Voltar

O Que Perguntar em uma Entrevista de Emprego

Publicado em | 0 comentários

Andrey Popov/Shutterstock Fazer perguntas diferenciadas e inteligentes além de ajudar a conhecer melhor os candidatos, evita as famosas respostas prontas e sem imaginação

A entrevista de emprego, com certeza, é um dos momentos mais importantes no processo de recrutamento e seleção de pessoas. Aqui, tanto o entrevistador deve estar preparado para perguntar, quanto os candidatos para responder, assertivamente, aos seus questionamentos. Por isso mesmo, a definição destas perguntas é como Maiêutica, de Sócrates, uma arte que você precisa dominar.

Daí surge no dia a dia dos profissionais de RH sempre muitas dúvidas sobre o que perguntar em uma entrevista de emprego. Isso é um fato recorrente, pois embora haja alguns questionamentos que podem ser usados de modo recorrente, sempre é preciso inovar e trazer algo diferente para que estas dinâmicas de seleção fiquem mais atrativas e menos repetitivas.

Fazer perguntas diferentes também é uma forma de testar a criatividade dos candidatos, pois muitos profissionais, que participam de muitas seleções, já têm respostas pré – prontas e, isso, torna-as mais mecânicas e menos realistas. Criar perguntas inovadoras evita isso também.

Dicas de Perguntas Para Entrevista de Emprego

Qual música melhor define a sua vida? – Aqui a ideia é conhecer um pouco mais o candidato por meio de uma canção que apresente suas características, crenças, sonhos, superações ou estilo de vida mesmo. Para isso, o entrevistador deve pedir que a pessoa escolha um trecho da música escolhida para explicar a relação com sua vida.

Como seria sua Carta de Recomendação? – O objetivo é fazer com que o profissional faça um autoavaliação/autoapresentação e apresente suas experiências, conhecimentos, habilidades e competências, segundo outra pessoa. Para isso, candidato deve ser convidado a escrever uma breve carta, em terceira pessoa, recomendando a si mesmo.

Como seria um dia de trabalho perfeito? – Peça para a pessoa descrever como seria um dia extraordinário em sua jornada de trabalho. Como seria? O que precisaria acontecer? Como ela colaboraria para isso? E como os colegas e gestores dariam parte disso?

Estes são alguns exemplos de perguntas diferentes que o recrutador também pode incluir em seu roteiro para entrevista de emprego. Por mais simples que pareçam, por serem inesperados, estes questionamentos podem levar o candidato a se esforçar mais para respondê-los, o que torna o processo mais efetivo e menos engessado.

As seleções podem ser mais interessantes quando sai do óbvio e leva o futuro colaborador a expandir sua mente. Propor reflexões sobre si mesmo são interessantes para avaliar o nível de autoconhecimento profissional e também pessoal de cada candidato.

Quanto mais a pessoa sabe quem ela é, mais condições têm de desempenhar um bom trabalho, pois ao identificar seus pontos fortes e de melhoria, mostra que deseja progredir e conquistar grandes resultados em sua carreira.

Se você é selecionador, fica ai minha dica para propor perguntas diferentes, caso seja a pessoa avaliada, conheça bem a si mesmo e esteja sempre preparado para responder qualquer pergunta. Boa sorte!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!