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O Segredo das Melhores Empresas de Atendimento ao Cliente

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NAR Studio/Shutterstock Ouvir e respeitar as necessidades do cliente são fatores essenciais para fazer um bom atendimento

Todos nós, seja no posto de cliente ou de empresa, queremos sempre ser bem atendidos por nossos fornecedores, parceiros de negócios e nos locais onde frequentamos e somos consumidores. Entretanto, muitas organizações ainda ignoram a importância de oferecer um bom atendimento ao cliente: antes, durante e depois de sua compra.

Esta ineficiência resulta no grande número de reclamações que vemos e, à vezes, também fazemos nos sites e orgãos especializados e, especialmente, nas redes sociais. Neste contexto destacam-se, negativamente, as empresas de telefonia, varejo e as instituições bancárias e públicas; que já são velhas conhecidas da população graças ao seu mau atendimento.

Os Bons Exemplos

Na contramão de tudo isso existe também os bons exemplos do que pode ser feito, na prática, para melhorar a forma de abordar, atender e servir o cliente. Segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC); Uber, Apple, Natura e Netflix figuram neste seleto grupo de empresas de atendimento ao cliente eficiente e que resulta em bons resultados para ambos.

Nesta relação, de um lado está o cliente em busca de produtos e serviços de excelência, e empresas que tenham como base o compromisso em oferecer, um atendimento diferenciado e assertivo. De outro, estão os consumidores que procuraram e encontraram um bom atendimento, bons produtos e um serviço de suporte que atende plenamente as suas necessidades.

Isso representa estar atento a todo o seu processo de venda e à própria experiência prática de compra dos clientes com aquilo que ela comercializa. Pensando nisso, separei cinco dicas poderosas para que você também possa melhorar o atendimento ao seu cliente e potencializar os seus resultados no mercado. Continue lendo e confira!

5 Dicas Para Atender Bem seu Cliente

Ouça seu Cliente – Nada mais desagradável do que conversar com um vendedor ou atendente que não ouvem ou simplesmente ignoram o que o cliente tem a dizer. Isso acontece bastante nos serviços de Call Center de telefonia, onde para resolver alguma questão, muitas vezes, temos que passar hora repetindo a mesma coisa. Evite este tipo de mau atendimento em sua empresa, treine seus profissionais para resolverem o mais rápido possível os problemas e para saber orientar corretamente seus consumidores. Isso, além de mostrar seu comprometimento, ajuda a criar uma visão mais positiva de sua empresa no mercado e a aumentar a satisfação do cliente.

Seja Simpático- Um dos principais diferenciais do Uber, serviço de táxi parecido com o modelo tradicional que já conhecemos, é o atendimento cordial e educado que seus motoristas têm. Tanto é que esta característica já é um dos seus principais atrativos, o que tem feito o modelo ganhar cada vez mais espaço em nosso país.

Mostre Comprometimento – Por pior que seja o problema, se o cliente sente que os atendentes da empresa estão, verdadeiramente, comprometidos em resolver a questão, maior será a confiança do consumidor no atendimento oferecido. Comprometa-se e busque resolver as reclamações rapidamente.

Faça Follow-up – Fazer follow-up é acompanhar seus clientes, buscar entender suas reclamações, desejos, sugestões e colher feedbacks sobre os serviços, produtos e também sobre o atendimento a ele oferecido. Este acompanhamento pós-venda é fundamental para identificar pontos de melhoria, reverter os problemas e melhorar continuamente a qualidade do atendimento em todas as etapas do processo de vendas.

Busque Evolução Contínua – Esteja sempre à frente, mapeie, internamente, quais são as principais reclamações dos seus clientes, identifique os pontos de melhoria da empresa e procure avançar. Para isso, invista em cursos e treinamentos em vendas específicos, ou seja, adequados às demandas e à sua visão de futuro.

Neste sentido, a formação em Coaching em Vendas que alia as ferramentas e métodos do Coaching às principais técnicas de vendas é uma solução mais efetiva e atual para melhorar e potencializar o atendimento ao cliente em sua empresa. Invista em Coaching em Vendas!

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