Mulher sorrindo e tendo pensamentos positivos e mostrando sua mente pensante

Syda Productions/Shutterstock Somos nós que guiamos nossos pensamentos e não eles. Entenda as razões!

Existe uma energia que se encontra em todo nosso “ser”, independentemente dos nossos pensamentos e crenças. Muitas pessoas, talvez passem grande parte de suas vidas limitadas em seus próprios pensamentos. Nesse estado de consciência, talvez você não tenha se dado conta, mas aqueles períodos em que você fica com os olhos fixos em um ponto, já estão ocorrendo natural e espontaneamente em sua vida. Ou você pode estar olhando o céu ou ouvindo alguém falar, sem fazer qualquer comentário mental.

Em todo ser humano, existe a essência de quem você é. Como uma dimensão de consciência mais profunda que o próprio pensamento. Podemos considerar como exemplos, a presença e a percepção. Por outro lado, o ato de não sabermos algo, nos leva além da mente. Pois, em geral, ela está sempre em busca de conclusões e interpretações. Nossa mente teme não saber.

Quando você aprende um novo idioma, ou um esporte e, posteriormente, há um domínio completo, podemos dizer que a mente talvez esteja em segundo plano. Nesses casos, as ações acontecem espontaneamente. Ocorre o mesmo em Estágios (ou Níveis) de Aprendizagem, e podemos nomear a ação de “competência inconsciente”.

A Mente Pensante

Toda vez que falamos de nós mesmos, em primeira pessoa, o pronome “eu” se refere a si mesmo e à própria história. Trata-se do ego. E esse “eu” mais profundo e cada pensamento emitido por ele que absorve sua atenção. Por esse motivo, é possível identificar o que sai de sua cabeça. O pensamento pode se confundir com o sentido do “eu”. Portanto, chamamos de “ego”, o “eu” criado pela mente.

A sabedoria não é um artefato do pensamento. É um conhecimento profundo proveniente do ato de dar atenção a algo ou alguém. A atenção é a própria consciência, ou seja, a inteligência primordial. Não obstante, quando você mergulha em pensamentos compulsivos, está impedindo o que existe. Ou seja, é como se você não quisesse estar onde está.

Quando você deixa de acreditar em tudo o que pensa, você sai do pensamento e percebe que não é exatamente você quem está pensando. A mente funciona com sofreguidão e por isso sempre exige mais. Quando você se identifica com sua mente, a ansiedade e o tédio se aproximam. Isso mostra que a mente necessita de mais estímulo, transferindo a sensação mental de carência.

PSC

Dessa forma, o tédio pode indicar quem você é e quem você não é. Logo, você descobre que não é uma pessoa entediada. Bem como, também não é uma pessoa irritada, rancorosa, triste, medrosa etc. Esses sentimentos são estados da natureza humana, eles vão e voltam. Nada daquilo que vai e volta é você. Ou seja, você não é seus sentimentos.

 Desconstruindo o Pensamento

Todo e qualquer tipo de preconceito trata-se de identificação com a mente pensante. Ou seja, evidencia que se enxerga mais o conceito ou a imagem que a pessoa representa, do que o próprio ser humano. Em Coaching, entendemos que não se deve fazer o uso do pré-julgamento.

Se o pensamento não está enraizado na consciência, ele serve aos interesses de quem pensa. A inteligência carente de sabedoria pode ser muito perigosa, nesse sentido. Nos tempos atuais, o predomínio do pensamento na ciência tornou-se algo destrutivo, porque normalmente esse pensamento não tem raízes na consciência. A tarefa atual é a evolução humana transcender o pensamento.

Em vista disso, não devemos não nos identificar com o pensamento, muito menos sermos dominados por ele. Sinta a energia de seu corpo, em todas as áreas: mãos, pés, ventre, peito… E sinta a vida que há em você!