Quando se fala em poder da mente positiva, a maioria das pessoas pensa apenas na ideia superficial dos benefícios de adotar uma postura otimista e simpática. Entretanto, pesquisas na área da Psicologia Positiva têm demonstrado que o pensamento positivo pode ajudar a criar e desenvolver habilidades, além de melhorar a qualidade de vida, a saúde e o desempenho profissional.

De acordo com um trabalho publicado por Barbara Fredrickson, pesquisadora da University of North Carolina, cultivar pensamentos negativos faz com que o cérebro se feche ao mundo exterior, focando no estresse, no medo, na raiva e impedindo a obtenção de pensamentos construtivos. Os pensamentos positivos, por sua vez, possibilitam que o indivíduo enxergue melhor as possibilidades, aprendendo com os problemas e adquirindo habilidades que servirão para toda a vida.

Ao adotar uma perspectiva otimista, passamos a viver mais emoções positivas e a assimilar mais conhecimento dos eventos experimentados. Esse é um tipo de conhecimento que será utilizado pelo restante da vida. Neste artigo, você vai conferir alguns meios para desenvolver uma mente positiva. Continue a leitura e descubra!

Como ter uma mente positiva?

Conheça, a seguir, algumas maneiras de adotar o pensamento positivo no seu dia a dia:

1. Converse consigo mesmo

Alimentar um diálogo interno é o que muitas pessoas de sucesso fazem todos os dias para seguirem motivadas e focadas nos seus objetivos. Dizer a você mesmo que é capaz, que está trabalhando e que vai alcançar aquilo que anseia pode ajudá-lo a realmente fazê-lo. Converse consigo mesmo como se você fosse o seu melhor amigo. Por isso, preste atenção nas coisas que você pensa a seu próprio respeito. Cuide de você, motive a si mesmo e confie nas suas próprias capacidades.

2. Entenda que está tudo bem em não estar sempre bem

Ser positivo é diferente de querer que tudo esteja sempre bem. A vida não é assim. Todos nós, sem exceção, temos problemas e sentimentos negativos. Você não precisa e nem consegue ficar bem o tempo todo. A questão é saber lidar com os momentos negativos, compreendendo que nenhuma emoção é eterna. Por isso, entenda que o medo, a raiva, a frustração, a ansiedade e a tristeza também fazem parte da vida, mas lembre-se de que, como toda emoção, eles são passageiros.

3. Procure enxergar os pontos positivos de cada situação

PSC

Desenvolva a capacidade de extrair algum ensinamento de todas as experiências, tentando considerá-las por um ponto de vista positivo — inclusive aquelas que parecem um infortúnio. Assim, você evolui constantemente e desenvolve uma personalidade positiva, sendo capaz de influenciar as pessoas, além de ser mais persuasivo, confiante e com autoestima elevada. Um erro no trabalho, por exemplo, é um meio de você aprender o jeito certo de agir. Fique atento a esses aprendizados!

4. Identifique e anote as coisas boas

Sempre tome nota de um grande momento que você vivenciou ou que percebeu ter ocorrido à sua volta. Logo, você perceberá uma grande mudança na sua percepção dos eventos cotidianos, passando a enxergar a vida com mais ânimo e felicidade. Ao fim do dia, agradeça pelas coisas boas da vida. Não precisam ser eventos grandiosos. Um pôr do sol bonito, uma conversa bacana com um amigo, uma comida gostosa no jantar — valorize as coisas boas e simples. Faça da gratidão um hábito diário.

5. Comprometa-se com o divertimento

É fundamental que o lazer não seja apenas um coadjuvante que raramente entra em cena na sua vida. Ele deve fazer parte do seu cotidiano, trazendo alegria e positividade ao dia a dia. Os momentos de lazer e de convívio com as pessoas que amamos são importantíssimos para a nossa saúde mental. Viver não pode ser apenas cumprir obrigações. É importante também ter hobbies, passeios, viagens, festas, enfim, atividades que despertem bem-estar. Não é um luxo; é uma necessidade.

6. Durma bem

Diversos estudos têm apontado que uma mente positiva está associada ao sono de qualidade. Vários processos só ocorrem no nosso cérebro quando dormimos bem, o que impacta diretamente a nossa saúde física e mental. As pessoas que dormem mal ou em quantidade insuficiente são mais propensas a diversos problemas de saúde, inclusive a distúrbios de aprendizado, transtornos de humor e falta de ânimo e disposição. Por isso, entenda que, sem sono de qualidade, não há mente positiva.

7. Monitore o seu ambiente

O seu ambiente é formado pelas pessoas com quem você convive, pelos lugares que frequenta, pelas ideias que consome, pelas atividades que realiza e até mesmo pelo conteúdo ao qual você é exposto na internet. Sendo assim, de tempos em tempos, passe um “pente fino” nesses ambientes. Esses fatores estão fazendo bem a você? Eles despertam o que há de melhor em você? Ou eles só despertam comportamentos nocivos e sentimentos negativos? Observe o que está ao seu redor!

8. Busque ajuda quando necessário

Por fim, nunca é demais reforçar que sentimentos negativos fazem parte da vida. Contudo, se você perceber que eles estão aparecendo de forma muito intensa ou muito frequente nos seus dias, procure ajuda. Na busca por um objetivo específico, você pode contar com os coaches. Contudo, se você estiver perdendo qualidade de vida e sentindo-se verdadeiramente doente, o melhor a se fazer é procurar acompanhamento psicológico e atendimento médico.

Viu que dicas poderosas? No seu cotidiano, transforme os seus pensamentos e os seus atos e tenha uma mente realmente positiva. O otimismo pode ser aprendido, mesmo por pessoas que alimentaram por muito tempo pensamentos negativos. O importante é que você se permita ressignificar as suas experiências. Aproveite, leia e releia estas dicas e coloque-as em prática e seja mais positivo e feliz!

E você, querida pessoa, se considera alguém com uma mente positiva? De que maneira isso se manifesta no seu dia a dia? Em quais aspectos você ainda pode melhorar para ter uma mente mais otimista? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!