Constelação ilustrada por uma figura com um a pirâmide de pessoas

ValetinT/Shutterstock A Constelação potencializa o entendimento do coachee em relação às suas questões familiares, por exemplo. Veja como!

Para compreendermos melhor o papel e o funcionamento da constelação no caminho de desenvolvimento do coachee é essencial, antes, conhecer os seis passos dentro do processo de Coaching, como cada um deles se dá e influencia nos resultados das sessões e do cliente. Para isso vamos desvendar cada um destes e entender melhor a essência do trabalho.

Os 6 Passos da Constelação num Processo de Coaching

Para compreender cada um destes passos da constelação, vamos buscar desvendar cada um destes e entender melhor a essência do trabalho de um coach constelador:

Os problemas

O coach pode identificar que há problemas no grupo que tem um alcance sistêmico familiar. Alguns problemas dessa natureza podem ser: crenças negativas sobre si e sobre o outro; negatividade excessiva; dificuldade nos relacionamentos interpessoais; insucesso recorrente; dificuldade de afetividade; agressividade; tendência à introspecção e reclusão etc.

As expressões podem ser: “Vivo um relacionamento muito difícil, as brigas que tenho com meu marido me atrapalham demais no meu dia a dia” “Não consigo amar minhas filhas da mesma forma. Sinto como se uma delas não fosse minha filha”. É necessário que o coach perceba, no grupo, não apenas aquele que aparentemente tem um problema mais urgente para trabalhar, mas aquele que estiver mais preparado para essa ferramenta. E como perceber isso?

É simples! Veja as pessoas que têm menos resistência ao processo. Os mais resistentes precisam, antes, se abrir ao que está acontecendo nas sessões de Coaching. Importante: quando um coachee fala sobre si ele dá sua interpretação do problema.

PSC

É importante que nessa fase o coach esteja atrás de fatos. No exemplo de “Não consigo amar minhas filhas da mesma forma. Sinto como se uma delas não fosse minha filha”. O coach pode supor que esse sentimento tenha sido gerado por algum problema dessa mãe enquanto ela era filha, então ele pode perguntar: “você tem irmãos/irmãs? Como era o relacionamento dos seus pais com você e seus irmãos?”.

Pode ser que o coachee diga: “eu tenho dois irmãos, sou filha do meio, sempre recebi menos atenção que meus irmãos”.

Os representantes

Uma vez que o coach decidiu constelar com um determinado coachee, ele mesmo ou ele em conjunto com o coachee escolhem os representantes das pessoas que estão envolvidas no problema; pai, mãe, irmãos, cunhado, amigos, primos e, especialmente ele mesmo. O coachee pode participar ou não da constelação.

Essa é uma decisão que só pode ser tomada no momento do constelar. Não há uma regra. Ambas as situações podem existir. O coachee pode, inclusive, representar a si mesmo, se for o caso. Mas ele pode também estar de fora apenas observando.

O campo de constelação (Movimentos de alma 1)

O coachee dispõe as pessoas no espaço. É necessária muita concentração e profundo silencio. O coachee pega pessoa a pessoa pelos ombros; se posicionando atrás de cada um e, sentindo em sua alma, coloca cada um em seu lugar, como peças em um tabuleiro.

O movimento de alma é o start para que esse momento deixe de ser um momento comum e assuma uma carga fenomenológica. Quando cada pessoa é colocada em seu lugar, um campo de energia se cria. Nesse momento “emerge a constelação”, como afirma Joy Manné.

É impressionante como os representantes imediatamente começam a sentir uma energia diferente. Com frequência, os representantes passam a falar e gesticular de forma muito parecida com aqueles que estão sendo representados. Esse é o algo mais do campo de constelação.

O processo de solução (Movimentos de alma 2)

Uma vez dispostos os representantes e cientes de quem estão representando, começa-se a delinear a situação a ser trabalhada. O coach e o coachee começam a movimentar os representantes dentro do espaço fazendo com que eles se aproximem ou se afastem; se olhem ou não; sentem ou deitem… Enfim, esses são os principais movimentos de alma.

Na situação que começamos a descrever o coach pode fazer com que os três filhos estejam dispostos um ao lado do outro, com a representante da coachee no meio e pedir que o pai olhe apenas para ela.

Com o andamento, em determinado momento, os representantes vão começando a, naturalmente, se movimentarem sozinhos, por intuição, pois suas almas também estarão tomadas pela energia do processo.

Nesse momento já não é mais necessária à intervenção do coach. O coach pode perguntar a coachee que está de fora observando; “o que você está sentindo?”. Pode ser que ela responda: “Não consigo tirar os olhos do meu pai (ou da mãe, ou do irmão mais velho)”. O coach também pode perguntar ao representante do pai “o que está acontecendo?”. Pode ser que ele responda: “sei que preciso abraça-la, mas quero abraçar meu filho mais velho”.

O coach orienta que ele chegue mais perto da filha do meio e se concentre nela para que o problema se resolva, dissolvendo o amor pelo filho mais velho e intensificando a sensação de amor paternal pela filha em questão.

 Palavras libertadoras/ declarações de verdade

Já sabemos da força que as palavras têm. Elas vibram e produzem verdades e realidades. Por isso as declarações positivas são o ponto central de tantas ferramentas do Coaching.

Nas constelações o coach sugere frases a serem ditas pelos representantes. As frases devem ser curtas, bem escolhidas e devem ser ditas no momento mais oportuno e quando os representantes estão na melhor posição dentro da constelação.

No nosso exemplo o coach pode orientar ao representante do pai que diga à filha do meio; “minha filha, me perdoe por não te dedicar todo o amor que você merecia. Me perdoe, eu te amo”. As declarações podem trazer um alívio imediato e geralmente são acompanhados de choro, abraços comovidos, ou de uma vontade incontrolável de sorrir.

O encerramento

Via de regra uma constelação acaba quando o peso do processo diminui e o coachee sente que entende melhor aquela situação que está sendo vivenciada. Pode ser a cura do problema aconteça nesse curto período de tempo, muitas vezes por uma carga emocional muito grande, mas pode ser que a constelação seja apenas o começo de um processo que vai continuar dentro do próprio coachee e que ele se curará no decorrer dos dias.

Quando o coach e coachee concordam que já não há mais o que fazer/dizer o coach pode falar “que bom! Pararemos por aqui!”.

Os representantes podem sentir vontade de fazer algum ritual para deixarem os papeis. Eles podem querer abraçar o coachee, caminhar um pouco pelo espaço, se sentarem em silêncio, esticarem o corpo e muitas outras formas. É importante que cada um fique à vontade para encontrar sua própria forma de sair da constelação.

Pode-se comentar o que se passou na constelação? Com o grupo, sim! É importante que o grupo possa falar do que aconteceu, especialmente quem estava presente na constelação. Falar sobre o que aconteceu diminui a tensão e o peso energético que por ventura possa ainda pairar sobre a sala. Mas é importante manter o caso no grupo. Comentar com pessoas alheias ao processo pode não ser uma boa ideia.