SuslO/Shutterstock O equilíbrio entre nossos sente chacras é que nos traz a energia vital que precisamos para estar saudáveis e mais felizes

A palavra “chacra” vem de uma língua chamada sânscrito, umas das línguas sagradas da Índia, apenas de uso litúrgico. Chacra significa “roda”, “disco”, “centro” e age como uma central de energia situada em sete áreas estratégicas de nosso corpo.

Os chacras estão descritos no livro dos Vedas (livro sagrado para o hinduísmo: a religião tradicional da Índia) há cerca de cinco mil anos antes de Cristo, quando já se percebia os centros energéticos dos seres humanos.

Acredita-se que há, no corpo humano, os sete chacras, os canais de energia, unidos, que nutrem seus órgãos vitais e demais sistemas e que os ligam ao mundo imaterial, etéreo. Assim, os sete chacras são: Vishuddha, Ajna, Sahasrara, Anahatana, Manipura, Swadhisthana e Muladhara.

O Poder dos Chacras

Esses canais ou centros de energia são os chacras e essa energia vital, o prana. A linha dos chacras tem uma forma ascendente, ela aponta ao céu, vem da base da coluna vertebral até o alto da cabeça, onde alcança o infinito pela nossa conexão com o cosmos. Nesse caminho que transpõe nosso corpo, os chacras trabalham contribuindo para nossas funções físicas, mentais, vitais ou espirituais. Nosso corpo físico tem uma ligação sutil com o mundo astral.

Das culturas milenares para a ciência, o que se pode afirmar é que mesmo que não houvesse estudos acerca desse assunto, é possível sentirmos a vitalidade das energias que emanam desses pontos e o quanto somos suscetíveis à sua harmonização.

Cada pessoa é guiada por um determinado chacra, ou seja, é como se cada uma destas rodas de energia comandasse, em maior ou menor grau, sua personalidade, emoções e relação com o mundo e as pessoas à sua volta.  Assim, quando seu chacra principal está em equilíbrio e também os demais, ela experimenta maior bem-estar físico, mental e emocional; o que é imprescindível.

PSC

Esta percepção de si mesmo e dos canais de energia que agem em nosso corpo é muito importante também para a saúde dos nossos órgãos vitais, pois no universo dos chacras, cada parte do nosso corpo representa um ciclo de forças. Assim, quando saudável e positivamente energizados, estes nos impulsionam a realizações e conquistas grandiosas, mas quando adoentado, nos adoece e nos enfraquece também.

Para evitar este desalinhamento é muito importante buscar manter todos os chacras equilibrados e alimentar hábitos e pensamentos positivos, de modo que isso fortaleça sua força interior, se espalhe por seu corpo e mente, e se mostre, do lado de fora, por meio de uma pessoa mais feliz, plena, saudável e autorrealizada.  Permita-se e alinhe seus chacras!