Todos nós, seja no posto de cliente, seja no de empresa, queremos sempre ser bem atendidos pelos nossos fornecedores, parceiros de negócios e nos locais que frequentamos e somos consumidores. Entretanto, muitas organizações ainda ignoram a importância de oferecer um bom atendimento ao cliente: antes, durante e depois da compra.

Essa ineficiência resulta no grande número de reclamações que vemos, e que às vezes também fazemos, nos sites, órgãos especializados e, especialmente, nas redes sociais. Nesse contexto destacam-se negativamente as empresas de telefonia, varejo e as instituições bancárias e públicas — que já são velhas conhecidas da população graças ao seu mau atendimento.

Para que a sua empresa não caia nessa lista negativa do atendimento ao consumidor, é importante conhecer os segredos de quem sabe cuidar bem do cliente. É isso o que você vai conferir no artigo a seguir. Boa leitura!

Os bons exemplos

Na contramão de tudo isso, existem também os bons exemplos do que pode ser feito, na prática, para melhorar a forma de abordar, atender e servir o cliente. Segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC), Uber, Apple, Natura e Netflix compõem um seleto grupo de empresas de atendimento ao cliente eficiente e que resulta em bons resultados para todos os envolvidos.

Nessa relação, de um lado estão as empresas que tenham como base o compromisso de oferecer um atendimento diferenciado e eficaz. Do outro, estão os consumidores que procuram e encontram um bom atendimento, bons produtos e um serviço de suporte que atenda plenamente às suas necessidades.

Isso representa estar atento a todo o seu processo de venda e à própria experiência prática de compra dos clientes com aquilo que a empresa comercializa. Pensando nisso, separamos 5 dicas poderosas para que você também possa melhorar o atendimento ao seu cliente e potencializar os seus resultados no mercado. Continue lendo e confira!

5 dicas para atender bem o seu cliente

1. Ouça o que o seu cliente tem a dizer

PSC

Não há nada mais desagradável do que conversar com um vendedor ou atendente que não ouve ou simplesmente ignora o que o cliente tem a dizer. Isso acontece bastante nos serviços de Call Center de telefonia, por exemplo, em que, para resolver alguma questão, muitas vezes, temos que passar horas repetindo a mesma coisa.

Evite esse tipo de mau atendimento na sua empresa e treine os seus profissionais para resolverem o mais rápido possível os problemas e para saber orientar corretamente os seus consumidores. Isso, além de mostrar o seu comprometimento, ajuda a criar uma visão mais positiva da sua empresa no mercado e a aumentar a satisfação do cliente.

2. Seja simpático

Um dos principais diferenciais do Uber, serviço de táxi parecido com o modelo tradicional que já conhecemos, é o atendimento cordial e educado que boa parte dos seus motoristas tem. Tanto é que essa característica tem se tornado um dos seus principais atrativos, o que tem feito o modelo ganhar cada vez mais espaço no nosso país.

Por isso, compreenda que, muitas vezes, o que seduz e fideliza um cliente é a qualidade do atendimento que ele recebe. Dessa forma, se duas empresas oferecem produtos de qualidade parecida, mas uma delas se destaca pela simpatia e agilidade dos atendentes, é claro que ela será a escolhida na mente e no coração do cliente.

3. Mostre comprometimento

Por pior que seja o problema enfrentado, se o cliente sente que os atendentes da empresa estão verdadeiramente comprometidos em resolver a questão, maior será a confiança do consumidor no atendimento oferecido. Portanto, comprometa-se e busque resolver as reclamações rapidamente.

Ouça as queixas do consumidor e apure as causas do problema. Evite deixá-lo esperando por muito tempo e dê a ele satisfações que ao menos mostrem que a empresa está fazendo algo para solucionar a questão.

4. Faça follow-up

Fazer follow-up consiste em acompanhar os seus clientes e buscar entender as suas reclamações, desejos e sugestões. Envolve também colher feedbacks sobre os serviços, produtos e também sobre o atendimento oferecido.

Esse acompanhamento pós-venda é fundamental para identificar os pontos de melhoria, reverter os problemas e melhorar continuamente a qualidade do atendimento em todas as etapas do processo de vendas. Também é importante para que o cliente perceba que a empresa está de fato preocupada com a satisfação dele e interessada em prolongar esse relacionamento. É assim que o consumidor é fidelizado, o que deve ser um objetivo de toda organização.

5. Busque evolução contínua

Por fim, esteja sempre à frente dos concorrentes. Para isso, mapeie, internamente, quais são as principais reclamações dos seus clientes, identifique os pontos de melhoria da empresa e procure avançar. Invista em cursos e treinamentos em vendas específicos, ou seja, adequados às demandas e à sua visão de futuro.

Quanto mais você desenvolver a sua capacidade de identificar os problemas do atendimento ao cliente na sua organização, mais você conseguirá agir no sentido de amenizar esses pontos negativos. Para isso, ofereça cursos e treinamentos aos seus colaboradores que lidam diretamente com o cliente, proporcionando uma formação completa e profunda para satisfazer os clientes ao máximo.

Dica bônus: coaching em vendas

Nesse sentido, a formação em Coaching em Vendas, que alia as ferramentas e métodos do coaching às principais técnicas de vendas, é uma solução mais efetiva e atual para melhorar e potencializar o atendimento ao cliente na sua empresa. Aqui no IBC, contamos com coaches especialistas no assunto e com metodologias reconhecidas, que se tornaram referência nacional no coaching voltado aos negócios em todo o país. Entre em contato conosco e saiba mais!

E você, ser de luz, como avalia o atendimento ao cliente prestado pela empresa em que você trabalha? Quais são os aspectos positivos que você identifica? O que poderia ser melhor? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!