Esse filme traz a história real da pintora americana Margaret Keane, vivida pela atriz Amy Adams. Keane vivia na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, quando a sua carreira decolou. Foi uma das maiores vendedoras de quadros dos anos 1950, pintando crianças com grandes olhos, como sugere o título do filme.

Todavia, a artista, por muito tempo, não levou nenhum mérito pelo seu trabalho. O seu marido, um pintor sem talento, mas como muita lábia, assumiu o crédito por todos os seus quadros, em uma época em que o reconhecimento feminino no trabalho e nas artes era muito difícil. A história começa a mudar quando Margaret sai do anonimato e desenvolve uma estratégia ousada para provar que era a verdadeira autora dos famosos quadros.

5. Steve Jobs

Estrelado pelo brilhante ator Michael Fassbender, no papel de Steve Jobs, essa obra instigante mostra alguns anos da vida de Jobs, desde 1984, quando lançou o computador Macintosh, até 2001, quando apresentou ao mundo o primeiro iPod.

Durante esse tempo, Steve acumulou inúmeros fracassos, foi demitido da empresa que ajudou a criar, renegou e assumiu uma filha, desenvolveu muitas invenções e criou uma grande estratégia de superação para garantir o seu retorno à Apple. O filme mostra, por meio desses momentos-chave, o funcionamento de uma das mentes mais brilhantes da história da humanidade.

6. A Teoria de Tudo

Já que estamos falando de mentes geniais, “A Teoria de Tudo” conta a história da vida do cientista Stephen Hawking. As descobertas de Hawking sobre o conceito de tempo modificaram consideravelmente o campo da astrofísica. Além da genialidade científica, o filme também mostra as dificuldades da vida pessoal de Hawking, que precisou lutar contra uma doença neuronal motora.

Por mais que precisasse lidar com a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença que o paralisou por décadas, Hawking jamais deixou de trabalhar e de dar as suas contribuições à ciência. Ele desenvolveu meios de se adaptar à nova realidade e de continuar trabalhando.

7. À Procura da Felicidade

Esse filme, que já se tornou um clássico entre as histórias de superação, conta o drama vivido por Chris Gardner (Will Smith), um pai de família que passa por uma grave dificuldade financeira. Abandonado pela esposa, ele precisa cuidar do filho de 5 anos, mas os dois são despejados e não têm onde morar.

Enquanto vive em abrigos e estações de trem ao lado do filho, Gardner procura empregos. Ele inicia um estágio não remunerado em uma prestigiosa empresa do mercado de ações, na esperança de ser contratado. O amor do pai pelo filho revela a sua força ao fazer de tudo para dar a ele uma vida melhor.

Gostou da nossa lista? O que está esperando, então? Escolha os filmes, faça a sua pipoca e comece uma interessante maratona de histórias superação. Com certeza, elas vão inspirar você a superar as suas próprias dificuldades e ir além na sua carreira e na sua vida pessoal!

E você, ser de luz, conhece mais algum filme sobre estratégias de superação? Qual? Deixe a sua recomendação no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!