Voltar

Os 4 Perfis Comportamentais e o Coaching Assessment

Publicado em | 0 comentários
Coaching Assement

© Depositphotos.com / A evolução dos Perfis Comportamentais

O Coaching Assessment é um moderno Sistema de Identificação de Perfil Profissional/Comportamental, destinado a gestão de pessoas, recrutamento e seleção de candidatos, remanejamento, construção de equipes, gestão motivacional e gerenciamento de pessoas baseado na metodologia DISC, desenvolvida no início dos anos 20 pelo psicólogo americano Willian Moulton Marston.

 

Linha do Tempo

 

Desde a antiguidade, o homem busca compreender melhor o comportamento humano. Essas formas das mais variadas, vem através de reflexões, observações e pesquisas.

Os gregos atribuíam aos quatro elementos básicos da natureza (fogo, água, terra e ar), a influência básica no comportamento das pessoas. A observação dessa natureza humana em quatro formas retrocede mais ainda no tempo, aos escritos judaico-cristãos.

Já em 590 a.C., o profeta Ezequiel via a humanidade corporificada em “quatro criaturas viventes” cada uma com “quatro faces” – a de um leão, de um boi, de um homem e de uma águia – uma visão repetida por volta de 96 d.C. na Revelação de São João.

A igreja escolheu também ter quatro Evangelhos no Novo Testamento, escritos por homens de quatro temperamentos diferentes: o espontâneo Marcos, o histórico Mateus, o espiritual João e o erudito Lucas.  Irenaeus, bispo de Lyon, explicou (em 185 d.C.) porque quatro evangelhos eram necessários: “As criaturas viventes são quadriforme”, e, portanto, “o Evangelho também é quadriforme.”

Hipócrates frequentemente chamado de o pai da medicina Ocidental, por  volta de 370 a.C propôs que o nosso temperamento é determinado pelo equilíbrio dos nossos quatro fluidos corpóreos essenciais: se o nosso sangue predomina, somos “alegres” de temperamento; se a nossa bile negra, somos “sombrios” de temperamento; se a nossa bile amarela, somos “entusiásticos” de temperamento; e se o nosso fleuma,  somos “calmos” de temperamento. Teoria esta, mais tarde enriquecida pelo médico romano Galeno por volta de 190 d.C.

Embora a ciência moderna tenha há muito tempo descartado esta fisiologia antiga, os quatros fluidos (mais tarde chamados de “humores”) e os seus quatro temperamentos correspondentes, descreviam padrões tão universais das  pessoas que eles se tornaram a fundação da medicina grega e romana. Daí surgiu os conceitos: Colérico, Sanguíneo, Fleumático e Melancólico como tendências comportamentais do ser humano.

Referências aos quatro humores aparecem na poesia de Chaucer, nos ensaios de Montaigne, nos escritos científicos de Bacon e William Harvey e através de toda a obra de William Shakespeare.

Paracelsus, um médico vienense do século 16, criou a sua própria mitologia do temperamento, caracterizando as pessoas com quatro espíritos totêmicos: as mutáveis “Salamandras”, os industriosos “Gnomos”, as inspiradoras “Ninfas”, e os curiosos “Silfos”.

Durante décadas esta premissa foi utilizada e desenvolvida, quando já na idade moderna, foi estudada por Carl Gustav Jung, médico e psiquiatra suíço, os traços de personalidade, mencionando a classificação dos indivíduos nos tipos: Produtor, Sensitivo, Intuitivo e Analítico, finalmente trazida para o ambiente empresarial através de linguagens e traduções para esta finalidade.

 Através de pesquisas, que incluíam instrumentos estatísticos e inclusive conhecimentos de biofísica o Psicólogo norte-americano William Moulton Marston, no início dos anos 20, construiu o modelo DISC, que são as iniciais de Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade.

Amplamente utilizada em todo o mundo, a metodologia foi implementada em um dos raros sistemas produzidos inteiramente no Brasil, com termos e tradução específicos para este país, Coaching Assessment.

Conheça esta poderosa metodologia em nossa formação do PSC – Professional e Self Coaching  Instituto Brasileiro de Coaching – IBC.

Este artigo foi útil para você? Comente e compartilhe o conhecimento com seus amigos!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!